SICOOB: Instituição cooperativa financeira avança e registra crescimento de 84% no uso de canais digitais

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sicoob 16 05 2022O Sistema das Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) registrou em 2021 um crescimento de quase 84% na utilização dos seus canais de atendimento aos cooperados, avançando de 6 bilhões de transações processadas em 2020 para 11 bilhões em 2021. Os canais digitais foram responsáveis por mais de 92% de todas as transações realizadas, sendo que 78% foram feitas exclusivamente no app Sicoob, que permanece como o principal canal de relacionamento da organização. A abertura de contas por meio desse canal também cresceu em um ritmo acelerado, três vezes maior que no ano anterior.

Atualizações - Apenas no último ano, foram lançadas 115 atualizações do app Sicoob com diversas novidades e inovações aos cooperados, com destaque para a contratação de seguro empresarial, aporte na previdência e simulação de operações do crédito imobiliário. “O app Sicoob é a cooperativa na palma da mão do cooperado, completo em produtos/serviços, seguro e sempre disponível, mantendo a dianteira do mercado em qualidade com as melhores notas de avaliação nas lojas virtuais App Store e PlayStore”, diz Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob.

Pix - Grande inovação conduzida pelo Banco Central, o PIX teve destaque no avanço digital do Sicoob: os pagamentos realizados nessa modalidade representaram 300 milhões de transações que totalizaram R 400 bilhões movimentados em 2021, alcançando um crescimento médio de 20% ao mês. Outra novidade oriunda do setor de pagamentos, o contactless -- quando não há necessidade de inserir o cartão para realizar a compra na maquininha -- ganhou espaço entre os cooperados do Sicoob. Somente em 2021, foram mais de 22 milhões de pagamentos realizados desta forma, movimentando mais de R 2 bilhões.

Open Finance - 2021 também foi o ano para preparar o alicerce do Open Finance, que promete produzir a maior transformação no Sistema Financeiro Nacional dos últimos tempos, pois possibilita a criação de novos produtos e serviços a partir do compartilhamento dos dados e informações entre as instituições financeiras com consentimento dos clientes. “O Sicoob trabalhou no atendimento das 4 fases regulatórias definidas pelo Bacen e neste ano estão previstos lançamentos de diversas soluções, que visa aprimorar a experiência e atender as necessidades dos cooperados”, comenta Vilaça.

Assistente virtual - A assistente virtual do Sicoob, Alice, responsável por 2,8 milhões de atendimentos em 2021, apresentou 89% de retenção, ou seja, apenas 11% das solicitações que recebeu tiveram transbordo para o atendimento humano. Além disso a Alice, que faz uso de soluções de inteligência artificial, teve 97% de assertividade nas respostas dadas aos cooperados.

Tecnologia - A tecnologia tem sido um dos pilares de transformação digital e inovação do Sistema, que vem investindo, em média nos últimos 3 anos, R 300 milhões por ano na sua estrutura tecnológica com o objetivo de habilitar o crescimento dos negócios, aumentar a eficiência, gerenciar riscos, incrementar novos produtos, serviços e melhorar o atendimento aos cooperados.

Pioneirismo tecnológico - Em 2018 o Sicoob lançou o Portal do Desenvolvedor que permite a realização de testes, integrações e consumo das APIs pelo mercado. São mais de 140 interfaces de programação (APIs) disponíveis e consumidas pelos cooperados de todo o país, ganhando mais fluidez e agilidade na sua integração com o Sicoob. Além disso, a instituição financeira foi a primeira do segmento cooperativista a realizar a integração com o Gov.br, facilitando o acesso dos cooperados a mais de 4,9 mil serviços do governo federal, estados e municípios integrados à plataforma.

Pioneirismo tecnológico - Mas a história do Sicoob no pioneirismo tecnológico já é antiga: ano passado, por exemplo, um de seus maiores investimentos completou duas décadas de existência e constante aprimoramento. A Plataforma de Serviços Financeiros do Sicoob (SISBR) chegou, à marca de mais de 1 bilhão de transações nos canais de atendimento por mês, além de interligar mais de 3.700 pontos de atendimento em todas as unidades da federação e conectar os mais de 6 milhões de cooperados na busca da justiça financeira, prosperidade e desenvolvimento das comunidades.

Físico e digital - Se em presença física a instituição financeira está em 2.064 localidades do país, por meio digital a presença já é em 5.304 municípios, ou seja, 95% de cobertura nacional.

Conceito - Cada vez mais o Sicoob avança com o conceito de “TI Orientada ao Negócio”, dedicando o time de tecnologia integralmente em impulsionar o direcionamento estratégico negocial. As soluções criadas permitem atender as necessidades dos atuais cooperados e atrair mais pessoas para se beneficiarem das soluções do cooperativismo financeiro.

Sobre o Sicoob - Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 6 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, marketplace, dentre outras soluções financeiras, o Sicoob é a única instituição financeira presente em 330 municípios. É formado por 352 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior quantidade de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.789 pontos de atendimento em mais de 2 mil cidades brasileiras. Acesse o site para mais informações. (Imprensa Sicoob)

 

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