- Home
- Soluções
- RepresentaCoop
- Áudios
O cooperativismo de crédito brasileiro está comemorando uma grande conquista. O Sistema OCB informa que foi sancionada pelo governo federal, sem vetos, em 24/08, a Lei Complementar 196/2022, que altera e moderniza a Lei das Cooperativas de Crédito (LC 130/09). “Com as modificações na LC 130/09 promovidas pela Lei Complementar 196/2022, as cooperativas de crédito terão acesso a novas ferramentas para disponibilizar aos seus cooperados mais produtos, aprimorarão a sua governança e a estrutura organizacional e, certamente, se desenvolverão ainda mais, ocupando maior espaço no Sistema Financeiro Nacional”, destaca a entidade em nota.
Para o Presidente do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), José Roberto Ricken, a sanção da lei é resultado do trabalho conjunto do setor com o Sistema Nacional de Cooperativismo de Crédito (SNCC), Banco Central do Brasil e Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).
Ricken também relaciona os próximos desafios do Ramo Crédito.
Para mais informações: https://www.paranacooperativo.coop.br
“Quando votamos, delegamos a nossa voz aos parlamentares, para que mostrem a força moral, política e econômica do cooperativismo”, afirma o deputado federal, ex-ministro da Justiça e ex-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), Osmar Serraglio, em mensagem ao público cooperativista paranaense.
As eleições que se aproximam são um momento de grande importância e mobilização, diz o Presidente do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), José Roberto Ricken. Ele destaca as ações do Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense.
Para mais informações: https://www.paranacooperativo.coop.br
Pela primeira vez, em cinco décadas de existência da Ocepar, os três senadores do Paraná, Alvaro Dias, Flávio Arns e Oriovisto Guimarães, estiveram em visita à sede da entidade, em Curitiba. Os parlamentares foram recebidos em 02/09 pelo Presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, pelos Superintendentes Robson Mafioletti, da Ocepar, e Nelson Costa, da Fecoopar, e gestores.
Ricken apresentou aos senadores uma proposta que vem tomando corpo no meio empresarial paranaense, que é a criação de um fundo específico de fomento ao desenvolvimento da Região Sul, semelhante a outros fundos de desenvolvimento, como o do Centro-Oeste, um fundo de crédito criado pela Constituição Federal de 1988, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da região. Os três senadores manifestaram apoio à ideia e disseram que irão se aprofundar neste tema para viabilizá-lo.
Ricken também aproveitou para fazer uma rápida apresentação aos senadores sobre o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense. O senador Flávio Arns disse que todas as pautas do setor no Senado tem a participação conjunta dos três parlamentares paranaenses.
Já o senador Oriovisto Guimarães lembra que participou do Programa de Educação Política liderado pela Ocepar em 2018.
O senador Alvaro Dias, líder da bancada no Senado, agradeceu a oportunidade em poder conhecer melhor o Programa de Educação Política.
Para mais informações: https://www.paranacooperativo.coop.br
O Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) criou um Programa de Educação Política para o Cooperativismo. Quem nos explica quando e por que esta proposta surgiu é o Presidente da entidade que representa o movimento cooperativista do País, Márcio Lopes de Freitas.
O Presidente Márcio também detalha o trabalho de interlocução com a Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo).
E quais os objetivos principais do Programa de Educação Política do Cooperativismo? O Presidente da OCB explica o que se pretende com essa ação.
Márcio Lopes de Freitas também descreve os eixos e pilares do programa.
Para mais informações: https://www.paranacooperativo.coop.br
O Congresso Nacional derrubou o veto da Presidência da República ao texto que tratava sobre a Solução de Consulta Cosit 11/2017 na Medida Provisória do Agro e não foi sancionado na Lei 13.986/2020. A votação de derrubada contou com a atuação da Deputada Federal paranaense Aline Sleujtes. Ela conta como foi esse trabalho.
O PLP 27/2020 moderniza a Lei Complementar 130, que trata da regulamentação das cooperativas de crédito (Sistema Nacional de Cooperativismo de Crédito/SNCC). Aline Sleujtes cita os ganhos que esse projeto trará ao Ramo.
Após a publicação da MP 1.111/2022, que disponibilizou R$ 1,2 bilhões de reais para atender produtores rurais, no âmbito do Pronaf, afetados pela estiagem, no dia 02/04 foi veiculado o Decreto 11.029/2022, estabelecendo as condições e a operacionalização para acesso aos recursos. A Deputada Aline Sleujtes avalia.
