Agroleite espera receber público de 30 mil pessoas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Foi aberta nesta terça-feira (10/08) a Agroleite 2004, promoção da Cooperativa Castrolanda que acontece no Parque Dario Macedo, município de Castro, na Região dos Campos Gerais do Paraná. A feira reúne 90 criadores que estão expondo 750 animais das raças Holandesa, Jersey e Pardo Suíça. A expectativa dos organizadores é receber mais de 30 visitantes durante os cinco dias do evento, que prossegue até o próximo sábado. A solenidade de abertura com a presença do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas e da Ocepar, João Paulo Koslovski, entre outros representantes de entidades e órgãos da iniciativa pública e privada ligadas ao agronegócio. Em sua quarta edição, a Agroleite também conta com a participação de 140 expositores, que levaram para Castro o que existe de mais moderno em tecnologia aplicada à cadeia leiteira. Márcio Lopes de Freitas destacou a iniciativa da Castrolanda na realização da Agroleite, afirmando que são trabalhos como esse que fazem do Paraná uma referência no cooperativismo nacional. Frans Borg, presidente da cooperativa explicou que o objetivo do evento e promover a bacia leiteira da região, uma das mais importantes do País em termos de qualidade genética.
Fórum - Durante toda a terça-feira, mais de 150 pessoas entre técnicos, produtores, representantes de cooperativas e de indústrias lácteas participaram do fórum “Bases para o planejamento estratégico da cadeia produtiva do leite para o Estado do Paraná, que aconteceu no Memorial da Imigração, em Castrolanda”. Organizado pela Ocepar, Faep e Sindileite, o encontro teve como objetivo encaminhar uma discussão que pretende estabelecer as bases para um planejamento estratégico do setor lácteo. A proposta é organizar e planejar as ações para que o segmento possa se tornar mais competitivo no mercado globalizado. Um estudo elaborado pelo consultor Rogério Berger faz um apanhado da realidade do setor no Paraná e apresenta uma série de projetos que devem ser tratados como prioridades para o planejamento estratégico da cadeia produtiva do leite.
Troféu - À noite, em um jantar de confraternização a Castrolanda fez a entrega do 3º Troféu Agroleite, destacando 25 setores ligados à cadeia do leite, entre eles o setor cooperativista. Entre os homenageados deste ano está o presidente da Ocepar, Márcio Lopes de Freitas, e o ministro Roberto Rodrigues, que foi representando pelo seu filho Rodrigo Rodrigues. Também estavam presentes ao encontro os superintendentes da Ocepar e da OCB, José Roberto Ricken e Marco Aurélio Fuchida, respectivamente. Durante o jantar os presentes receberam um exemplar da edição número 2 da revista Paraná Cooperativa, que começou a circular esta semana.