COAMO I: Sul-africanos conhecem cooperativismo paranaense
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na manhã desta segunda-feira (24/09), a Coamo Agroindustrial Cooperativa recebeu a visita de um grupo de oito sul-africanos, formado por pesquisadores, extensionistas e técnicos de agências e instituições de fomento agrícola. A comitiva representa o Estado de Eastern Cape, tradicional região agrícola da África do Sul. Eles foram recepcionados pelo presidente da Coamo José Aroldo Gallassini, na administração central da cooperativa em Campo Mourão.
Assistência Técnica - Gallassini mostrou ao grupo a experiência da Coamo no cooperativismo brasileiro, que em novembro completará 37 anos de existência. Na oportunidade, fez a apresentação da estrutura administrativa e organizacional, e os diversos serviços e benefícios que são disponibilizados para o desenvolvimento dos produtores associados da Coamo e da Credicoamo. Citou o forte trabalho da cooperativa na assistência técnica, bem como a política de administração promovida visando o fortalecimento do relacionamento e da participação do quadro social.
Iapar - Os sul-africanos iniciaram a visita ao Brasil na quinta-feira, em Londrina, onde conheceram o funcionamento do Instituto Agrônomico do Paraná - Iapar. O grupo está em missão técnica pelo Paraná até o dia 26 e segundo o pesquisador do Iapar, Augusto Guilherme de Araújo, o objetivo é conhecer melhor as tecnologias e as práticas que fazem do Paraná um grande produtor agrícola e exemplo no cooperativismo brasileiro.
Cooperativismo - Em Campo Mourão, o grupo ficou impressionado com a Coamo. Para o líder do grupo, Zukile Pityy, diretor-geral do departamento de Apoio a Agricultura de Esatern Cape as experiências serão muito importantes para o desenvolvimento do cooperativismo da África do Sul. "Gostamos muito de conhecer a Coamo, a sua organização e o seu trabalho em promover o sucesso dos seus cooperados é muito interessante. O que ouvimos abriu os nossos olhos e com certeza, é um bom exemplo que levaremos para as nossas cooperativas", disse Pityy, representando o estado de Esatern Cape, um dos mais importantes da agricultura da África do Sul. (Assessoria Coamo)