---
title: SESCOOP/PR I: Profissionais de cooperativas de crédito participam de MBA | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sescoop-pr-i-profissionais-de-cooperativas-de-credito-participam-de-mba-12306
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:04:21Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sescoop-pr-i-profissionais-de-cooperativas-de-credito-participam-de-mba-12306. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1187
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sescoop-pr-i-profissionais-de-cooperativas-de-credito-participam-de-mba-12306. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  SESCOOP/PR I: Profissionais de cooperativas de crédito participam de MBA 

> O Sescoop/PR promoveu na última sexta-feira (26/06), no Hotel Crystal, em Londrina, aula inaugural do MBA em Gestão Financeira para Cooperativas de Crédito. O curso será realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Quarenta e sete profissionais de sete cooperativas de crédito das regiões Norte e Noroeste do Paraná participaram da abertura, que contou ainda com a presença de representantes da FGV e Sescoop/PR.
> 
> **Objetivo** - O curso tem por objetivo conhecer os desafios e tendências do cooperativismo de crédito no mercado brasileiro, por meio do conhecimento técnico e de competências de gestão, com ênfase na visão sistêmica do cooperativismo. Visa ainda mostrar a importância de se atuar com ética e responsabilidade social frente às incertezas e as rápidas mudanças do cenário financeiro, bem como, preparar futuras lideranças com visão política e estratégica do cooperativismo. Também tem como propósito desenvolver competências e habilidades para que a cooperativa possa atuar como planejadora financeira dos cooperados. O próximo módulo será realizado dias 24 e 25 de julho, abordando o tema Gestão de Pessoas.

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar entrega pautas estratégicas ao governador eleito Sérgio Moro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/diretoria/6diretoria_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-entrega-pautas-estrategicas-ao-governador-eleito-sergio-moro)  16/10/2026 11:59

 

 

 [![“Conexões que impulsionam” é tema de Encontro Estadual de Inovação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/inovacao/2inovacao_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/conexoes-que-impulsionam-e-tema-de-encontro-estadual-de-inovacao)  16/10/2026 11:52

 

 

 [![Aprovação da redução da jornada de trabalho no Senado é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-no-senado-e-o-destaque-da-semana)  16/10/2026 11:46

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:04:21Z",
            "datePublished": "2009-06-30T12:55:04Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "SESCOOP\/PR I: Profissionais de cooperativas de crédito participam de MBA",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/sescoop-pr-i-profissionais-de-cooperativas-de-credito-participam-de-mba-12306"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/sescoop-pr-i-profissionais-de-cooperativas-de-credito-participam-de-mba-12306"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

