---
title: Transgênicos | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/transgenicos-63210
language: pt-BR
date: 2012-05-11T10:33:28Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/transgenicos-63210. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 2017
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/transgenicos-63210. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Transgênicos 

**Entre o mito e a ciência** Os Transgênicos e a Saúde é o título do artigo escrito por Vicente Amato Neto e Jacyr Pasternak, médicos infectologistas, que traz esclarecimentos sobre o tema, livres do radicalismo dos que são radicalmente contra ou a favor. O primeiro professor emérito da Faculdade de Medicina da USP, o segundo é doutor em medicina pela Unicamp, com larga experiência, o que dá credibilidade à sua opinião. Como o artigo, publicado na Folha de São Paulo de hoje, é um tanto extenso, excluímos alguns parágrafos.

 **Importância comercial** - Fala-se muito em animais e vegetais transgênicos que têm importância comercial, mas, analisando as coisas de uma maneira objetiva, no momento estão sobretudo em foco apenas algumas plantas de interesse envolvendo a inserção de genes selecionados por engenharia genética: soja, milho, canola e algodão. Essencialmente dois genes foram introduzidos: um que faz tais plantas produzirem um inseticida originário de bactérias, sem nenhum efeito em mamíferos, e outro que induz resistência a herbicidas, permitindo o cultivo e o uso de substâncias que agirão seletivamente contra as pragas. Nenhum animal transgênico está sendo criado comercialmente, por ora. Vamos ser francos: perto dos milênios de anos em que o homem, sem saber exatamente como, andou fazendo engenharia genética por seleção de traços que desejou favorecer em animais e plantas, isso não é nada.. Só para dar uma idéia, o milho hoje cultivado é inviável se não for manipulado pelo homem - ele simplesmente não consegue se reproduzir; o trigo é um híbrido artificial de pelo menos três plantas diferentes; e, por menos que se possa acreditar, do lobo saíram tanto o chihuahua como o rottweiler, o poodle, o fila brasileiro, o doberman, o galgo e o sharpei.

 **Mais transgênicos, menos pesticidas** - Por que esse medo dos transgênicos quanto à saúde humana? Afinal, o gene que leva inseticida permite que se evitem muitos outros aplicados nas mesmas plantas, o que provavelmente tem maior impacto na saúde humana. E a resistência genética a herbicidas também permite que se empreguem menores quantidades no campo -isso diminuiria a exposição humana aos ditos.Também consideramos complicado dizer que são necessárias mais experiências para provar que os transgênicos não fazem mal, pois a prova negativa em biologia é praticamente impossível. Não queremos destacar que estes não devam ser estudados com muito carinho antes de serem soltos por aí; mais do que isso, todo produto de tal natureza requer rotulagem, para que o consumidor saiba o que está comendo, tendo inclusive o direito de não comprá-lo se assim por bem achar, impondo-se, porém, a conveniência de conhecer o assunto.

 **O risco maior, o imperialismo** - Riscos potenciais existem. Por exemplo, são conhecidas muitas pessoas com alergias graves ao amendoim e à castanha-do-pará, e, se um gene dessas plantas estiver enfiado em outra, poderá ocorrer reação alérgica severa - por isso a rotulação adequada é essencial. Há os que interpretam os transgênicos como, potencialmente, instrumentos do imperialismo econômico, já que só firmas multinacionais teriam as sementes modificadas e as imporiam a todo o mundo. Lamentamos dizer que esse imperialismo é muito antigo -a maior parte do milho comercializado vem de sementes patenteadas em mãos de poucas empresas. Por outro lado, nações como a nossa, capazes de produzir pesquisa em área genômica, teriam agora a possibilidade de confrontar essa situação com a produção local de sementes talvez competitivas como as acima citadas.

 **Para enfrentar a fome** Situação dramática, em muitas regiões em desenvolvimento, é a existência da fome, e melhores vegetais ou animais podem ajudar a atenuá-la, por meio da diminuição de preço e aprimoramento da qualidade de alimentos. Não é o que ocorre na Europa, porque alguns fazendeiros conseguem até ganhar para não produzir e para, provavelmente, arrumar um tempinho a fim de apoiar passeatas contra os transgênicos. Riscos à saúde humana poderão existir, mas a fome é um mal conhecido, prevalente de fato, e não na imaginação, com chance de ser atenuado com mais esse recurso. Quanto à nossa específica atividade profissional, a infectologia, não tivemos ciência de distúrbios atribuíveis a transgênicos. Nesse contexto, porém, quiçá advenham contratempos. Aguardamos e, a respeito, relatamos uma opinião: alimentos modificados para engordar rapidamente porcos e galinhas provocariam alterações em microorganismos que teriam relação com gripes suínas e aviárias que chegaram ao Ocidente.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Presidente do Conselho Deliberativo da Ocepar fala de cooperativismo na TV Evangelizar](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/fotos_destaque/evangelizar_destaque_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/presidente-do-conselho-deliberativo-da-ocepar-fala-de-cooperativismo-na-tv-evangelizar)  26/10/2026 12:31

 

 

 [![Orçamento de 2027 foi um dos temas em pauta na reunião do Conselho Administrativo do Sescoop/PR](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/sescoop/1sescoop_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/orcamento-de-2027-foi-um-dos-temas-em-pauta-na-reuniao-do-conselho-administrativo-do-sescoop-pr)  26/10/2026 12:26

 

 

 [![Fórum terá apresentação de indicadores de maturidade de auditoria interna; evento inicia nesta terça-feira](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/25/forum_auditores/forum_auditores_internos_24_09_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/forum-tera-apresentacao-de-indicadores-de-maturidade-de-auditoria-interna-evento-inicia-nesta-terca-feira)  26/10/2026 12:06

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T10:33:28Z",
            "datePublished": "2003-05-29T14:55:22Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Transgênicos",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/transgenicos-63210"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/transgenicos-63210"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

