Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGRO: Enca debate intercooperação e oportunidades para agronegócio

 

 

cabecalho informe

AGRO: Enca debate intercooperação e oportunidades para agronegócio

coopavel II 21 06-2024Mais de 500 líderes cooperativistas de todo o País participaram nesta semana, em Campinas, interior de São Paulo, de um dos maiores encontros brasileiros do setor. Em sua décima edição, o Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias, organizado pelo Grupo Conecta, debateu alguns dos mais importantes temas de interesse de um setor que responde por 25% do Produto Interno Bruto brasileiro. O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, foi um dos palestrantes convidados, falando sobre Novas oportunidades de negócios para cooperativas agropecuárias e intercooperação.

Intercooperação - Dilvo destacou a intercooperação, por meio das agroindústrias, como nova oportunidade de negócios e fortalecimento da área. Ele disse que 48% das receitas do agro paranaense são geradas por agroindustriais e que na Coopavel o índice chega a 98%. O Paraná responde por 13% da produção de grãos do País, chegando a 38,8 milhões de toneladas. Da soja, 70% passam pelas cooperativas, 62% do milho e 55% do trigo. Das proteínas, 56% dos suínos passam pelas cooperativas, 44% do frango, 35% do leite e 30% do peixe.

Números - As 225 cooperativas paranaenses têm 3,6 milhões de cooperados, 150 mil funcionários e faturaram R$ 202 bilhões em 2023. O volume de exportações se aproxima de US$ 10 bilhões por ano. O Sul responde por 64,8% do frango produzido no País (39,5% saem do Paraná). Nos suínos, o Sul responde por 73,1%, disso 20% do Paraná. O Centro-Oeste, informou Dilvo, detém 48% da produção nacional, o Sul 28%, o Sudeste e o Nordeste 9%, cada, e a região Norte 6%.

Safra atual- O presidente da Coopavel citou que na safra atual deverão ser colhidas 297,5 milhões de toneladas e que nos últimos 34 anos o crescimento do agro nacional foi de 4,3% ao ano, contra avanço da área agrícola em 111%. Atualmente, 9% do território é destinado ao cultivo de grãos – 79,6 milhões de hectares. Dilvo falou também que o Brasil é o país que mais preserva as suas florestas e recursos naturais no mundo, chegando a 60% do seu território.

Transformações - As cooperativas, segundo Dilvo, promovem transformações intensas nas regiões em que atuam e, por isso, devem ser ainda mais valorizadas. "São grandes geradoras de empregos e oportunidades. Onde há cooperativa, o Índice de Desenvolvimento Humano costuma ser elevado, maior do que a média do respectivo estado e nacional", conforme o presidente da Coopavel, fundada há 53 anos e que tem 7,2 mil cooperados e 7,1 mil colaboradores.

O evento - O Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias tem por missão contribuir para promover a excelência na gestão de negócios, aprimorar o conhecimento dos participantes e fortalecer o setor agropecuário cooperativo. Além da intercooperação, ele abriu espaço também para os seguintes assuntos: Planejamento Financeiro e Gestão de Riscos; Inovação e Sustentabilidade; Gestão Climática e Expectativas Econômicas e Políticas. (Assessoria de Imprensa Coopavel)

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco