---
title: ZONAS DE AMORTECIMENTO: Produtores querem definição de Lula sobre plantio e unidades de conservação | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/zonas-de-amortecimento-produtores-querem-definicao-de-lula-sobre-plantio-e-unidades-de-conservacao-34540
language: pt-BR
date: 2012-05-10T15:57:30Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/zonas-de-amortecimento-produtores-querem-definicao-de-lula-sobre-plantio-e-unidades-de-conservacao-34540. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1829
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/zonas-de-amortecimento-produtores-querem-definicao-de-lula-sobre-plantio-e-unidades-de-conservacao-34540. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  ZONAS DE AMORTECIMENTO: Produtores querem definição de Lula sobre plantio e unidades de conservação 

Em carta enviada ao presidente Lula nesta sexta-feira (06/10), um grupo de 14 prefeitos da região Oeste do Estado do Paraná manifestam preocupação com a indefinição em relação ao plantio da soja transgênica ao redor dos parques, que continua sem solução. O documento, que pede providências urgentes, também foi encaminhado ao ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, e ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Com o início do plantio, os produtores estão enfrentando obstáculos, entre eles o acesso ao crédito para plantio nas áreas próximas aos parques. Este mesmo assunto já tinha sido tratado pelas Ocepar e pelas cooperativas, durante reunião em Foz do Iguaçu, no dia 25 de agosto. Naquela ocasião o governo havia manifestado interesse em dar uma solução rápida para o assunto, o que não aconteceu e agora as lideranças cooperativas e políticas da região pressionam por uma definição urgente.

**Veja abaixo a íntegra do texto da correspondência elaborado pelos prefeitos e encaminhado ao governo federal:**

**Ofício Especial**

  
 Curitiba, 06 de outubro de 2006

Excelentíssimo Senhor Presidente

O Plantio da próxima safra de grãos se aproxima e a indefinição referente ao plantio de soja transgênica ao redor dos parques continua sem solução.

 A restrição legal ao plantio abrange no Brasil 707 Unidades de Conservação (UCs), das quais 129 encontram-se no Paraná, sob a denominação de áreas de preservação. Essas Unidades de Conservação no estado somam cerca de 400 mil hectares e se aplicado o perímetro de 10 km de entorno somará cerca de **quatro milhões de hectares** de área com restrições ao cultivo de soja geneticamente modificada. Isso representa exatamente a área cultivada com soja no estado do Paraná, segundo maior produtor nacional com 10 milhões de toneladas.

 Levantamentos preliminares realizados pela Ocepar – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná e FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná indicam uma intenção de plantio no estado de 45% a 50% de soja geneticamente modificada, podendo chegar a 2 milhões de hectares.

 A indefinição do problema tem trazido dificuldades para os produtores paranaenses cultivarem a safra, já que os prazos de plantio definidos no zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura estão avançando e há dificuldades na obtenção de crédito e financiamentos de custeio para o plantio nas áreas de entorno dos parques.

 Solicitamos de Vossa Excelência apoio imediato na solução desse impasse, que envolve a atividade de milhares de agricultores de soja e que, caso não seja resolvido, poderá trazer enormes prejuízos ao setor agropecuário do nosso estado, na geração de empregos e nos resultados da balança comercial do país.

 Encarecemos a adoção urgente de medidas em cima das propostas já apresentadas a Vossa Excelência.



**Assinam:** Paulo Mac Donald Ghisi, Prefeito de Foz do Iguaçu; Rogério Felini Pasquetti, Prefeito de Céu Azul; Eli Ghellere, Prefeito de São Miguel do Iguaçu; Elias Carrer, Prefeito de Medianeira; José Sehn, Prefeito de Serranópolis do Iguaçu; Ubaldo Barros, Prefeito de Ramilândia; Giovani Maffini, Prefeito de Santa Helena; Edson Wasem, Prefeito de Mal. Candido Rondon; Eliezer José Fontana, Prefeito de Corbélia; Francisco Menin, Prefeito Sta. Tereza Oeste, Rui Figueiredo Pereira, Prefeito de Braganei; Oldino José Viganó, Prefeito de Boa Vista da Aparecida; Silvestre Kuhn, Prefeito de Quatro Pontes; José Carlos Schiavinato, Prefeito de Toledo;

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T15:57:30Z",
            "datePublished": "2006-10-06T11:53:45Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "ZONAS DE AMORTECIMENTO: Produtores querem definição de Lula sobre plantio e unidades de conservação",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/zonas-de-amortecimento-produtores-querem-definicao-de-lula-sobre-plantio-e-unidades-de-conservacao-34540"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/zonas-de-amortecimento-produtores-querem-definicao-de-lula-sobre-plantio-e-unidades-de-conservacao-34540"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

