---
title: Dia de Cooperar: Capal promove ações de voluntariado em 15 cidades | Paraná Cooperativo
description: Dia de Cooperar: Capal promove ações de voluntariado em 15 cidades
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-social/dia-de-cooperar-capal-promove-acoes-de-voluntariado-em-15-cidades
language: pt-BR
date: 2025-09-30T10:54:50Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-social/dia-de-cooperar-capal-promove-acoes-de-voluntariado-em-15-cidades. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 2010
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-social/dia-de-cooperar-capal-promove-acoes-de-voluntariado-em-15-cidades. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


Desde o Dia do Voluntariado (28/08) e ao longo de todo o mês de setembro, a Capal Cooperativa Agroindustrial vem realizando diversas atividades relacionadas ao Dia de Cooperar (Dia C), movimento nacional que une cooperativas em prol da solidariedade e promove iniciativas de voluntariado e desenvolvimento social.

Nas cidades onde atua, as Unidades da cooperativa desenvolveram ações para beneficiar a comunidade local, como arrecadação de alimentos e itens de higiene, ações de conscientização ligadas à saúde e ao meio ambiente, implantação de horta, plantio de árvores e momentos recreativos voltados ao aprendizado e à convivência.

“O Dia de Cooperar, além de estar diretamente ligado ao princípio do cooperativismo de interesse pela comunidade, é também uma expressão concreta do propósito da Capal: unir pessoas, produzir alimentos e contribuir para um mundo melhor. Cada Dia C deixa um impacto único e nos mostra que é possível fazer algo concreto pelo bem comum, muito além do aspecto econômico”, afirma Ana Cláudia Pereira, analista de Comunicação e Marketing.

### Revitalizações e melhorias

Entre as ações, na Matriz em Arapoti (PR), a Capal se uniu à Ceral e à Sicredi para revitalizar a sede da Associação de Assistência Social Cristã de Arapoti (AASCA), com pintura externa e plantio de grama no entorno do prédio. Outras ações de melhoria ocorreram nas Unidades de Taquarituba (SP), com a reforma do bazar da Associação Voluntários no Combate ao Câncer (AVCC), e em Wenceslau Braz (PR), com a revitalização do parquinho da Casa Lar da cidade.

### Educação e orientação profissional

Já em Taquarivaí (SP), a iniciativa foi de educação: adolescentes acolhidos pelo Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes visitaram a Capal, conheceram a cooperativa e participaram de atividades de orientação profissional. “Foi gratificante poder contribuir com estes adolescentes, plantando uma semente de esperança no futuro deles. Foi um Dia C bem diferente, uma ação mais intensa e pessoal”, comenta Nathalia Marani, colaboradora do setor de Assistência Técnica – Pecuária Bovinos.

Atividades educativas também foram realizadas em Fartura (SP), com roda de conversa e palestra sobre autocuidado para meninas atendidas pelo Gama, em parceria com o Sicredi; em Joaquim Távora (PR), com plantio de mudas junto ao Clube Desbravadores e à prefeitura, incluindo a doação de camisetas ao clube; e em Santana do Itararé (PR), com palestra de conscientização ambiental em escola municipal e distribuição de tambores de lixo, em parceria com Sicredi e prefeitura.

### Cultura e recreação

Para Jhonatan Albino, assistente administrativo da Capal em Piraju (SP), o Dia C proporcionou reencontros. A cooperativa promoveu uma apresentação teatral para adolescentes da Guarda Mirim Constantivo Leman, instituição que ele já frequentou.

 A peça abordou, de forma divertida e reflexiva, temas como autocuidado, valorização da vida e prevenção ao uso de álcool e drogas. “Estar novamente na Guarda Mirim após três anos, e ainda levar a Capal, foi uma experiência muito bacana. Pude rever meus antigos colegas e apresentar a cooperativa para que nos conhecessem. Eles demonstraram bastante interesse, especialmente na peça de teatro apresentada. Foi um dia de muitas risadas e aprendizados, no qual o ator ensinou cada jovem a olhar para si mesmo”, afirma.

Ações que também incluíram momentos de recreação e atividades culturais aconteceram em Pinhalão (PR), com teatro lúdico e educativo sobre meio ambiente para crianças da rede municipal, e em Santo Antônio da Platina/PR, com tarde recreativa, campeonato de futsal e palestra sobre a importância do esporte.

### Arrecadações e apoio às instituições

Outros eventos do Dia de Cooperar contemplaram arrecadações para instituições. Em Avaré (SP), foram arrecadados itens de higiene e realizada uma tarde de convivência na Fundação Padre Emílio Immos, em parceria com o Sicredi. Em Carlópolis (PR), o Lar dos Idosos recebeu doações de leite, enquanto em Curiúva/PR itens de higiene foram destinados à Apae. Em Ibaiti (SP), alimentos e itens de higiene foram entregues à Casa Lar, e em Itararé/SP a arrecadação de fundos possibilitou a compra de uma academia para a COPADDI, além da ajuda na implantação de uma horta para os residentes.

### Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial

Com 65 anos de história, a Capal conta atualmente com mais de 3,8 mil produtores associados. A área assistida ultrapassa 178 mil hectares, abrangendo 82 municípios nos estados do Paraná e de São Paulo. Com 23 unidades de negócio e uma cadeia agrícola diversificada, a cooperativa recebe 740 mil toneladas de grãos por ano – com destaque para soja, milho, trigo e cevada –, produz 226 mil toneladas de ração anualmente e comercializa 12 milhões de litros de leite por mês, além de 34 mil toneladas de suínos por ano. A cafeicultura vem ganhando relevância nas atividades, com comercialização que ultrapassou 1 milhão de sacas de café em 2025. Guiada pelo propósito de unir pessoas, produzir alimentos e contribuir para um mundo melhor, a Capal desenvolve suas atividades com base nos princípios do cooperativismo. (*Assessoria de Imprensa Capal*)

**FOTOS**: *Maria Eduarda Pereira / Assessoria de Imprensa Capal*

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2025-09-30T10:54:50Z",
            "datePublished": "2025-09-30T08:48:42Z",
            "description": "Dia de Cooperar: Capal promove ações de voluntariado em 15 cidades",
            "headline": "Dia de Cooperar: Capal promove ações de voluntariado em 15 cidades",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2025\/noticias\/09\/30\/capal\/thumbnails\/thumb_1capal_30_09_2025.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 587,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-social\/dia-de-cooperar-capal-promove-acoes-de-voluntariado-em-15-cidades"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-social\/dia-de-cooperar-capal-promove-acoes-de-voluntariado-em-15-cidades"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

