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O presidente da Corol, Eliseu de Paulo, e sua Assessoria Jurídica informam da decisão do juiz da 1ª Vara da Justiça Federal de Londrina, que reconheceu a não incidência do PIS/Cofins sobre o Ato Cooperativo. As teses da Credicorol e da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Funcionários da Corol foram acatadas, surgindo mais uma sentença a favor do cooperativismo. A luta da Ocepar em ver reconhecido, não só no âmbito do Judiciário, mas também do executivo, está produzindo frutos. Assim, a Credicorol e Cooperativa de Crédito Mútuo da Corol estão livres da cobrança do Pis/Cofins. A Assessoria Jurídica da Ocepar salienta que esta é uma decisão de primeira instância e ainda será analisada pelo tribunal em Porto Alegre. No entanto, a Ocepar espera que os juízes reconheçam a ilegalidade da cobrança do PIS/Cofins.
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O alerta afirma ainda que ?o esforço de vigilância deve contar, neste momento, mais do que nunca, com a ajuda dos criadores. É preciso que todos tenham consciência do problema e conhecimento das proibições impostas. Que estejam atentos ao trânsito de caminhões e outros veículos com carga de animais vivos e produtos cárneos especialmente nas rodovias do Oeste e Sudoeste do Estado. Em caso de suspeita, comunicar imediatamente as autoridades sanitárias?.
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A Coopervale iniciou em janeiro as exportações de carne de frango, com uma venda de aproximadamente 200 toneladas de filé de peito para a Suíça e República Checa. A primeira carga foi despachada no dia 27 de janeiro através do porto de Paranaguá. A operação de exportação ocorreu pouco mais de dois meses depois de ter obtido a indicação do Serviço de Inspeção Federal (SIF) para a comercialização de carne de frango junto aos países integrantes do Mercado Comum Europeu. O presidente da Coopervale, Alfredo Lang, avalia que a liberação para a exportação à Europa demonstra a qualidade do frango C.Vale, já que o Mercado Comum Europeu tem um elevado padrão de exigências em relação à sanidade dos alimentos. Atualmente, o abatedouro C.Vale processa a produção de 222 integrados, que têm 97 aviários convencionais e 185 aviários climatizados, totalizando 282 unidades.
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Na próxima semana, dia 22, é a vez da Fundação ABC mostrar seu Show Tecnológico de Verão, a ser realizado no Campo Demonstrativo Experimental de Ponta Grossa, no km 121 da Rodovia PR 151, entre Ponta Grossa e Carambeí. O show começa às 8:30 horas e visa mostrar os avanços da tecnologia moderna, com destaque, neste ano, para o tema ?Precisão na agricultura?, com demonstrações a serem realizadas por todos os 24 parceiros da fundação. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo fone 042-232-2662. Dica pra quem não sabe a localização: para quem vai de Ponta Grossa a Carambeí, fica logo após o rio Pitangui e trevo de acesso à cidade nessa rodovia, à esquerda.
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Seguindo o exemplo do Paraná, também o Rio Grande do Sul está exportando milho. Hoje sai hoje do porto de Rio Grande (RS) um navio com 60 mil toneladas de milho das cooperativas gaúchas, exportado como única forma de obter um preço melhor. A exportação permite remunerar em R$ 10,48 cada saca de milho.
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As empresas do Oeste colocarão seus caminhões nas rodovias escoltados por força policial, se for necessário, para evitar os prejuízos a que estão sendo submetidas em função da greve dos caminhoneiros. Os batalhões das polícias rodoviárias estadual e federal confirmaram a possibilidade de acompanhar os comboios de caminhões das empresas, se for necessário. Ontem a Sudcoop (produtos Frimesa) organizou seu primeiro comboio, com 12 caminhões, que se dirigiram aos mercados consumidores escoltados pela polícia. ?Saiu tiro, furaram pneu de um caminhão e quebraram o pára-brisa, mas o comboio seguiu em frente?, afirmou o presidente da Sudcoop, Valter Vanzela.
