---
title: TRANSPARÊNCIA: Cooperativas têm até 31 de março para realizarem suas AGOs | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/transparencia-cooperativas-tem-ate-31-de-marco-para-realizarem-suas-agos-145910
language: pt-BR
date: 2023-03-28T08:02:42Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/transparencia-cooperativas-tem-ate-31-de-marco-para-realizarem-suas-agos-145910. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1532
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/transparencia-cooperativas-tem-ate-31-de-marco-para-realizarem-suas-agos-145910. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  TRANSPARÊNCIA: Cooperativas têm até 31 de março para realizarem suas AGOs 

![transparencia 28 03 2023](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2023/noticias/03/28/transparencia/transparencia_28_03_2023.webp)Todos os anos as cooperativas fortalecem a transparência de seus processos de gestão e governança ao aprovarem, no âmbito da Assembleia Geral Ordinária (AGO), as contas e o planejamento dos trabalhos, bem como demonstrar o foi que desenvolvido no último período. O prazo legal para a realização das assembleias e prestação de contas de 2022 se encerra no próximo dia 31 de março, com exceção das coops do Ramo Crédito, que têm até 30 de abril para realizarem o concílio.

**Software** - A Cooperativa de Trabalho especializada em Soluções de TI, Coopersystem, desenvolveu software facilitar a realização destes encontros, em formato virtual, o [Curia](https://curia.coop/). A ferramenta permite registro de presença on-line; votação de itens de pauta; eleições de conselhos e/ou diretorias - com apresentação de resultados instantâneos; e consulta aos perfis dos candidatos aos cargos em votação.

**Acesso** - "Com a inovação, todas as fases da transparência da gestão de uma coop pode ser acessada pelo seu associado onde quer que ele esteja. Ao mesmo tempo, garante a votação, mesmo à distância. Com a plataforma temos mais possibilidades de viabilizar a aprovação do que foi feito e o que está planejado”, afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

**Materiais de orientação** - Há ainda, disponibilizado pelo Sistema OCB, materiais de orientação para a realização do evento como o e-book [Como Realizar Assembleias Digitais](https://materiais.somoscooperativismo.coop.br/como-realizar-assembleias-digitais); os cursos [Assembleia Geral na Prática](https://www.capacita.coop.br/cursos-studion/assembleia-geral-na-pratica) e [Assembleias Semipresenciais e Digitais](https://www.capacita.coop.br/cursos-studion/assembleias-semipresenciais-e-digitais) disponíveis na plataforma CapacitaCoop, ambos com 4 horas de duração.

**Assembleias digitais** - É válido ressaltar que a possiblidade da realização das assembleias digitais é fruto de forte articulação entre o Sistema OCB e a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), que atuaram pela sanção da Lei 14.030/20, que alterou dispositivo da Lei das Cooperativas (5.764/71), permitindo a participação de cooperados em votações de interesse da coop de maneira virtual. (*Sistema OCB*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum FIC destaca a importância do autocuidado e da saúde mental no trabalho ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/fic_destaque_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/forum-fic-destaca-a-importancia-do-autocuidado-e-da-saude-mental-no-trabalho)  09/10/2026 11:23

 

 

 [![Outubro Rosa: especialista fala sobre autocuidado e prevenção](https://paranacooperativo.coop.br/images/default.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/outubro-rosa-especialista-fala-sobre-autocuidado-e-prevencao)  09/10/2026 11:14

 

 

 [![Incidência de javalis preocupa suinocultores do Paraná](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/sanidade/1sanidade_I_08_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/incidencia-de-javalis-e-ameaca-para-suinocultura)  08/10/2026 11:14

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2023-03-28T08:02:42Z",
            "datePublished": "2023-03-28T08:02:42Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "TRANSPARÊNCIA: Cooperativas têm até 31 de março para realizarem suas AGOs",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2023\/noticias\/03\/28\/transparencia\/thumbnails\/thumb_transparencia_28_03_2023.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "TRANSPARÊNCIA: Cooperativas têm até 31 de março para realizarem suas AGOs",
                    "width": 215,
                    "height": 129
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/transparencia-cooperativas-tem-ate-31-de-marco-para-realizarem-suas-agos-145910"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/transparencia-cooperativas-tem-ate-31-de-marco-para-realizarem-suas-agos-145910"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

