---
title: Seminário da Cultura da Mandioca reúne mais de 700 produtores | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/seminario-da-cultura-da-mandioca-reune-mais-de-700-produtores-65636
language: pt-BR
date: 2012-05-11T11:09:12Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/seminario-da-cultura-da-mandioca-reune-mais-de-700-produtores-65636. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1249
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/seminario-da-cultura-da-mandioca-reune-mais-de-700-produtores-65636. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Seminário da Cultura da Mandioca reúne mais de 700 produtores 

 Mais de 700 produtores participaram do Seminário da Cultura da Mandioca, realizado pela Copagra na ultima sexta-feira (14), em Nova Londrina. Conforme avaliação dos organizadores, isso representa uma demonstração de interesse pela cultura da mandioca, principalmente como alternativa para pequenos produtores, tendo em vista as características de solo e clima da região, a estratificação rural, com predominância das pequenas propriedades e a sua alta rentabilidade proporcionada pela reação positiva das cotações nos últimos dois anos. O evento contou com a participação do deputado federal Odílio Balbinotti, que intermediou a liberação de recursos para a realização do seminário e de mais três etapas realizadas em Cianorte, Marechal Candido Rondon e Paranavaí. Também participaram do evento o deputado federal Abelardo Lupion e o diretor-administrativo da Itaipu Binacional, Rubens Bueno.

**Preço mínimo** - Entre os assuntos abordados estava o preço mínimo de garantia para a nova safra, adotado pelas industrias, no valor de R$120,00 por tonelada, como compromisso do programa de Plantio Responsável da Mandioca, administrado pela ABAM - Associação Brasileira de Produtores de Amido de mandioca. O extremo-noroeste do Paraná consolida-se como a região maior produtora de mandioca do Estado. O município de Nova Londrina possui três indústrias de processamento, com capacidade diária de moagem de 1.250 toneladas/dia.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T11:09:12Z",
            "datePublished": "2004-05-17T13:33:22Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Seminário da Cultura da Mandioca reúne mais de 700 produtores",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/seminario-da-cultura-da-mandioca-reune-mais-de-700-produtores-65636"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/seminario-da-cultura-da-mandioca-reune-mais-de-700-produtores-65636"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

