---
title: SUBVENÇÃO: Seguro a céu aberto | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/subvencao-seguro-a-ceu-aberto-13281
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:22:29Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/subvencao-seguro-a-ceu-aberto-13281. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1933
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/subvencao-seguro-a-ceu-aberto-13281. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  SUBVENÇÃO: Seguro a céu aberto 

> "Se eu tivesse segurado toda a área, não teria lucro algum, o que é péssimo, mas também não teria prejuízo, o que não é ruim". A avaliação, em tom de arrependimento, é do produtor Carlos Aberto dos Santos, de Sertanópolis (Norte do Paraná), que na safra passada cultivou 116 hectares de soja, mas segurou apenas 68, a parte da lavoura financiada. O restante do custeio, feito com recursos próprios, ficou desprotegido.
> 
> **Sinistro** - Ele conta que investiu para produzir 3.400 quilos de soja por hectare, mas acabou colhendo apenas 1/3 desse potencial. Acionou o seguro, que demorou o dobro do tempo prometido para ressarcir o sinistro (45 para 90 dias), e recebeu o suficiente para cobrir seus compromissos com o agente financeiro, mas somente para a área segurada. À parte da lavoura em que tirou dinheiro do bolso, restou o prejuízo.
> 
> **Renovação** - Apesar de não considerar esse o modelo ideal de proteção, Carlos Alberto conta que irá renovar o seguro para o novo ciclo de verão. "Ruim com ele (o seguro), pior sem ele", diz o agricultor, que agora pretende buscar recursos e condições que lhe permitam cobrir o mais próximo de 100% da área. A situação vivida pelo produtor de Sertanópolis traduz, de certa forma, a percepção da cadeia produtiva sobre o atual modelo de seguro agrícola em operação no Brasil, instituído no ciclo 2006/07. O divisor de águas, que marca o avanço dessa discussão, foi a garantia, pelo governo federal, da subvenção de até 70% do prêmio pago na contratação do seguro. A partir daí, a área protegida saltou de 2,3 milhões (2007) para uma projeção de 8,1 milhões de hectares (2009). A importância segurada tem uma variação ainda maior, de R$ 2 para R$ 12,5 bilhões.
> 
> **Transição -** O diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Ministério da Agricultura (Mapa), Welington Soares de Almeida, afirma que os questionamentos do campo são ouvidos em Brasília. Para ele, o seguro está em plena fase de mudança e planeja passos decisivos de longo prazo. Quando os contratos passarem a cobrir satisfatoriamente a produção, a meta será o seguro de renda. Trata-se do sonho de todo produtor: a garantia de não ficar de bolsos vazios num ano de quebra, formato já disponível nos Estados Unidos. Mas isso é tarefa para o futuro, pondera Almeida. De qualquer maneira, ele entende que o seguro agrícola evolui rapidamente. "Já se falava de seguro nos anos 30, mas sempre faltou apoio ao produtor para o pagamento do prêmio. Agora, o quadro mudou totalmente."
> 
> **Cultura de contratação** - Para se chegar a um ponto em que a maioria dos produtores contrate seguro, são necessários contratos mais atrativos e condições mais lucrativas às seguradoras, considera. A partir daí, a cultura de contratar seguro na atividade rural deve se tornar mais difundida, como no meio urbano, prevê. "Produzir sem garantia será como manter um carro sem seguro."
> 
> **Fundo de catástrofe** - A prioridade para o setor produtivo é a aprovação do fundo de catástrofe. Com mais essa garantia, a previsão é que o meio rural se torne bem mais atrativo às seguradoras. As próprias cooperativas agrícolas cogitam atuar como empresas de seguro a partir do momento que puderem contar com o respaldo desse fundo para cobrir indenizações em caso de perdas generalizadas. "Pedimos ao governo para que as cooperativas possam ser seguradoras. Como as cooperativas não visam lucro, o preço do seguro pode ficar mais barato", afirma o gerente de Mercado da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Evandro Ninaut.
> 
> **Cooperação mútua** - Luiz Carlos Meleiro, superintendente de Agronegócios da Allianz Seguros, defende a cooperação mútua entre as instituições públicas e privadas na construção de um modelo que permita o desenvolvimento sustentável do mercado. "O futuro do seguro agrícola está aí, nos próximos anos. Mas a premissa básica é atender as necessidades do produtor." O desafio, pontua o executivo, será trabalhar com algumas variáveis pouco previsíveis, como as incertezas sobre os riscos climáticos e a própria confiança do produtor rural. "Isso só virá com a adoção de um sistema único, organizado e eficiente de gestão de risco", destaca. (*Caminhos do Campo /Gazeta do Povo*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar entrega pautas estratégicas ao governador eleito Sérgio Moro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/diretoria/6diretoria_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-entrega-pautas-estrategicas-ao-governador-eleito-sergio-moro)  16/10/2026 11:59

 

 

 [![“Conexões que impulsionam” é tema de Encontro Estadual de Inovação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/inovacao/2inovacao_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/conexoes-que-impulsionam-e-tema-de-encontro-estadual-de-inovacao)  16/10/2026 11:52

 

 

 [![Aprovação da redução da jornada de trabalho no Senado é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-no-senado-e-o-destaque-da-semana)  16/10/2026 11:46

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:22:29Z",
            "datePublished": "2009-09-01T12:53:24Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "SUBVENÇÃO: Seguro a céu aberto",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/subvencao-seguro-a-ceu-aberto-13281"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/subvencao-seguro-a-ceu-aberto-13281"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