A Deputada Federal paranaense também comenta os impactos do PLN01 - aporte de R$ 868,5 milhões para equalizar as taxas de juros de crédito rural permitindo a retomada das contratações no Plano Safra 2021/22.
Aline Sleujtes foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. A parlamentar conta que no período em que esteve à frente da Comissão, foram apreciadas 194 proposições, sendo 62 projetos aprovados e mais de 135 proposições em trâmite.
Foi durante sua gestão como Presidente da Comissão de Agricultura que nasceu a Caravana do Leite. A Deputada Federal Aline Sleujtes lembra que as ações direcionadas a este setor não se limitaram à Caravana.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
O Programa de Educação Política criado pelo movimento cooperativista brasileiro e paranaense tem como principal objetivo fazer o cooperado entender que as decisões que impactam sua vida acontecem no Congresso Nacional. Esse é o caminho para o voto consciente, diz Luiz Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da cooperativa Cocamar e um dos Diretores da Organização das Cooperativas do Paraná, a Ocepar.
Ainda segundo o Sr. Lourenço, são mais de mil projetos tramitando no Congresso Nacional, a maioria, segundo ele, contrárias ao interesse do cooperativismo. Por esse motivo, o dirigente reforça a importância do voto em representantes do setor para o Legislativo.
Luiz Lourenço também destaca alguns dos muitos temas que o Ramo Agro precisa observar a partir de 2023, quando se inicia uma nova Legislatura.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
Qual o papel do Poder Legislativo para a construção de políticas públicas que beneficiem o Cooperativismo e o Agronegócio como um todo? Fizemos essa pergunta a Norberto Ortigara. Ele é Secretário Estadual da Agricultura e Abastecimento do Paraná.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
As estratégias de divulgação do Programa de Educação Política do Cooperativismo não se limitam a apenas uma, como explica a Superintendente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Tânia Zanella.
Sobre o site, lançado pela OCB sobre o Programa de Educação Política, Tânia Zanella cita as principais informações contidas lá e lembra que, apesar de ser direcionado aos cooperativistas do país, qualquer um pode acessar e se informar.
Ainda segundo a Superintendente do Sistema OCB, o Programa de Educação Política do Cooperativismo possui linguagem e elementos visuais bastante acessíveis. Neste sentido, ela destaca a criação do personagem "Prilili".
Conheça o site "Cooperativismo e Eleições 2022": www.eleicoes2022.coop.br
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
O movimento cooperativista precisa de representantes que defendam os interesses do setor no Congresso Nacional. É por esse motivo que existe o Programa de Educação Política do Cooperativismo. Aqui no Paraná esse programa tem nome: "Paraná.Coop+".
O Presidente do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), José Roberto Ricken, diz que o principal objetivo do "Paraná.Coop+" é incentivar o público cooperativista a comparecer às urnas e votar de modo consciente. Além disso, o Sr. Ricken lembra que aqueles que defenderam as coops também precisam ser valorizados.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
Perguntamos à Deputada Federal paranaense Leandre Dal Ponte como ela vê a participação da mulher na política e de que maneira as mulheres do cooperativismo podem contribuir para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil e as pautas de interesse do setor.
A Deputada cita exemplos de Projetos de Lei, temas e ações da qual realizou ou participou e que fizeram a diferença na vida das pessoas e das cooperativas.
E o que move Leandre a trabalhar com crianças, mulheres e idosos? Ela responde.
A Deputada avalia a importância da política na vida das pessoas e comenta se dá para conversar sobre esse assunto com a Família e os amigos.
A parlamentar conta como as mulheres podem contribuir para que o Brasil tenha políticos que representem os seus interesses e os das cooperativas.
Leandre Dal Ponte é Presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância. Ela destaca os avanços já obtidos.
A parlamentar também lembra do que foi feito em prol dos idosos.
A Deputada paranaense explica ainda por que defende a criação de Procuradorias das Mulheres.
E qual a visão de Leandre sobre o Cooperativismo?
O Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná) criou o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense. A parlamentar diz o que pensa da iniciativa.
