CAMINHOS DOS CAMPO: Expedição encerra primeira semana
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Após percorrer 1.700 km, a Expedição Caminhos do Campo encerra a primeira semana da sondagem da produção de grãos, no Sudoeste do Paraná. Foram visitadas as cidades de Cascavel, Toledo, Palotina, Francisco Beltrão, Pato Branco e Chopinzinho.
Produção - A região de Pato Branco e Francisco Beltrão (fotos) respondem por 17% da produção estadual de milho e 11% da soja paranaense. Os municípios fazem divisa territorial, mas as duas localidades têm situações bastante distintas de plantio, principalmente de milho. Em Beltrão, o cultivo teve início na primeira semana de setembro, mas a falta de chuva interrompeu a semeadura e, nas áreas já implantadas, a germinação é fraca e se não chover nos próximos dias os produtores serão obrigados a efetuar o replantio.
Milho - Já em Pato Branco, o processo segue em ritmo acelerado e em algumas lavouras o milho atinge 25 centímetros. O município, porém, também começa a sentir a falta de chuva. No Oeste do estado, os agricultores esperam a chuva para iniciar o plantio. A melhor época de cultivo na região termina na semana.
Projeto - A Expedição Caminhos do Campo é uma realização da Rede Paranaense de Comunicação - RPC, e conta com o apoio técnico do Sistema Ocepar e da Faep e parceria com as empresas Monsanto, New Holland e Banco do Brasil. Para acompanhar o trabalho da Expedição acesse www.gazetadopovo.com.br/expedicaocaminhosdocampo ou as páginas diárias da Gazeta do Povo. (Com informações Gazeta do Povo)