---
title: SICOOB CREDICAPITAL: Ciência de dados para pecuária leiteira vai facilitar acesso a crédito com menores taxas | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sicoob-credicapital-ciencia-de-dados-para-pecuaria-leiteira-vai-facilitar-acesso-a-credito-com-menores-taxas-139245
language: pt-BR
date: 2022-02-16T12:06:37Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sicoob-credicapital-ciencia-de-dados-para-pecuaria-leiteira-vai-facilitar-acesso-a-credito-com-menores-taxas-139245. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 2065
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sicoob-credicapital-ciencia-de-dados-para-pecuaria-leiteira-vai-facilitar-acesso-a-credito-com-menores-taxas-139245. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  SICOOB CREDICAPITAL: Ciência de dados para pecuária leiteira vai facilitar acesso a crédito com menores taxas 

![sicoob 16 02 2022](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2022/noticias/02/16/sicoob/sicoob_16_02_2022.webp)O uso de tecnologias no campo é uma realidade que tem promovido maior precisão e previsibilidade para reduzir riscos e perdas. No oeste do Paraná, um programa inédito no Brasil faz uso da ciência de dados para aproximar produtores de leite, laticínios e o Sicoob Credicapital. O objetivo da parceria é oferecer consultoria, reduzir a burocracia na liberação de crédito e garantir taxas mais atrativas. A tecnologia funciona por meio de uma solução de gestão de dados e conhecimento chamada SobControle Fazenda, que foi desenvolvida pela empresa RERUM e está em fase de implantação no Laticínio Santa Helena, em Cascavel (PR).

Já utilizado por empresas de grande porte do mercado nacional, nos mais variados segmentos, o SobControle Fazenda viabiliza soluções que permitem agregar, analisar e apresentar informações em tempo real sobre as atividades dentro da propriedade, bem como o compartilhamento delas com parceiros, gerando possibilidade de antever mudanças e problemas.

Por meio do software, é possível coletar dados zootécnicos, de saúde, consumo, manejo e produção. Isso permite que o produtor tenha controle total das atividades da rotina da propriedade, acesse gráficos e relatórios gerados com o uso de inteligência artificial, que podem servir de apoio na tomada de decisão e diminuir consideravelmente os riscos e perdas. O pecuarista conta ainda com o serviço de monitoramento e suporte de uma equipe multidisciplinar.

**Benefícios para o pecuarista no Sicoob Credicapital** - A proposta é que, com o compartilhamento de informações em tempo real e confiabilidade dos dados, os produtores associados a laticínios credenciados ao Sicoob Credicapital utilizem os relatórios gerados pelo software para solicitar crédito e planejar investimentos futuros. Isso porque a cooperativa vai receber diretamente do laticínio a informação de quanto o produtor de leite que está solicitando crédito tem a receber, como também uma previsão futura do leite a ser captado. Com base nisso, vai trabalhar as políticas de crédito para entregar uma solução mais rápida e simples, evitando a burocracia.

“A tecnologia é voltada para pecuaristas de qualquer porte, mas tem gerado grande diferença para aqueles que produzem entre 200 e 1.000 litros de leite/dia. Estudos de viabilidade já realizados indicaram que os pecuaristas que fizeram investimentos baseados nos dados e direcionados às áreas orientadas tiveram um acréscimo de rentabilidade mínimo de 30%”, destaca o gestor da SobControle Fazenda, Carlos Lima. O produtor vai ter mais segurança, por contar com um software de gestão e controles zootecnicos de apoio para planejar o crescimento do negócio, o latícinio ganha por ter um parceiro financeiro para apoiar seus associados e a cooperativa ganha mais segurança, ao reduzir o risco nas operações”, explica o diretor administrativo financeiro do Sicoob Credicapital, Leandro Kuhl.

Nesta fase inicial do projeto, o benefício está disponível para um grupo de 20 pecuaristas do Laticínio Santa Helena. Para o Nestor Garcia Marques, Sócio Administrador do latícinio Santa Helena, essa parceria beneficiará muito os produtores. “Com esse software os produtores de leite não vão precisar ir até a cooperativa, pois já terão uma linha de crédito pré-aprovada com base na produção de leite. Além disso, com as informações fornecidas pelo software vão poder fazer uma melhor gestão da propriedade e, consequentemente, aumentar a produção de leite, possibilitando que o laticínio possa atender ainda mais clientes. É uma parceria que vai beneficiar todas as partes: produtor, laticínio e cooperativa”, explica.

A cooperativa pretende firmar novas parcerias com outros laticínios, para ampliar o programa e assim, apoiar o desenvolvimento da bacia leiteira do Oeste do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, que são as regiões de atuação do Sicoob Credicapital. (Imprensa Sicoob Credicapital)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2022-02-16T12:06:37Z",
            "datePublished": "2022-02-16T12:06:37Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "SICOOB CREDICAPITAL: Ciência de dados para pecuária leiteira vai facilitar acesso a crédito com menores taxas",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2022\/noticias\/02\/16\/sicoob\/thumbnails\/thumb_sicoob_16_02_2022.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "SICOOB CREDICAPITAL: Ciência de dados para pecuária leiteira vai facilitar acesso a crédito com menores taxas",
                    "width": 600,
                    "height": 450
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/sicoob-credicapital-ciencia-de-dados-para-pecuaria-leiteira-vai-facilitar-acesso-a-credito-com-menores-taxas-139245"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/sicoob-credicapital-ciencia-de-dados-para-pecuaria-leiteira-vai-facilitar-acesso-a-credito-com-menores-taxas-139245"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