Leandre Dal Ponte termina nossa conversa dizendo em que acha que pode contribuir com o desenvolvimento do setor cooperativista.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
A política está impregnada na nossa vida. São os políticos eleitos por nós que direcionam nossa Nação. O Presidente da Federação das Unimeds do Estado do Paraná, o Dr. Paulo Roberto Fernandes Faria, recorre à Platão para definir a importância da educação política direcionada não só para o público cooperativista, mas para a sociedade em geral.
Ainda segundo o Dr. Paulo, a população tem evoluído no chamado voto consciente, mas, segundo ele, é preciso caminhar mais. Ele alerta para a importância de escolhermos com critério nossos representantes para o Poder Legislativo.
Paulo Roberto Fernandes Faria também integra a Diretoria da Organização das Cooperativas do Paraná, a Ocepar. Ele explica como o Cooperativismo pode participar ativamente da política.
Muitos são os temas em discussão no Congresso Nacional que o Ramo Saúde, do qual a Unimed faz parte, precisa acompanhar a partir da próxima Legislatura, alerta o Dr. Paulo.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
Perguntamos a Fernando Alan Tonus, Diretor Industrial e Financeiro da cooperativa Coopertradição, qual a importância de se promover um trabalho de educação política junto ao público cooperativista. Ouça o que ele tem a dizer a respeito.
Para Fernando, as cooperativas são a "máquina propulsora do desenvolvimento econômico brasileiro". Por isso sua representação no Congresso Nacional precisa ser forte.
O Diretor Industrial e Financeiro da Coopertradição cita 3 assuntos muito importantes para o cooperativismo, que serão objeto de discussões a partir do ano que vem.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
Começou a campanha eleitoral em todo o Brasil. Como deve se comportar o público cooperativista diante de tantas opções? O Presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, tem a resposta.
O Sr. Gallassini cita o trabalho de Educação Política encabeçado, aqui no Paraná, pelo Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado), entidade da qual é Diretor.
O Presidente da Coamo e da Credicoamo reforça a importância de termos, no Congresso Nacional, representantes que trabalhem para atender as demandas das cooperativas e do próprio agronegócio.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
O Deputado Federal paranaense Osmar Serraglio conhece bem a importância do trabalho da Frencoop na defesa dos projetos de interesse do setor cooperativista. Afinal de contas, ele já presidiu esta frente parlamentar. Para Serraglio, tamanha força que este setor tem, sobretudo aqui no Paraná, não pode ficar sem representes expressivos no Congresso Nacional.
Osmar Serraglio também destaca o trabalho de articulação e representação política exercido pela Casa Mãe do Cooperativismo Brasileiro, a OCB.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
Marcos Trintinalha preside duas das mais importantes cooperativas do Paraná: a Cocari e a Rodocoop. Para ele, é por meio da educação política que se consegue passar as informações para que o cooperado, na condição de eleitor, possa escolher o candidato que verdadeiramente o represente.
Para Trintinalha, que também faz parte da Diretoria do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), se o voto não for consciente, não adianta "chorar o leite derramado depois".
O Cooperativismo é um setor que conversa com outros setores da economia. Por esse motivo, é importantíssimo que os cooperados e as cooperativas tenham um olhar crítico e diário ao que acontece na política do país, afirma o Sr. Marcos.
O Presidente da Cocari e da Rodocoop lista os principais temas que impactam diretamente os Ramos Agro e Transporte no âmbito legislativo.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
As Eleições 2022 estão chegando aí e os cooperados das mais de 200 coops paranaenses não podem desperdiçar a chance de exercer o seu papel de cidadão. Nada de jogar o voto fora, hein? O recado é do Presidente da Copagril e Diretor do Sistema Ocepar, Ricardo Chapla. O Sr. Chapla também lembra que é preciso escolher nomes que realmente defendam o Cooperativismo e que trabalhem por ele no Congresso Nacional.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
O PL 6.299/2002 - Lei do Alimento mais Seguro - vai proporcionar avanços científicos e tecnológicos para a nossa agricultura, trazendo mais qualidade aos alimentos e preços acessíveis a todos. E, principalmente: mais segurança alimentar para o Brasil. Quem diz isso é o Deputado Federal paranaense Luiz Nishimori, membro da Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo).
