---
title: UNIMED PONTA GROSSA: Primeira do Paraná a adotar totens de autoatendimento | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/unimed-ponta-grossa-primeira-do-parana-a-adotar-totens-de-autoatendimento-145919
language: pt-BR
date: 2023-03-28T10:43:47Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/unimed-ponta-grossa-primeira-do-parana-a-adotar-totens-de-autoatendimento-145919. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1493
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/unimed-ponta-grossa-primeira-do-parana-a-adotar-totens-de-autoatendimento-145919. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  UNIMED PONTA GROSSA: Primeira do Paraná a adotar totens de autoatendimento 

Em busca de soluções inovadoras que otimizem o desempenho operacional da cooperativa, a Unimed Ponta Grossa se adaptou à tecnologia dos totens de autoatendimento para liberação de exames e outros procedimentos recomendados pelos médicos cooperados. A adaptação interfere diretamente na saúde e no bem-estar dos beneficiários.

**Sede administrativa** - Os novos totens de atendimento que estão, primordialmente, instalados na sede administrativa da cooperativa prometem otimizar o tempo dos beneficiários e, também, do atendimento demandado, até então, em guichê. Atualmente, cerca de sete mil beneficiários liberam suas guias pessoalmente na sede.

**Projeto** - A gerente de Relacionamento com o Cliente, Agda Regina Alves, conta que o projeto “Jeito de Autoatender Unimed” começou a ser idealizado em maio de 2022 e o projeto-piloto iniciou em março deste ano. Agda afirma que a necessidade de agilidade e rapidez no atendimento nos dias atuais foram fatores importantes para a rápida implantação. No totem, os beneficiários podem realizar ações como autorizações de guias, segunda via de boleto e solicitação de reembolso. Entretanto, no projeto-piloto está liberada somente a função de autorizador.

**Foco** - “Nosso foco principal é oferecer aos clientes mais uma opção de liberação de guias em que eles mesmo liberem seus procedimentos e consigam imprimir a senha de imediato, sem perder tempo aguardando o atendimento em fila de espera”, afirma a gerente. A ferramenta melhora a experiência dos clientes da Unimed Ponta Grossa mas, também, pode atender clientes de outras Unimeds.

**Pioneira** - A Unimed Ponta Grossa será a primeira do estado a aderir à inovação, conta Agda Regina: “pensando nos nossos beneficiários, eu diria que toda inovação ou ações de melhorias implantadas e que resultem na satisfação são benéficas, fideliza a permanência e contribui para a sustentabilidade da operadora, tendo em vista que todo planejamento estratégico tem como objetivo melhorar a experiência do cliente”. (*Imprensa Unimed Ponta Grossa*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

 

 

 [![Fórum FIC destaca a importância do autocuidado e da saúde mental no trabalho ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/fic_destaque_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/forum-fic-destaca-a-importancia-do-autocuidado-e-da-saude-mental-no-trabalho)  09/10/2026 11:23

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2023-03-28T10:43:47Z",
            "datePublished": "2023-03-28T07:29:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "UNIMED PONTA GROSSA: Primeira do Paraná a adotar totens de autoatendimento",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2023\/noticias\/03\/28\/unimed_ponta_grossa\/thumbnails\/thumb_1unimed_ponta_grossa_28_03_2023.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "UNIMED PONTA GROSSA: Primeira do Paraná a adotar totens de autoatendimento",
                    "width": 600,
                    "height": 400
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/unimed-ponta-grossa-primeira-do-parana-a-adotar-totens-de-autoatendimento-145919"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/unimed-ponta-grossa-primeira-do-parana-a-adotar-totens-de-autoatendimento-145919"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

