---
title: SESCOOP-PR: Os desafios e o papel dos profissionais de RH estão em debate | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sescoop-pr-os-desafios-e-o-papel-dos-profissionais-de-rh-estao-em-debate-25272
language: pt-BR
date: 2012-05-10T11:14:22Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sescoop-pr-os-desafios-e-o-papel-dos-profissionais-de-rh-estao-em-debate-25272. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1564
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sescoop-pr-os-desafios-e-o-papel-dos-profissionais-de-rh-estao-em-debate-25272. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  SESCOOP-PR: Os desafios e o papel dos profissionais de RH estão em debate 

> Modernizar a relação entre capital e trabalho é um dos grandes desafios do cooperativismo paranaense. A opinião é do superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa, que conduziu na manhã desta sexta-feira (06/06), a abertura do II Fórum de RH das Cooperativas Paranaenses. "O cooperativismo, que já vem se modernizando em várias áreas, precisa adotar novas ferramentas na gestão de pessoas, mirando-se no exemplo de grandes empresas que já adoram práticas modernas", disse Nelson Costa, lançando como proposta que, ao final do evento de hoje, os participantes criem um grupo de trabalho para estudar o assunto e propor soluções.
> 
> **Informação e integração** - Realizado na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, o II Fórum de RH das Cooperativas paranaenses é resultado de uma parceria entre o Sescoop-PR e o ARHCO. O evento reúne 40 participantes, entre gerentes, supervisores, administradores, analistas, assistentes e demais profissionais ligados à área de Recursos Humanos das cooperativas do Paraná. "O objetivo é, além de propiciar conhecimento, informação e a discussão em torno de assuntos de gestão de pessoas, promover a integração e a troca de experiências entre as cooperativas do Estado", disse Andréa Maria Girotto, coordenadora do ARHCO - Administradores de RH de Cooperativas. De acordo com Andréa, é importante que os profissionais da área reflitam sobre o seu papel, inclusive, no processo de tomada de decisões das cooperativas. "O RH é importantíssimo porque é a área que entende de gestão de pessoas", afirma.
> 
> **Reflexão** - Para ajudar os profissionais a refletirem sobre o seu papel e os desafios da área, foram programados para o Fórum três palestras: "Aprimorando o Papel do Profissional de RH como Agente de Mudanças", ministrada pelo consultor Geraldo Fialho; "A prática do Feedback e a Aplicação da Avaliação de Desempenho", com o consultor Rogério Leme; e "Implementação de uma Universidade Corporativa", com a consultora Marisa Eboli. A programação também inclui a apresentação do case "Académie Acoor Latin América", com Valquíria Orlando Duarte Roman. "O exemplo prático é muito interessante, porque demonstra a importância da educação corporativa e os resultados que podem ser obtidos", afirma Andréa Maria Girotto. Para o consultor Geraldo Fialho, a realização do Fórum é importante porque induz à reflexão. "E ao refletir sobre nossas ações, chegamos a algumas respostas, mas também a algumas indagações, como o que é mecânico e o que é humano. E ao final do dia, esperamos atingir o sonho de consumo de qualquer palestrante, que é despertar potencialidades", disse.

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Cooperativas do Paraná entre as 100 maiores do Sul](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/amanha/1amanha_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/cooperativas-do-parana-entre-as-100-maiores-do-sul)  14/10/2026 12:24

 

 

 [![Sistema Ocepar orienta cooperativas sobre o acordo entre a ANTT e a Confederação Nacional de Seguradoras](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/transporte/transporte_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-orienta-cooperativas-sobre-o-acordo-entre-a-antt-e-a-confederacao-nacional-de-seguradoras)  14/10/2026 12:09

 

 

 [![Evento comemorativo ao Dia das Crianças proporciona momentos de alegria e integração ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/crianca/918dia_crianca_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/evento-comemorativo-ao-dia-das-criancas-proporciona-momentos-de-alegria-e-integracao)  14/10/2026 12:00

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T11:14:22Z",
            "datePublished": "2008-06-06T11:39:53Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "SESCOOP-PR: Os desafios e o papel dos profissionais de RH estão em debate",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/sescoop-pr-os-desafios-e-o-papel-dos-profissionais-de-rh-estao-em-debate-25272"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/sescoop-pr-os-desafios-e-o-papel-dos-profissionais-de-rh-estao-em-debate-25272"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