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O impacto no setor agrícola da greve dos caminhoneiros e dos estivadores do Porto de Santos, por enquanto, é pequeno. Vários setores anteciparam os embarques ou o transporte dos produtos para os centros consumidores na semana passada. No entanto se a paralisação continuar poderá haver problemas de desabastecimento em alguns setores.
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Iniciou hoje a greve dos caminhoneiros que pretende mobilizar o Brasil todo. As principais reivindicações dos caminhoneiros são, que o vale-pedágio não seja descontado no valor do frete e criação de uma tabela com os valores de referência do frete. A paralização não prevê bloqueio de rodovias, a paralização deverá ocorrer nos acostamentos das rodovias e postos de combustíveis de maior movimento.
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No ano de 2000, foram importadas 7,534 milhões de toneladas de trigo, 10,74% a mais em relação ao ano anterior, segundo relatório divulgado pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior). No mês de dezembro, o Brasil importou 553 mil toneladas do cereal contra 457 mil toneladas no mês anterior, representando um aumento de 16,42%. A Argentina é o país de origem de 95% do trigo importado pelo Brasil, sendo que vendeu no ano de 2000 um total de 7,207 milhões de toneladas de trigo, contra 6,490 milhões de toneladas no mesmo período do ano anterior. Os principais exportadores de trigo para o Brasil, além da Argentina, são: Canadá (159 mil t), Paraguai (61 mil), Estados Unidos (52 mil) e Uruguai (36 mil).
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A cobrança de pedágio na praça de Corbélia voltou a ser suspensa , por uma decisão do juiz Edgar Lippmann Júnior, do Tribunal Federal de Porto Alegre. A decisão não é definitiva, pois a Secretaria dos Transportes e a Concessionária estão recorrendo a STF em Brasília. A polêmica toda de Corbélia gira em torno de um direito constitucional que garante ao cidadão o direito de ir e vir. Como não existe uma estrada variante que permita ao cidadão se deslocar sem ter que pagar, o Tribunal considera que esse direito não está sendo garantido às pessoas. A polêmica é grande e seu resultado pode afetar todo o sistema de concessão de rodovias no país. A Ocepar juntamente com o Setcepar, Faep, Fecomércio e Fetranspar estão discutindo em juízo essa questão.
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As importações de trigo pela China entre janeiro e novembro de 2000 foram 135% maiores que o volume registrado em igual período de 99, informou ontem a agência de notícias Xinhua. O país importou 870 mil toneladas de trigo de janeiro a novembro de 2000. Já as compras de farinha de trigo ficaram 25% menores e atingiram 40 mil toneladas.
A importação de soja também cresceu em 2000. O volume acumulado até novembro atingiu 9,69 milhões de toneladas, 175% maior que o registrado de janeiro a novembro de 99 (3,57 milhões de toneladas).
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As exportações de milho do Paraná já somam cerca de 180 mil toneladas. A Coamo vendeu 150 mil toneladas, e outras 29 mil toneladas foram contratadas através de um ?pool? de cooperativas e cerealistas. O preço obtido varia de US$ 95 a 97 a tonelada. No Rio Grande do Sul, um pool de cooperativas, exportou 35 mil toneladas.
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As cooperativas do Rio Grande do Sul já está exportando milho da safra nova, cuja colheita apenas começou. No próximo dia 25, serão embarcadas 35 mil toneladas para a Espanha, país que em dezembro passado comprou cerca de 100 mil toneladas do grão das cooperativas paranaenses. De acordo com a JF Corretora o milho foi exportado para a Espanha por US$ 90/tonelada FOB porto de Rio Grande. A exportação do milho, principalmente para a Europa, pode ser a alternativa dos produtores para evitar prejuízos com os preços baixos sinalizados pelo mercado. No Paraná a produção deverá ficar entre 7,5 a 8,0 milhões de toneladas, cerca de 30 % maior do que a safra passada. A demanda de milho no Paraná está por volta de 6,08 milhões de toneladas, dessa forma teremos um excedente de 1,5 a 2,0 milhões de toneladas, isso sem contabilizar a produção da safrinha. A área plantada teve acréscimo de 15% passando de 1,5 milhão para 1,7 milhão de hectares.