---
title: TRIGO: Colheita afasta a previsão de quebra expressiva | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/trigo-colheita-afasta-a-previsao-de-quebra-expressiva-18516
language: pt-BR
date: 2012-05-09T17:01:19Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/trigo-colheita-afasta-a-previsao-de-quebra-expressiva-18516. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1524
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/trigo-colheita-afasta-a-previsao-de-quebra-expressiva-18516. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  TRIGO: Colheita afasta a previsão de quebra expressiva 

> A colheita de trigo acaba de atingir 60% das lavouras no Paraná, com vantagem de 25 pontos sobre a mesma época do ano passado e de 5 pontos sobre 2008. O clima seco permitiu que a tarefa avançasse sem atraso, confirmando, por enquanto, aumento de 17% na produção (para 3,1 milhão de toneladas) apesar da redução de 13% na área (para 1,15 milhão de hectares) - na comparação com 2009. A avaliação é da rede de técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral) do Paraná.
> 
> **Casos isolados** - Os relatos de quebra expressiva vêm sendo interpretados como casos isolados. Se as previsões de chuva estiverem erradas e a seca continuar castigando as regiões Sul e Sudoeste, aí sim pode haver mudança significativa no volume a ser produzido, avalia o agrônomo do Deral Otmar Hübner. Apesar das reclamações de perdas virem de todas as regiões produtoras, há registros de marcas de até 4,7 toneladas por hectare com a variedade CD 150 em Cafelândia (Oeste) - 74% mais que a média estadual.
> 
> **Ocepar** - Para a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), houve quebra considerável em regiões isoladas. "Devemos fechar com 5% a 10% de redução no volume, mas com um bom ganho em qualidade", afirma o Flávio Turra, gerente econômico da Ocepar que monitora a triticultura. "Há regiões com produção e qualidade excelentes", acrescenta. Mais tranquilo em relação ao resultado da lavoura, o triticultor passa a depender dos preços, frisa.
> 
> **Cotações** - "Quando a safra foi plantada, não havia perspectiva de que as cotações fossem chegar a R$ 26 a casa sem intervenção do governo, mas estão chegando", observa. Por outro lado, os reajustes são considerados tímidos, ante a valorização do produto no mercado internacional provocada pela quebra na produção de países como Rússia e Cazaquistão.
> 
> **Paraná** - O preço ao produtor paranaense subiu 13% sobre a média de abril (plantio) e apenas 4,3% sobre a média de setembro de 2009. Na Bolsa de Chicago, esses índices chegaram a 51% e 59,3%, respectivamente. Os preços internos seguem descolados dos praticados pelo mercado internacional e abaixo inclusive do preço mínimo do trigo: R$ 28,62 a saca (pão, tipo 1, Sul).
> 
> **Liderança** - Mesmo com recuo em área, o Paraná manteve participação acima de 50% na produção brasileira do cereal, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab): 53% da área e 56% da colheita. A Conab prevê safra de 5,3 milhões de toneladas ante consumo duas vezes maior, que deverá ser atendido com produto importado. (*Caminhos do Campo / Gazeta do Povo*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar entrega pautas estratégicas ao governador eleito Sérgio Moro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/diretoria/6diretoria_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-entrega-pautas-estrategicas-ao-governador-eleito-sergio-moro)  16/10/2026 11:59

 

 

 [![“Conexões que impulsionam” é tema de Encontro Estadual de Inovação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/inovacao/2inovacao_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/conexoes-que-impulsionam-e-tema-de-encontro-estadual-de-inovacao)  16/10/2026 11:52

 

 

 [![Aprovação da redução da jornada de trabalho no Senado é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-no-senado-e-o-destaque-da-semana)  16/10/2026 11:46

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T17:01:19Z",
            "datePublished": "2010-09-28T12:06:43Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "TRIGO: Colheita afasta a previsão de quebra expressiva",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/trigo-colheita-afasta-a-previsao-de-quebra-expressiva-18516"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/trigo-colheita-afasta-a-previsao-de-quebra-expressiva-18516"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

