---
title: SISTEMA S:  Assédio: Responsabilidade de Todos! é tema de palestra  | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sistema-s-assedio-responsabilidade-de-todos-e-tema-de-palestra-152909
language: pt-BR
date: 2024-06-05T13:46:50Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sistema-s-assedio-responsabilidade-de-todos-e-tema-de-palestra-152909. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1978
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sistema-s-assedio-responsabilidade-de-todos-e-tema-de-palestra-152909. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


Colaboradores das organizações do Sistema S assistiram, na manhã desta quarta-feira (05/06), à palestra “Assédio: Responsabilidade de Todos!”, proferida pelo advogado especialista no tema Eduardo Moura, do escritório Pironti Advogados. A iniciativa, do Grupo de Trabalho de Compliance do Sistema S, teve o propósito de orientar os funcionários sobre a situação de assédio no ambiente de trabalho, esclarecer sobre os vários tipos de assédio e como prevenir e combater a prática. O evento marcou também o lançamento da cartilha “Prevenção ao Assédio no Sistema S”. Todos os participantes receberam um exemplar da publicação.

**Orientação** - “Queremos que nenhum tipo de assédio exista entre nós”, declarou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, na abertura. Ele frisou a importância de orientar a todos sobre o tema, enfatizando que o primeiro passo é o treinamento. “Se não soubermos, poderemos cometer algum tipo de assédio sem saber”, contextualizou. Ricken lembrou que o combate a todo tipo de assédio já foi aprovado em assembleia e nos conselhos da instituição. “O Sistema Ocepar foi um dos pioneiros, ao lado do Sebrae, a trazer o debate desse tema para dentro do Sistema S”, lembrou, fazendo referência à instituição do Canal de Denúncia dentro da organização. No Sistema Ocepar, os funcionários se reuniram no auditório para assistir a palestra, que foi transmitida pelo Canal da Indústria, no Youtube.

**Mal do século -** “O assédio é o mal do século dentro do ambiente corporativo”, disse Eduardo Moura na abertura da palestra. Segundo ele, muitas vezes as pessoas têm dificuldade de identificar o que é assédio. Por isso, é importante esclarecer para que tanto quem sofre quanto quem presencia situações de assédio possam identificar e tomar as devidas providências. O palestrante apresentou dados de uma pesquisa do Instituto Datafolha que revela que 52% de trabalhadores brasileiros já sofreram ou presenciaram algum tipo de assédio. Outro dado mostra que 75% dos relatos registrados nos canais de denúncia referem-se a situações de assédio.

**Conflito de interesse** - Moura explicou que o assédio é um conflito de interesse. “É o interesse próprio do indivíduo contra o interesse do ecossistema da organização e compreende a utilização indevida de informações privilegiadas, recebimento de vantagens, beneficiamento de parceiros, vinculação pessoal e familiar, entre outras situações.

**Saudável x tóxico -** O palestrante explicou as diferenças entre ambientes de trabalho saudável e tóxico. Um ambiente de trabalho saudável é caracterizado por ser seguro, com prevenção de acidentes de trabalho, garantia do bem-estar dos funcionários, com programa de benefícios, comunicação e cultura, transparência e respeito. Já um ambiente tóxico é caracterizado por assédio moral e sexual, ausência de transparência, sobrecarga de trabalho, falta de oportunidades e ausência de equilíbrio.

**O que é assédio -** O advogado explicou que, de acordo com o entendimento do Judiciário, são três pilares que caracterizam o assédio moral: humilhação, intencionalidade e repetição. Moura esclareceu que há exceções nesse entendimento. “Muitas vezes, uma única ocorrência por sua gravidade já se caracteriza como assédio sem necessidade de repetição”, informou. E, de acordo com o especialista, a prática do assédio não está relacionada à hierarquia, podendo partir de líderes, de liderados e de pares. Sobre o assédio sexual, os três pilares são: constrangimento (por chantagem ou intimidação), posição hierárquica (uso da influência inerente ao cargo) e favorecimento sexual (coagir a vítima para obter vantagem sexual).

**O que não é assédio -** “É importante também esclarecer o que não é assédio”, disse Moura, explicando que aumento de demanda, cobrança e exigência, controle e condições de trabalho são situações típicas do ambiente corporativo, não sendo caracterizadas como assédio.

**Consequências** - Alta rotatividade de funcionários, performance baixa, acidentes de trabalho, repetição de erros e falhas, aumento de faltas e de pedidos de licenças médicas, danos reputacionais para a organização e ações trabalhistas são algumas das consequências de um ambiente tóxico de trabalho, caracterizado pelo assédio, conforme pontuou o palestrante.

**Compliance e RH** - Para Moura, é muito importante as organizações investirem em treinamentos de todos os colaboradores e envolverem a área de Recursos Humanos. “O RH é a área mais indicada para o acolhimento, acompanhamento e aconselhamento das vítimas de assédio. Por ser formado por pessoas mais preparadas para essa atuação, o RH deve sempre estar junto com o setor de compliance nesses casos”, reforçou.

**Sistema S** - O Sistema S no Paraná é formado pelas seguintes instituições: Fecomércio (Sesc, Senac), Sistemas Fiep (Sesi, Senai), Faep (Senar), Sistema Ocepar (Sescoop/PR), Fetranspar (Sest e Senat) e o Sebrae.

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2024-06-05T13:46:50Z",
            "datePublished": "2024-06-05T10:10:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "SISTEMA S:  Assédio: Responsabilidade de Todos! é tema de palestra ",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2024\/noticias\/06\/05\/sistema_s\/thumbnails\/thumb_1sistema_s_05_06_2024.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "SISTEMA S:  Assédio: Responsabilidade de Todos! é tema de palestra ",
                    "width": 600,
                    "height": 334
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/sistema-s-assedio-responsabilidade-de-todos-e-tema-de-palestra-152909"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/sistema-s-assedio-responsabilidade-de-todos-e-tema-de-palestra-152909"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

