---
title: SISTEMA OCEPAR I: Homenagem às mulheres marca reunião dos gestores desta terça-feira | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sistema-ocepar-i-homenagem-as-mulheres-marca-reuniao-dos-gestores-desta-terca-feira-139519
language: pt-BR
date: 2022-03-08T13:26:28Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sistema-ocepar-i-homenagem-as-mulheres-marca-reuniao-dos-gestores-desta-terca-feira-139519. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 2016
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sistema-ocepar-i-homenagem-as-mulheres-marca-reuniao-dos-gestores-desta-terca-feira-139519. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  SISTEMA OCEPAR I: Homenagem às mulheres marca reunião dos gestores desta terça-feira 

Solange Pinzon de Carvalho Martins, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Meridional, Wemilda Marta Fregonese Feltrin, presidente da Unimed Francisco Beltrão, e Yuna Bastos, conselheira da Sicredi União PR/SP. Três mulheres, três exemplos de liderança feminina e que na manhã desta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, representaram todas as mulheres cooperativistas na homenagem que o Sistema Ocepar promoveu, durante a reunião matinal dos gestores da organização. A reunião, comandada pela gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Maria Emília Pereira Lima, outra liderança feminina que inspira, foi inteira dedicada às mulheres e contou, excepcionalmente, com a participação de todos os colaboradores do Sistema Ocepar.

**Temos que “inclusificar” -** “O dia da mulher é um lembrete no sentido de que a sociedade perceba que ainda existem diferenças de gêneros, que resultam em discriminação, salários e cargos inferiores, privilégios diferentes entre homens e mulheres, e isto tudo num cenário de mundo em que a diversidade tem sido bastante debatida. Nós, do Sistema Ocepar, temos buscado ressaltar o papel da mulher, por meio de ações e projetos que incentivem a participação feminina nas cooperativas, e hoje é mais um dia para lembrar a importância de *inclusificar”,* comentou Maria Emília, destacando a palavra “inclusificar” que, diferentemente de diversificar ou incluir, implica um**esforço contínuo de fazer com que as mulheres se sintam engajadas, empoderadas, aceitas e valorizadas.**

**Inspiração** - As três convidadas agradeceram a oportunidade de representar as mulheres cooperativistas, porém, destacaram que, apesar dos avanços, ainda há dificuldade em trazê-las para os conselhos e posições de liderança. “Estar aqui hoje é importante para mim, para minha cooperativa e para nossa classe. Sei que nós, lideranças, servimos de inspiração. Essa consciência nos dá muita responsabilidade. E eu, no que me cabe, incentivo a participação feminina, tanto que no Sicoob Meridional as mulheres representam 60% do quadro funcional e mais de 50% dos cargos de chefia. As mulheres são competentes, conseguem dividir a liderança, envolver mais. O homem pode ter força física, mas diferença de sensibilidade pertence a mulher”, disse Solange Pinzon.

**Estímulo ao protagonismo** - "É um orgulho muito grande saber a minha participação, as minhas ações, inspiram outras mulheres”, completou a dra. Wemilda Fregonese. Segundo ela, na área de saúde há mais paridade de gênero no exercício da função, porém, o mesmo não ocorre no que se refere à participação nas cooperativas. “O que vê é que as mulheres entram mais tarde na cooperativa. Está faltando alguma coisa para motivá-las a participar dos conselhos e diretoria. E isso não é por falta de convite, e sim de escolha delas próprias. Participar da cooperativa exige uma disponibilidade que às vezes as mulheres não têm, por estarem na fase de estudar e formar família. Estimular o protagonismo feminino é uma batalha e temos que traçar outras estratégias para ter sucesso”, disse.

**Agro** - Por conhecer bem o ramo agropecuário, Yuna Bastos lembra que esse ambiente ainda é predominantemente masculino. “Temos mulheres maravilhosas que ajudam a divulgar o agro e são exemplo e inspiração. Mas na liderança, ainda há carência de figuras femininas”, afirmou. “Temos muitas cooperadas, que trabalham na propriedade e conduzem os negócios com muita competência. Mas poucas estão em cargos de liderança. E isso ocorre por vários fatores, inclusive, porque um diferencial nosso é que a mulher busca realização. Corre atrás da realização. Não é só cargo ou salário. Então, nós que desempenhamos uma função de liderança, temos que ser inspiração para essas mulheres”, concluiu.

**Homenagem** - A gerente Maria Emília Lima, em nome do Sistema Ocepar, encerrou a homenagem às mulheres cooperativistas com um vídeo produzido pela Gerência de Desenvolvimento do Cooperativismo do Sescoop/PR e pela Coordenação de Comunicação do Sistema Ocepar. [Clique aqui e confira](https://youtu.be/HQ7bWnF3xjk). Houve ainda uma homenagem alusiva à data prestada pela Associação dos Funcionários do Sistema Ocepar (Afoca).

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2022-03-08T13:26:28Z",
            "datePublished": "2022-03-08T11:17:07Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "SISTEMA OCEPAR I: Homenagem às mulheres marca reunião dos gestores desta terça-feira",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/sistema-ocepar-i-homenagem-as-mulheres-marca-reuniao-dos-gestores-desta-terca-feira-139519"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/sistema-ocepar-i-homenagem-as-mulheres-marca-reuniao-dos-gestores-desta-terca-feira-139519"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