Luiz Nishimori chefia a Missão de Amizade Brasil-Japão há mais de 20 anos. Durante este tempo, muitos avanços foram conquistados no campo econômico: nossa carne de frango e nosso suco de laranja caiu no gosto dos japoneses e muitas empresas de lá, dos mais variados setores, se instalaram aqui no Paraná. Esse trabalho continua com a possibilidade de abertura do mercado japonês para nossa carne bovina, comenta o parlamentar.
O PLP 27/2020, que reformula o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, traz inúmeros benefícios para o Ramo. Luiz Nishimori destaca um ponto em especial.
O Deputado é autor do Projeto que dá o título para a cidade de Maringá como "Capital Nacional do Associativismo". Segundo Nishimori, a vocação da chamada "Cidade Canção" para o Cooperativismo mais do que justifica a proposta, que ainda tramita na Câmara Federal.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
Ao destacar a importância de se promover um trabalho de educação política junto ao público cooperativista, o Presidente da Coprossel, Paulo Pinto de Oliveira Filho, recorre a uma frase do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht.
Votar consciente é, na visão do Sr. Paulo, escolher candidatos comprometidos, éticos e honestos.
O também Diretor do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná) cita a quantidade de Projetos de Lei ainda em tramitação no Congresso Nacional que podem impactar o Cooperativismo e o Agronegócio positiva ou negativamente.
Carga tributária, logística, marco regulatório e armazenagem são temas que o Presidente da Coprossel considera importantes e que as cooperativas precisam ficar de olho. Temas que ainda serão objeto de discussões no Congresso Nacional.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
Você parou pra pensar que todas as decisões que afetam nossas vidas são tomadas por políticos? O Presidente da cooperativa C. Vale, Alfredo Lang, integrante da Diretoria do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), nos convida a essa reflexão.
Ainda segundo o Sr. Lang, quando a gente vota, é como se déssemos uma procuração a alguém.
O Presidente da C. Vale destaca o crescimento do Cooperativismo em várias áreas do agronegócio e a importância do setor ter no Legislativo políticos que conheçam a dimensão deste mundo para bem representá-lo.
Entre as pautas que merecem atenção no campo do agro, Alfredo Lang destaca as de cunho ambiental.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
Um dos Projetos ligados ao agronegócio aprovados na Câmara dos Deputados na atual Legislatura foi o que trata do autocontrole. O Deputado Federal paranaense Pedro Lupion, integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), detalha para nós.
O parlamentar paranaense também destaca a atualização da Lei do Agro.
Pedro Lupion é autor do Projeto de Lei 3.351/19.
O integrante da Frencoop também comenta as melhorias conquistadas no Pronaf e no Plano Safra 2022/23 e outras medidas voltadas ao crédito para o agro.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
O Presidente da cooperativa Copacol e integrante da Diretoria do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná) Valter Pitol, considera que a educação política proporciona ao sistema cooperativista orientar os associados, com as devidas informações, na busca pelo voto consciente. Neste sentido, o Sr. Pitol parabeniza as entidades do setor pela criação do "Programa de Educação Política do Cooperativismo".
O Sr. Pitol afirma também que a defesa do Cooperativismo na esfera política é a defesa de um sistema que contribui com uma melhor qualidade de vida para a sociedade.
Entre as pautas que o Ramo Agro precisa observar, o Diretor da Organização das Cooperativas do Paraná cita as Reformas Trabalhista e Tributária e a necessidade de linhas melhores de custeio e investimento, além, é claro, do Ato Cooperativo.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
A negociação e a construção do Plano Safra 2022/23, a alocação de recursos para o crédito e o seguro rural, a prorrogação da desoneração da folha de pagamento e a aprovação da Lei que reformula o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo foram algumas das muitas conquistas que a Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo) obteve ao longo da atual Legislatura.
Como membro da Frencoop e também Presidente da FPA (Frente Parlamentar Agropecuária) o Deputado Federal paranaense Sérgio Souza faz uma avaliação positiva dos resultados obtidos em prol do Cooperativismo brasileiro.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
A comunicação política tem lutado nos últimos tempos contra as fake news, que muitas vezes prejudicam o entendimento das pessoas em relação ao trabalho dos homens e mulheres eleitos para nos representar no Legislativo. Esta preocupação é externada pelo Diretor-Presidente da cooperativa Capal, Erik Bosch. O Sr. Erik também é integrante da Diretoria do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná).
Se o eleitor identifica quem está alinhado com seus valores e princípios, o voto se dá de maneira consciente, explica Erik Bosch.
