---
title: SOJA: Desenvolvimento da soja está adiantado, diz Céleres | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/soja-desenvolvimento-da-soja-esta-adiantado-diz-celeres-20134
language: pt-BR
date: 2012-05-10T10:22:27Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/soja-desenvolvimento-da-soja-esta-adiantado-diz-celeres-20134. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1223
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/soja-desenvolvimento-da-soja-esta-adiantado-diz-celeres-20134. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  SOJA: Desenvolvimento da soja está adiantado, diz Céleres 

Por conta do plantio antecipado, o desenvolvimento das lavouras de soja no Brasil está adiantado de uma semana a dez dias em relação à mesma época do ano passado, segundo a consultoria Céleres. Cerca de 65% das lavouras estão em fase de floração, ante 43% na mesma época do ano passado. Do total, 22% estão na fase de enchimento dos grãos, ante 5% em 2006. De acordo com a consultoria, as condições da safra são satisfatórias em todas as regiões produtoras, e a colheita deve se intensificar esta semana, especialmente no Mato Grosso. Na semana passada, a Céleres aumentou em 2,7% a estimativa de produção brasileira de soja na safra 2006/07 de 54,51 milhões para 55,98 milhões de toneladas. O volume é 1,2% maior que o da safra anterior. Enquanto isso, a comercialização segue abaixo dos níveis verificados em 2006. Cerca de 35% da safra foi comprometida pelos produtores, ante 42% na semana passada.

**Cautela** - A Céleres recomenda cautela na comercialização neste momento de preços altos. Na sexta-feira, a cotação da soja disparou na Chicago Board Of Trade (CBOT) e o contrato março chegou a US$ 7,1650/bushel. "Recomenda-se cautela para a euforia não atrapalhar os negócios do produtor", alerta a consultoria, que espera um enfraquecimento dos prêmios FOB se mantido o cenário de boa safra no País. *(Agência Estado)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T10:22:27Z",
            "datePublished": "2007-01-16T11:33:38Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "SOJA: Desenvolvimento da soja está adiantado, diz Céleres",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/soja-desenvolvimento-da-soja-esta-adiantado-diz-celeres-20134"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/soja-desenvolvimento-da-soja-esta-adiantado-diz-celeres-20134"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

