---
title: TARIFA ARGENTINA PARA EXPORTAÇÕES PODE BENEFICIAR O BRASIL | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/tarifa-argentina-para-exportacoes-pode-beneficiar-o-brasil-60615
language: pt-BR
date: 2012-05-11T09:52:39Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/tarifa-argentina-para-exportacoes-pode-beneficiar-o-brasil-60615. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1266
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/tarifa-argentina-para-exportacoes-pode-beneficiar-o-brasil-60615. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  TARIFA ARGENTINA PARA EXPORTAÇÕES PODE BENEFICIAR O BRASIL 

Segundo o engenheiro agrônomo da gerência técnica e econômica da Ocepar, Flávio Turra, a decisão do governo argentino de estabelecer uma nova tarifa para exportação de soja em 13,5%, pode beneficiar os produtores brasileiros pela disputa do mercado externo. Uma tarifa de exportação de 3,5% sobre a soja já existia e foi acoplada à taxa de 10%, imposta sobre as exportações de outros grãos. "Com a desvalorização do peso os produtos argentinos restabeleceram sua competitividade no mercado mundial, só que agora, com a decisão do governo daquele país em taxar as exportações, evitando assim o desabastecimento, tanto produtores como a indústria Argentina perde uma parcela do poder de competição readquirido com a flexibilização do câmbio, o que beneficia os exportadores brasileiros, principalmente as cooperativas paranaenses. A Argentina é o terceiro maior exportador de soja , ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Brasil. Já com relação ao trigo, produto que o Brasil importa em grande quantidade da Argentina, Turra lembra que para esta safra a decisão do governo argentino de tributar a exportação eleva o custo do trigo importado. "Em curto prazo não teremos dificuldades, o problema será no final do ano, quando os produtores argentinos estiverem colhendo a safra que foi semeada agora. A desvalorização do peso deverá estimular o plantio de trigo naquele país apesar da taxação das exportações", lembra.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T09:52:39Z",
            "datePublished": "2002-03-18T14:18:02Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "TARIFA ARGENTINA PARA EXPORTAÇÕES PODE BENEFICIAR O BRASIL",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/tarifa-argentina-para-exportacoes-pode-beneficiar-o-brasil-60615"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/tarifa-argentina-para-exportacoes-pode-beneficiar-o-brasil-60615"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

