C.VALE: Encontro discute gestão e controle da buva
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os preços baixos e clima ruim podem reduzir a rentabilidade do produtor rural e comprometer sua capacidade de pagamento. O planejamento não evita esses problemas, mas pode ajudar o produtor a gerenciar seus negócios. "O agricultor deve ter um planejamento prevendo cenários pessimista e médio para saber se terá capacidade de pagamento com safra ruim", diz Sandro Back, consultor da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). Segundo ele, o produtor precisa saber sua capacidade de pagamento anotando todas as entradas e saídas de dinheiro. "Assim dá pra saber se quando vencer um financiamento, ele terá dinheiro para honrá-lo", explicou aos participantes do 4º Encontro C.Vale do Agronegócio.
Taxa de retorno - Outra fórmula que pode ajudar no gerenciamento da propriedade é o cálculo da taxa de retorno, dividindo o lucro anual pelo capital investido, que resulta em um percentual que mostra quanto o produtor está ganhando sobre esse capital. "Com isso, ele pode ver com clareza antes de investir qual vai ser o impacto da decisão que está tomando sobre o patrimônio e a renda", ensinou Back aos associados da cooperativa que participaram do encontro em Palotina, Assis Chateaubriand e Campo Mourão, dias 10 e 11 de junho. Para o consultor, a contabilidade gerencial permite que o produtor tenha maior domínio sobre os negócios.
Controle da buva - O controle da buva também foi tratado durante o encontro do agronegócio. Planta daninha que tem apresentado resistência a herbicidas, a buva é uma das principais fontes de preocupação do produtor. O supervisor do Campo Experimental C.Vale, Enoir Pellizzaro, mostrou resultados de testes indicando que o controle químico é mais eficaz quando feito logo na fase inicial de desenvolvimento da erva. Para ele, no entanto, o cultivo plantas como trigo, aveia ou braquiária é a melhor forma de controlar a buva. "O melhor herbicida para a buva é a cobertura de solo. Onde existe cobertura de solo, não existe buva", sentenciou. (Imprensa C.Vale)