EUROSTAT: Zona do euro tem PIB estável no 1º trimestre e escapa da recessão

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Produto Interno Bruto da zona do euro ficou estável no primeiro trimestre deste ano, tanto na comparação com o quarto trimestre do ano passado quanto com o primeiro trimestre de 2011. Assim, a região conseguiu escapar da recessão, depois de ter se contraído 0,3% no quarto trimestre do ano passado, informou a Eurostat. Economistas consultados pela Dow Jones previam queda de 0,2% para o PIB da zona do euro no primeiro trimestre deste ano. A Comissão Europeia estima para a região uma contração de 0,3% neste ano e uma expansão de 1,0% em 2013.

 

Disparidade - Os dados divulgados hoje revelam a grande disparidade entre o forte desempenho da Alemanha e o aumento evidente da debilidade dos países do sul. A economia alemã expandiu-se 0,5% no primeiro trimestre, enquanto a da Áustria cresceu 0,2% e da Bélgica avançou 0,3%. O PIB da Finlândia apresentou alta de 1,3% e a economia da França ficou estagnada.

 

Contraste - Em contraste, a economia italiana encolheu 0,8%, a da Espanha diminuiu 0,3% e o PIB de Portugal caiu 0,1%. “Uma coisa pelo menos é clara: a economia da Alemanha continua sendo o carro-chefe da zona do euro”, disse o economista Carsten Brzeski, do ING Bank. “Qualquer reequilíbrio da zona do euro parece ainda o cenário de um futuro remoto.” (Dow Jones/ Valor Econômico)

Conteúdos Relacionados