---
title: SISTEMA OCEPAR I: Diretoria executiva realiza primeira reunião de planejamento após a recondução do presidente Ricken ao cargo | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sistema-ocepar-i-diretoria-executiva-realiza-primeira-reuniao-de-planejamento-apos-a-reconducao-do-presidente-ricken-ao-cargo-146251
language: pt-BR
date: 2023-04-14T11:48:03Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sistema-ocepar-i-diretoria-executiva-realiza-primeira-reuniao-de-planejamento-apos-a-reconducao-do-presidente-ricken-ao-cargo-146251. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 2001
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sistema-ocepar-i-diretoria-executiva-realiza-primeira-reuniao-de-planejamento-apos-a-reconducao-do-presidente-ricken-ao-cargo-146251. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  SISTEMA OCEPAR I: Diretoria executiva realiza primeira reunião de planejamento após a recondução do presidente Ricken ao cargo 

A diretoria executiva esteve reunida, na manhã desta sexta-feira (14/04), em Curitiba, com os 118 funcionários das três entidades que integram o Sistema Ocepar: Ocepar, Sescoop/PR e Fecoopar. Foi a primeira reunião de planejamento estratégico de 2023, promovida após a recondução do presidente José Roberto Ricken ao cargo, ocorrida na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da entidade, no dia 3 de abril. Os trabalhos desta sexta foram conduzidos com apoio da Coordenação de Gestão Estratégica. Na oportunidade, Ricken disse que a expectativa é grande em relação à nova gestão, que se estenderá até 2027. “O cooperativismo hoje tem uma representatividade significativa na sociedade. Nossa responsabilidade é muito grande. Exemplo disso é que o nosso setor representa 64% da produção agropecuária do estado. Mas nós temos gente boa e preparada para isso aqui no sistema. Conto com vocês e vamos em frente”, frisou.

**Reunião da nova diretoria** - Ele lembrou que na AGO também foi eleita a nova diretoria da Ocepar, sendo que houve a renovação de 10 dos 14 integrantes. “Nós iremos nos reunir, em Brasília, no próximo dia 18, para acompanhar o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo, que será feito pelo Sistema OCB. No dia seguinte, a nova diretoria fará uma visita ao Congresso Nacional, de manhã, com a presença de parlamentares. À tarde, faremos a primeira reunião desta gestão, na sede do Sistema OCB”, acrescentou.

**Plano de Trabalho -** A avaliação de desempenho de 2022 das equipes do Sistema Ocepar e o Plano de Trabalho de 2023 foram outros pontos tratados durante o encontro desta sexta-feira. De acordo com a coordenadora de Gestão Estratégica, Ana Lúcia Gonçalves, as metas deste ano estão assim divididas: 136 para a Ocepar, 313 para a Sescoop/PR e 19 Fecoopar. Ela também discorreu sobre o cronograma de execução e acompanhamento das ações planejadas pelos funcionários.

**FIC** - Na sequência, o superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, e a gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Maria Emília Pereira Lima, fizeram uma apresentação sobre o Programa Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC). O Sistema Ocepar está aderindo ao FIC e, na ocasião, foi divulgado o calendário de implantação das ações na entidade. O lançamento oficial está previsto para ocorrer no dia 25 de maio. Trata-se de uma iniciativa idealizada pelo Sescoop Nacional, desenvolvida com a participação do Sescoop/PR, cujo objetivo é estimular a busca constante do bem-estar e da qualidade de vida dos funcionários, a fim de que eles se desenvolvam como pessoas e profissionais mais felizes, propiciando meios para que possam atingir esse objetivo. O FIC será implantado pelo Sistema Ocepar em parceria com a Pluricoop – Cooperativa de Gestão e Treinamento e Espaço Sou Arte. No Paraná, o programa já foi implementado em sete cooperativas singulares do Sistema Sicoob, na Cocamar, Frísia, Lar e Capal. E está em fase de implantação na Cooperante, Unimed Curitiba, Cresol e Coopertradição.

**Nova identidade** - Já o coordenador de Comunicação Social do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, falou sobre a nova identidade visual que está sendo adotada pela entidade. Segundo ele, seguindo orientações da diretoria executiva e do Sistema OCB, “todas as 27 organizações estaduais passaram a utilizar a mesma arquitetura da marca de forma sistêmica. A partir de hoje, a logo das três casas, Ocepar, Fecoopar e Sescoop/PR passarão a ser identificada com a cor azul apenas e sem a cor no logotipo em forma de esfera que tem os dois pinheiros como identificação. Foi uma opção adotada pela diretora da OCB e recomendada que todos os demais estados também seguissem este novo formato”. Milléo lembrou que a mudança será gradativa de todos os materiais de divulgação. “Importante que cada colaborador que visite as cooperativas filiadas, também façam esta observação das mudanças realizadas. Vamos informar também a todos os gestores de comunicação das cooperativas sobre essas alterações, especialmente no que diz respeito a cor a ser utilizada e das logomarcas”.

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

 

 

 [![Fórum FIC destaca a importância do autocuidado e da saúde mental no trabalho ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/fic_destaque_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/forum-fic-destaca-a-importancia-do-autocuidado-e-da-saude-mental-no-trabalho)  09/10/2026 11:23

 

 

 [![Outubro Rosa: especialista fala sobre autocuidado e prevenção](https://paranacooperativo.coop.br/images/default.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/outubro-rosa-especialista-fala-sobre-autocuidado-e-prevencao)  09/10/2026 11:14

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2023-04-14T11:48:03Z",
            "datePublished": "2023-04-14T11:48:03Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "SISTEMA OCEPAR I: Diretoria executiva realiza primeira reunião de planejamento após a recondução do presidente...",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/sistema-ocepar-i-diretoria-executiva-realiza-primeira-reuniao-de-planejamento-apos-a-reconducao-do-presidente-ricken-ao-cargo-146251"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/sistema-ocepar-i-diretoria-executiva-realiza-primeira-reuniao-de-planejamento-apos-a-reconducao-do-presidente-ricken-ao-cargo-146251"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

