FIC: Unimed Curitiba e Unimed Laboratório adotam Programa Felicidade Interna do Cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Uma tarde feliz! Assim pode ser descrito o lançamento do Programa Felicidade Interna do Cooperativismo, o FIC, para funcionários da Unimed Curitiba e da Unimed Laboratório, na tarde dessa quinta-feira (29/06). Realizado no auditório do Sistema Ocepar, em Curitiba, o evento foi conduzido pelo Espaço Sou Arte, que fez a recepção dos convidados com uma performance artística que encantou todos os presentes. Além de diretores e gestores, participaram o presidente da cooperativa Rached Hajar Traya Rachedht, o superintendente da Unimed Laboratório, Milton Zimberg, e o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Desenhando o futuro - A Unimed Curitiba é a primeira é a primeira do ramo saúde a implantar o FIC no Paraná. Ao comentar o feito, o presidente da cooperativa médica citou a frase do escritor Peter Drucker, mago da gestão, que diz que “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. “E o que gente está fazendo aqui hoje é criar um futuro mais feliz”, disse.

O que é o FIC - O indicador da Felicidade Interna Bruta (FIB) surgiu no Butão, em 1972, como contraponto ao Produto Interno Bruto (PIB), que considera apenas dados econômicos e financeiros para aferir o sucesso de uma nação. Já o FIC (Felicidade Interna do Cooperativismo) foi moldado para o sistema cooperativista pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Levantamento - A implantação do FIC inicia com uma pesquisa do clima organizacional. Este levantamento aborda nove dimensões, são elas: bem-estar psicológico, padrão de vida, educação, saúde, meio ambiente, cultura, governança, uso do tempo e vitalidade comunitária. A partir desse diagnóstico, é mensurado o índice do FIC.

Coops do Paraná - No Paraná, é coordenado pelo Sescoop/PR, e executado pela Pluricoop - Cooperativa de Trabalho de Executivos em Gestão e Treinamento.Em 2022, em todo o estado, o programa abrangeu 12 cooperativas. Este ano, mais 8 cooperativas aderiram ao programa. “O objetivo do cooperativismo é promover a felicidade. Se a pessoa recebe um benefício, ela fica agradecida, mas se recebe uma oportunidade fica feliz”, disse o presidente Ricken.

Sou Arte - O Espaço Sou Arte, grupo artístico de Campo Mourão, interior do Paraná, é um parceiro importante do FIC. Trata-se de uma companhia de circo, teatro e dança, formada por profissionais de vários segmentos: bailarinos, atore e escritores. “A performance de ontem foi inspirada na obra de Jackson Pollock, onde os convidados puderam imergir numa galeria de obras vivas, refletindo o que é felicidade. Durante todo o cerimonial ainda houve interferências dentro do tema, através de apresentações artísticas envolvendo circo, teatro e dança”, contou a diretora do Espaço Sou Arte, Edilaine Castro.

FOTOS: Marcelo Elias

 

Conteúdos Relacionados