As cooperativas sabem muito bem que a união faz a força. Esta grandeza tem que ser percebida pelos parlamentares que nos representam no Congresso Nacional, alerta o Presidente da Capal.
Entre as muitas pautas que o Ramo Agro precisa acompanhar no campo político, o Sr. Erik Bosch destaca três: Ato Cooperativo, Plano Safra e Seguro Rural.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
A participação da mulher na política tem crescido ao longo dos anos. Mas como as mulheres do Cooperativismo podem contribuir para o desenvolvimento do País e das pautas de interesse do setor? Fizemos esta pergunta à Yuna Bastos, Conselheira de Administração da Sicredi Dexis (antiga Sicredi União PR/SP) e integrante da Diretoria do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná).
Yuna Bastos também avalia a importância da política na vida das pessoas e se dá pra falar deste assunto entre família e amigos.
A Conselheira de Administração da Sicredi Dexis e Diretora do Sistema Ocepar explica como as mulheres podem contribuir para que o Brasil tenha políticos que representem os seus interesses e os das cooperativas.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
O Sr. Wilson Cavina defende que uma maior conscientização política representa um poder de transformação e busca de melhorias constantes a projetos bem sucedidos, como é o caso do Cooperativismo. Cavina é um dos Diretores do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná) e Presidente do Sicoob Central Unicoob.
Para o Presidente do Sicoob Central Unicoob, o voto consciente é a nossa maior expressão de Democracia.
As cooperativas não podem, em momento algum, deixar de participar ativamente da política, alerta o Diretor da Ocepar.
Entre os temas que o Ramo Crédito precisa observar no âmbito das discussões no Congresso Nacional, Wilson Cavina acredita que as linhas de produção devem ser priorizadas.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
Perguntamos ao Diretor-Presidente da cooperativa Integrada, Jorge Hashimoto, qual a importância de se promover um trabalho de educação política junto à população e, especialmente, junto ao público cooperativista.
O Sr. Hashimoto é também membro da Diretoria do Sistema Ocepar, a Organização das Cooperativas do Paraná. Ele é taxativo ao dizer em que o voto consciente faz a diferença.
Parlamentares engajados com o Cooperativismo são aqueles que entendem o papel e os impactos do movimento, especialmente nas cidades do Interior, afirma o Presidente da Integrada. E cabe às cooperativas o papel de divulgar isso junto ao meio político.
No Ramo Agro, existem vários pontos a serem acompanhados no âmbito do Congresso Nacional, alguns citados pelo Sr. Hashimoto.
SMais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
2022 é ano das chamadas Eleições Gerais: os brasileiros vão escolher os próximos Deputados Estaduais e Distritais, Governadores, Deputados Federais, Senadores e o Presidente da República. Diante deste cenário, as cooperativas exercem um importante papel no sentido de fazer seus associados e a própria população refletir sobre os homens e mulheres que serão eleitos no pleito. Assim pensa Álvaro Jabur, integrante da Diretoria da Organização das Cooperativas do Paraná, a Ocepar, e Presidente da cooperativa de crédito Uniprime.
Para Álvaro Jabur, o voto consciente é a mudança da água para o vinho.
Falar de política não é apenas falar de eleição e partidos, considera o Presidente da Uniprime.
As pautas do Ramo Crédito que ainda serão temas de discussões no Congresso Nacional giram em torno das políticas econômicas, explica o Sr. Álvaro Jabur.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
O Poder Legislativo tem uma enorme importância na construção de políticas públicas, em conjunto com o Poder Executivo. Quem faz uma reflexão sobre este tema é o Ex-Ministro, Ex-Secretário de Estado e Ex-Deputado Federal Reinhold Stephanes.
O Sr. Stephanes também destaca a importância do trabalho da Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo) nesse contexto.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
Luiz Roberto Baggio, Presidente da cooperativa Bom Jesus, define as entidades que representam o Cooperativismo e as próprias coops como vetores de orientação sobre o que é feito em prol do setor no Congresso Nacional.
Se meu voto é consciente, eu consigo cobrar a ação daquele que me representa no Legislativo, diz Baggio, que também é Diretor do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná).
