Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COOPERLÍDER FEMININO: Coamo e Credicoamo sediam Encontro Estadual de Lideranças Femininas

 

 

cabecalho informe

COOPERLÍDER FEMININO: Coamo e Credicoamo sediam Encontro Estadual de Lideranças Femininas

Com o tema “O legado da mulher’”, a Coamo Agroindustrial Cooperativa e a Credicoamo Crédito Rural sediaram, em Campo Mourão, Centro-Oeste do Paraná, o Encontro Estadual de Líderes Femininas – Cooperlíder Feminino 2024. O evento começou na noite dessa quarta-feira (22/05) e seguiu até a manhã desta quinta-feira (23/05), com uma programação voltada para o público feminino. Participaram mais de 550 mulheres de 34 cooperativas do Estado, dos ramos agro, crédito e saúde. O evento é promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR).

Abertura - A abertura do encontro contou com a presença do presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini; presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari; presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni; superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche; secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; e da analista de Desenvolvimento de Cooperativas da OCB, Divani Ferreira.

Participação feminina crescente - O presidente dos Conselhos de Administração das cooperativas anfitriãs, Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, na abertura oficial do evento, ressaltou a importância das mulheres no cooperativismo. “A participação feminina no campo está crescendo. Atualmente, 16% do quadro social da Coamo é mulheres. Elas estão participando ativamente das tomadas de decisões nas propriedades e esse trabalho da Ocepar, de reunir as líderes cooperativistas em um evento, é importante para o desenvolvimento das mulheres nas cooperativas”, comenta Gallassini.

Cooperativismo - José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, apresentou números do cooperativismo paranaense e mostrou como uma cooperativa pode beneficiar o seus sócios e a comunidade em que está inserida. “As cooperativas são empresas modernas, que crescem de forma sustentável. Geram desenvolvimento nas cidades que estão inseridas com ações que beneficiam milhares de famílias ligadas ou não diretamente às cooperativas, que têm vocação para a distribuição de renda”, destaca.

Fortalecimento - Segundo Ricken, as mulheres estão se fortalecendo no cooperativismo. “A Coamo e a Credicoamo, por sediarem esse encontro, mostram que se preocupam o público feminino e estimulam a participação delas nas ações das cooperativas.  É um despertar pessoal e profissional de cada mulher. É emocionante e, ao mesmo tempo contagiante, ver a alegria delas ao participar de um evento como esse”, ressalta.

Protagonismo - A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, observa que o sistema cooperativista tem contribuído para o desenvolvimento do Paraná. “As cooperativas são a mais importante ferramenta para desenvolver a igualdade e justiça social e contribuem para o protagonismo das mulheres. O Sistema Ocepar é parceiro das ações da Secretaria em prol das mulheres, com políticas voltadas para as mulheres que vem cada vez mais conquistando seus lugares.” 

Programação - A programação contou com palestras e painéis com temas voltados para o protagonismo das mulheres. A jornalista Fabiana Scaranzi falou sobre “Propósito e legado”, Os Mentalistas apresentaram as “Escolhas Conscientes”; Mariely Biff abordou “Os desafios da sucessão”. Houve também e Talk Show com lideranças femininas das cooperativas e, por fim, Sidnei Oliveira palestrou o tema “Conflito de gerações”. (Assessoria de Imprensa Coamo)

FOTOS: Assessoria Coamo

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco