---
title: TRIGO: Avaliações de safra e manejo da cultura na Reunião Brasileira de Pesquisa | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/trigo-avaliacoes-de-safra-e-manejo-da-cultura-na-reuniao-brasileira-de-pesquisa-25580
language: pt-BR
date: 2012-05-10T11:17:38Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/trigo-avaliacoes-de-safra-e-manejo-da-cultura-na-reuniao-brasileira-de-pesquisa-25580. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1767
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/trigo-avaliacoes-de-safra-e-manejo-da-cultura-na-reuniao-brasileira-de-pesquisa-25580. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  TRIGO: Avaliações de safra e manejo da cultura na Reunião Brasileira de Pesquisa 

> Um dos destaques na programação da II Reunião Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale, que acontece de 1.º a 3 de julho, em Passo Fundo (RS), é a situação da produção de trigo nas diferentes regiões do Brasil. As avaliações de safra são indicadores do crescimento da cultura no país e apontam entraves e oportunidades nos principais pólos produtores (RS, PR e Brasil Central). A troca de experiência entre pesquisadores do Brasil, Argentina e Uruguai também marcam o primeiro dia da Reunião, que inicia às 9h, na Embrapa Trigo, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
> 
> **Trigo argentino** - O título da palestra do argentino Emílio Satorre, da Universidade de Buenos Aires, prevista para a abertura da reunião, resume o tema que interessa aos brasileiros: "Novos critérios e ferramentas de decisão no manejo do trigo na Argentina - cultivares, fertilização e doenças". O trigo argentino responde por 60% das importações brasileiras, apresentando produtividade geralmente superior ao trigo gaúcho, vantagem que não pode ser atribuída somente ao fator climático e ao solo mais favorável à cultura. A tecnologia é o segredo da escalada na produção do cereal, assunto que vai determinar a apresentação do pesquisador da OR Sementes, Ottoni Rosa, intitulada "Evolução tecnológica na produção de trigo no Sul do Brasil 1977-2007".
> 
> **Programação** - A avaliação de safra no Rio Grande do Sul será apresentada pela Emater/RS, com Luiz Ataídes Jacobsen; no Paraná, o levantamento realizado pela Embrapa Trigo e Emater/PR, com João Carlos Ignaczak e Antoninho Carlos Maurina; e no Brasil Central, as observações dos pesquisadores Júlio César Albrecht (Embrapa Cerrados) e Márcio Só e Silva (Embrapa Trigo). A resistência dos fungos que causam a ferrugem da folha do trigo é assunto do painel técnico "Fungicidas triazóis no controle da ferrugem da folha do trigo", que reúne pesquisadores do INIA (instituto de pesquisa do Uruguai), UPF (Universidade de Passo Fundo), Embrapa Trigo e FRAC Brasil.
> 
> **Encerramento** - O dia encerra com a formação das subcomissões de pesquisa (Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais; Entomologia; Difusão de Tecnologia e Socio-economia; Fitopatologia; Melhoramento, Aptidão Industrial e Sementes; e Solos e Nutrição Vegetal), que vão reunir mais de 200 especialistas para apresentação de trabalhos científicos que se estendem até o final do evento. Na noite do dia 2, acontece o jantar para homenagear os profissionais que foram destaque no desenvolvimento do trigo no Brasil.
> 
> **Evento paralelo** - A reunião para subsidiar a elaboração de uma nova norma de identidade e qualidade do trigo brasileiro (classificação) acontece como evento paralelo à Reunião de Pesquisa. O encontro é promovido pela Embrapa Trigo e acontece no dia 2 de julho, às 8h30min, no auditório de pós-graduação da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF. A partir da reunião, diversas instituições que atuam na cadeia agroindustrial do trigo devem se agregar ao Grupo de Trabalho formado pela Abitrigo, Embrapa, Ocepar, Conab, Mapa, Fecoagro e Abrasem. O resultado deste encontro será levado à apreciação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno, que acontece em Esteio, RS, em agosto deste ano. (Embrapa Trigo)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Cooperativas do Paraná entre as 100 maiores do Sul](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/amanha/1amanha_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/cooperativas-do-parana-entre-as-100-maiores-do-sul)  14/10/2026 12:24

 

 

 [![Sistema Ocepar orienta cooperativas sobre o acordo entre a ANTT e a Confederação Nacional de Seguradoras](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/transporte/transporte_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-orienta-cooperativas-sobre-o-acordo-entre-a-antt-e-a-confederacao-nacional-de-seguradoras)  14/10/2026 12:09

 

 

 [![Evento comemorativo ao Dia das Crianças proporciona momentos de alegria e integração ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/crianca/918dia_crianca_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/evento-comemorativo-ao-dia-das-criancas-proporciona-momentos-de-alegria-e-integracao)  14/10/2026 12:00

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T11:17:38Z",
            "datePublished": "2008-06-30T12:01:16Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "TRIGO: Avaliações de safra e manejo da cultura na Reunião Brasileira de Pesquisa",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/trigo-avaliacoes-de-safra-e-manejo-da-cultura-na-reuniao-brasileira-de-pesquisa-25580"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/trigo-avaliacoes-de-safra-e-manejo-da-cultura-na-reuniao-brasileira-de-pesquisa-25580"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

