---
title: SICOOB: Fomento Paraná amplia pontos para atender empresários  | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sicoob-fomento-parana-amplia-pontos-para-atender-empresarios-92106
language: pt-BR
date: 2012-10-09T11:53:39Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sicoob-fomento-parana-amplia-pontos-para-atender-empresarios-92106. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1222
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sicoob-fomento-parana-amplia-pontos-para-atender-empresarios-92106. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  SICOOB: Fomento Paraná amplia pontos para atender empresários 

A Fomento Paraná e o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) firmaram uma parceria pela qual as 110 agências do Sicoob espalhadas pelo Paraná atuarão como correspondentes da Fomento, oferecendo aos cooperados as linhas de crédito do Banco do Empreendedor. O Sicoob é composto de cooperativas singulares e centrais de crédito. O convênio foi assinado durante a 22ª Conferência Anual da Faciap, em Foz do Iguaçu, na manhã do dia 1 de outubro.

**Taxa de juros** - Atualmente, a Fomento Paraná oferece taxa de juros subsidiada para empresários que aderem ao programa Bom Negócio Paraná/Banco do Empreendedor e para aqueles empresários que buscam a capacitação e o crédito orientado, de apenas 0,55 % ao mês.

**Momento histórico** - Jefferson Nogaroli, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e presidente da Central/Sicoob, classificou a assinatura do convênio entre as duas empresas como momento histórico. “O Governo do Estado está firmando parceria estratégica com o setor produtivo e buscando fomentar a economia, gerar emprego e renda além de mostrar o que os empresários paranaenses são capazes de fazer, quando encontram, no governo do estado, um braço amigo”, enfatizou Nogaroli. (*Informativo Sicoob Central PR*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-10-09T11:53:39Z",
            "datePublished": "2012-10-09T11:53:39Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "SICOOB: Fomento Paraná amplia pontos para atender empresários ",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/sicoob-fomento-parana-amplia-pontos-para-atender-empresarios-92106"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/sicoob-fomento-parana-amplia-pontos-para-atender-empresarios-92106"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

