---
title: Tecpar conclui auditoria e recomenda ISO 9001 para a Cocamar | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/tecpar-conclui-auditoria-e-recomenda-iso-9001-para-a-cocamar-63979
language: pt-BR
date: 2012-05-11T10:44:26Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/tecpar-conclui-auditoria-e-recomenda-iso-9001-para-a-cocamar-63979. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1534
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/tecpar-conclui-auditoria-e-recomenda-iso-9001-para-a-cocamar-63979. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Tecpar conclui auditoria e recomenda ISO 9001 para a Cocamar 

 O Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar) concluiu na última sexta-feira o processo de auditoria na Cocamar, recomendando a certificação do sistema de gestão da qualidade baseado na NBR ISO 9001:2000 para os setores de refino de óleos vegetais, envase de óleos vegetais e álcool, torrefação de café e comercialização de produtos de varejo, produção e comercialização de fios de seda. Com essa conquista, a cooperativa passa a integrar o seleto grupo de organizações que operam de acordo com as normas internacionais de qualidade, o que, para o presidente Luiz Lourenço, deverá significar a abertura de novas oportunidades de negócios nos mercados interno e externo. Lourenço lembra que há algumas semanas a Cocamar obteve outras duas importantes certificações internacionais de qualidade, a APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) e o PDV (Product Board Animal Feed) conferidos pela empresa SGS do Brasil, com matriz na Suíça, os quais asseguram aos importadores que tanto o farelo de soja quanto o óleo degomado de soja produzidos na fábrica da cooperativa são livres de contaminação.

**Exportação** - A partir desses reconhecimentos, o objetivo é fazer com que as exportações de farelo para o mercado europeu atinjam, a médio prazo, 50% das 2.450 t que são produzidas diariamente. Até o final de 2002 eram embarcados de 15 a 20% do montante fabricado. "Essas certificações são resultado do forte ajuste a que estamos submetendo as nossas estruturas e sistemas de trabalho, no sentido de atender às exigências cada vez mais seletivas dos mercados", comentou o presidente. Segundo ele, o próximo passo dessa preocupação com a qualidade é melhorar ainda mais o atendimento aos associados e produtores em todos os entrepostos. "Bom atendimento só não basta: queremos que ele seja ótimo", frisou. Lourenço disse também durante reunião com os associados na sexta-feira, em Maringá, que a cooperativa tem planos de adequar outros setores para a certificação ISO. Para o coordenador do sistema de gestão de qualidade da Cocamar, Clodimar Viotto, o parecer favorável do Tecpar em relação à NBR ISO 9001:2000 significou o reconhecimento de um trabalho que começou ainda no primeiro semestre de 2002 e exigiu não apenas um grande esforço, mas o engajamento de todos os funcionários envolvidos. A Cocamar, na realidade, já é detentora de um certificado ISO desde 2000, obtido por uma empresa de sua propriedade, a Paraná Citrus, sediada em Paranavaí, que opera na fabricação de suco concentrado e congelado de laranja.

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Incidência de javalis preocupa suinocultores do Paraná](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/sanidade/1sanidade_I_08_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/incidencia-de-javalis-e-ameaca-para-suinocultura)  08/10/2026 11:14

 

 

 [![OceparCast da semana é com a gerente-geral do Sistema OCB, Clara Maffia](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/06/29/podcast/oceparcast_inteligencia_politica_foto.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/oceparcast-da-semana-e-com-a-gerente-geral-do-sistema-ocb-clara-maffia)  08/10/2026 11:10

 

 

 [![Professor Alex Müller vai orientar profissionais das cooperativas do PR sobre crédito rural, nos dias 28 e 29 de outubro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/credito_rural/curso_credito_rural_destaque.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/professor-alex-muller-vai-orientar-profissionais-das-cooperativas-do-pr-sobre-credito-rural-nos-dias-28-e-29-de-outubro)  08/10/2026 10:59

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T10:44:26Z",
            "datePublished": "2003-09-01T08:31:41Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Tecpar conclui auditoria e recomenda ISO 9001 para a Cocamar",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/tecpar-conclui-auditoria-e-recomenda-iso-9001-para-a-cocamar-63979"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/tecpar-conclui-auditoria-e-recomenda-iso-9001-para-a-cocamar-63979"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

