---
title: SAÚDE: Maquete do Hospital Intercooperativo do Paraná da Unimed é apresentada no Show Rural | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/saude-maquete-do-hospital-intercooperativo-do-parana-da-unimed-e-apresentada-no-show-rural-151475
language: pt-BR
date: 2024-03-07T07:40:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/saude-maquete-do-hospital-intercooperativo-do-parana-da-unimed-e-apresentada-no-show-rural-151475. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1699
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/saude-maquete-do-hospital-intercooperativo-do-parana-da-unimed-e-apresentada-no-show-rural-151475. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


#  SAÚDE: Maquete do Hospital Intercooperativo do Paraná da Unimed é apresentada no Show Rural 

![unimed costa oeste 07 03 2024](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2024/noticias/03/07/unimed_costa_oeste/unimed_costa_oeste_07_03_2024.webp)A representação de uma das obras mais importantes para a saúde da população da região Oeste do Paraná foi apresentada ao público no Show Rural, evento realizado no período de 5 a 9 de fevereiro, na cidade de Cascavel. Trata-se da maquete do Hospital Intercooperativo do Paraná da Unimed, que foi colocada em exposição no estande montado pelo Biopark - Parque Tecnológico do Oeste do Paraná no evento, oportunidade em que todos puderam visualizar como será a estrutura da instituição dedicada a procedimentos de alta complexidade.

**Materialização de um sonho** - Segundo o diretor presidente da Unimed Costa Oeste, Hiroshi Nishitani, a maquete representa a materialização de um grande sonho que estão trabalhando há cerca de dois anos. “Essa maquete dá uma visibilidade mais concreta do que será este grande projeto. Nosso propósito é construir um hospital que venha a somar para a saúde da população, pois precisamos descentralizar a ida dos beneficiários para outras cidades próximas ou até mesmo para Londrina ou Curitiba. Precisamos trazer esses procedimentos mais complexos para a nossa região e esse hospital está sendo projetado, inclusive, para a cirurgia robótica”, destacou.

**Segunda etapa** - Além disso, a ação marcou o lançamento da segunda etapa do projeto. “Estamos avançando nesse projeto da Unimed e a maquete é uma representação do grandioso hospital que está sendo construído no Biopark \[localizado em Toledo (PR)\] e que trará muita saúde para a nossa região. Já concluímos a etapa de terraplanagem e estamos em contato diariamente com a Unimed sobre o avanço do projeto, que agora entra na fase de contratação da construtora que edificará o prédio”, ressaltou o presidente executivo do Biopark, Victor Donaduzzi.

**Inovação** - O fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi, frisou que a construção do hospital em uma área do Biopark reforça a ideia de um ecossistema de saúde em um território de inovação. “O hospital e outras empresas são as grandes âncoras do Biopark e para nós é fundamental o avanço do hospital de alta complexidade na região”, disse.

**Estrutura e especialidades** - O Hospital Intercooperativo do Paraná contará com 30 leitos para internamento, 20 leitos de UTI e uma área de reserva técnica para mais 60 leitos. O conceito arquitetônico moderno empregado no projeto respeita e prioriza a humanização dos pacientes, corpo clínico e funcionários, objetivando a recuperação e a assistência ao paciente.

**Contempladas** - Inicialmente as especialidades contempladas estarão ligadas à alta tecnologia como oncologia, neurologia, cirurgia vascular, ortopedia e cirurgia robótica.

**Abrangência** - O complexo de 11 mil metros quadrados deverá atender as regiões Oeste, Norte, Noroeste e Sudoeste do Estado, além de parte do Mato Grosso do Sul. O projeto, fruto da parceria da Unimed Federação do Estado do Paraná e da Unimed Costa Oeste com o Biopark - que doou um terreno de 20 mil metros quadrados – já soma investimentos na casa de R$ 90 milhões.

**Primeiro modelo** - Este é o primeiro modelo no Sistema Unimed de todo o país onde uma sociedade de cooperativas - a Unimed Federação do Estado do Paraná, que congrega 22 cooperativas sócias, e a cooperativa singular Unimed Costa Oeste - se forma para a construção de um hospital. A inauguração do Hospital Intercooperativo do Paraná da Unimed está prevista para o primeiro trimestre de 2026. (*Assessoria de Imprensa Unimed Costa Oeste*)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2024-03-07T07:40:00Z",
            "datePublished": "2024-03-07T07:40:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "SAÚDE: Maquete do Hospital Intercooperativo do Paraná da Unimed é apresentada no Show Rural",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2024\/noticias\/03\/07\/unimed_costa_oeste\/thumbnails\/thumb_unimed_costa_oeste_07_03_2024.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "SAÚDE: Maquete do Hospital Intercooperativo do Paraná da Unimed é apresentada no Show Rural",
                    "width": 600,
                    "height": 451
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/saude-maquete-do-hospital-intercooperativo-do-parana-da-unimed-e-apresentada-no-show-rural-151475"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/saude-maquete-do-hospital-intercooperativo-do-parana-da-unimed-e-apresentada-no-show-rural-151475"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