Luiz Roberto Baggio conhece muito bem os temas de interesse do Ramo Agro, pois além de presidir a Bom Jesus e ser membro da Diretoria do Sistema Ocepar, é o Coordenador Nacional do Ramo junto à OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). Ele cita alguns assuntos que o mundo cooperativista precisa estar atento e que serão objeto de discussão no Congresso Nacional.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
Cezar Luiz Dondoni é Vice-Presidente da cooperativa Primato. Ele explica como o Cooperativismo pode promover um trabalho de educação política junto a seus associados.
Você se lembra em quem votou nas eleições de 2018? Muita gente nem se recorda. Daí a necessidade de se disseminar o conceito do voto consciente, trabalho que é bem intenso na Primato, garante Cezar Luiz Dondoni.
Por representar uma parte muito importante do agronegócio nacional, o Cooperativismo não pode nunca se separar da política, explica o Vice-Presidente da Primato.
As pautas do Ramo Agro são inúmeras. A partir de 2023, quando uma nova Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo) se iniciará, os cooperados precisam estar atentos a uma série de temas, alguns citados agora por Cezar Luiz Dondoni.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
Apesar da participação feminina na política brasileira ainda ser pequena, nota-se um crescimento, mesmo tímido, eleição após eleição, observa Solange Pinzon de Carvalho Martins, Presidente do Conselho de Administração da cooperativa de crédito Sicoob Meridional e integrante da Diretoria do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná).
Solange afirma que o estímulo a candidaturas de mais mulheres é de fundamental importância.
Segundo a Presidente do Sicoob Meridional, a autopercepção do seu perfil diferenciado é o que pode fazer com que mais mulheres se engajem na política. Política que, segundo Solange, "é tão importante quanto o ar que respiramos".
Solange Pinzon de Carvalho Martins diz que política é sim um assunto para se conversar entre família e amigos.
Há várias maneiras das mulheres contribuirem para que o Brasil tenha políticos que representem os seus interesses e o das cooperativas. A Diretora da Ocepar cita alguns caminhos.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
O cidadão precisa ter posição nas Eleições 2022 e perceber a importância deste pleito para o Brasil e o mundo. Ouça o que tem a dizer a respeito o Diretor-Presidente da Coopavel e Membro da Diretoria do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), Dilvo Grolli. Ainda segundo o Sr. Dilvo, as cooperativas, dentro dos seus princípios, fazem a interlocução entre os poderes constituídos e a sociedade.
Para o Sr. Dilvo, votar consciente é escolher os nomes que tenham o pensamento voltado para o que os eleitores acreditam.
O Cooperativismo tem uma grande parcela de conhecimento e presença marcante na economia. Por esse motivo, diz o Diretor-Presidente da Coopavel, deve ter um olhar muito ativo para a política.
O Sr. Dilvo Grolli cita os temas que o Ramo Agro deve acompanhar nas discussões políticas nacionais.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
Como organização da sociedade, o sistema cooperativista depende de decisões no campo político. Segundo Frans Borg, as cooperativas precisam buscar em conjunto as necessidades do setor. O Sr. Frans é ex-Presidente da Castrolanda e um dos Diretores da Organização das Cooperativas do Paraná (Sistema Ocepar).
Muitos eleitores têm dúvidas em quem votar na eleição. Segundo Frans Borg, por meio da conscientização é possível auxiliá-los nessa decisão.
O ex-Presidente da Castrolanda lembra que as cooperativas fazem parte da sociedade e, portanto, o movimento precisa ter um olhar atento à política. Ele destaca a força das entidades que representam o Cooperativismo em nível federal e estadual.
Entre os principais temas de interesse que o Ramo Agro precisa acompanhar estão os ligados à questão tributária, lembra o Diretor do Sistema Ocepar.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop
Se promover um trabalho de educação política junto à população já é algo importante a se fazer, junto ao público cooperativista é fundamental. Assim pensa Clemente Renosto, Presidente da cooperativa de crédito Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP e membro da Diretoria do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná).
Segundo o Sr. Clemente, o voto consciente faz muita diferença.
O Cooperativismo deve ter um olhar atento para a política, considera o Presidente da Sicredi Parque.
O Ramo Crédito tem uma série de demandas que a nova Frente Parlamentar do Cooperativismo, que será formada a partir das Eleições 2022, deverá tratar. O Sr. Clemente Renosto cita alguns temas a serem acompanhados com atenção.
Mais informações sobre o Programa de Educação Política podem ser acessadas no site: www.paranacooperativo.coop.br/frencoop