---
title: SAÚDE II: Paraná registra 12.072 novos casos e nove óbitos pela Covid-19 | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/saude-ii-parana-registra-12-072-novos-casos-e-nove-obitos-pela-covid-19-138857
language: pt-BR
date: 2022-01-18T07:29:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/saude-ii-parana-registra-12-072-novos-casos-e-nove-obitos-pela-covid-19-138857. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1430
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/saude-ii-parana-registra-12-072-novos-casos-e-nove-obitos-pela-covid-19-138857. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


![saude II 18 01 2022](https://paranacooperativo.coop.br/images/unidades/pr/comunicacao/2022/noticias/01/18/saude_ii/saude_II_18_01_2022.jpg)A Secretaria de Estado da Saúde divulgou, nesta segunda-feira (17/01), mais 12.072 casos confirmados e nove mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Eles são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas, que é de 6.695 casos e três óbitos.

**Soma** - Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.701.411 casos confirmados e 40.716 mortos pela doença.

**Meses** - Os casos desta data são de janeiro (11.124) de 2022; dezembro (7), novembro (6), setembro (1), agosto (2), julho (3), junho (3), maio (3), abril (3), março (13), fevereiro (51) e janeiro (211) de 2021; e dezembro (210), novembro (161), outubro (54), setembro (30), agosto (57) julho (68), junho (34), maio (9), abril (20) e março (2) de 2020. Os óbitos data são de janeiro (7) de 2022, março (1) e abril (1) de 2021.

**Monitoramento** - A Sesa está monitorando a situação epidemiológica do Paraná e o crescimento no número de casos diários divulgados pela pasta. Neste momento, o aumento está diretamente ligado com a maior circulação de pessoas em todo o Estado, devido às festividades de fim de ano.

**Atraso** - Além disso, deve-se considerar um atraso no envio de amostras para os laboratórios credenciados do Estado como o Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR) e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) na última semana, também relacionado com os recessos e feriados.

**Medidas de prevenção** - A secretaria reforça que as medidas de prevenção como uso de máscaras, lavagem das mãos e uso do álcool em gel permanecem sendo necessárias, juntamente com a continuidade da vacinação contra a Covid-19.

**Internados** - 65 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados em leitos SUS (24 em UTIS e 41 em leitos clínicos/enfermariaS) e nenhum em leitos da rede particular (UTI ou leitos clínicos/enfermaria).

**Exames** - Há outros 833 pacientes internados, 314 em leitos de UTI e 519 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

**Óbitos** - A Sesa informa a morte de mais nove pacientes. São duas mulheres e sete homens, com idades que variam entre 27 e 91 anos. Os óbitos ocorreram entre 24 de março de 2021 e 17 de janeiro de 2022.

**Municípios** - Os pacientes que foram a óbito residiam em: Ponta Grossa (3), Paiçandu, Marumbi, Maringá, Jacarezinho, Foz do Iguaçu e Colombo.

**Fora do Paraná** - O monitoramento da Sesa registra 8.158 casos de residentes de fora do Estado, 224 pessoas foram a óbito. (*Agência de Notícias do Paraná*)

Confira o informe completo clicando [***AQUI***](https://paranacooperativo.coop.br/images/informe_epidemiologico_17_01_2022.pdf).

Confira o relatório de ajustes e exclusões [AQUI](https://paranacooperativo.coop.br/images/relatorio_de_alteracoes_-_17_01_2022.docx) .

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2022-01-18T07:29:00Z",
            "datePublished": "2022-01-18T07:29:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "SAÚDE II: Paraná registra 12.072 novos casos e nove óbitos pela Covid-19",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/saude-ii-parana-registra-12-072-novos-casos-e-nove-obitos-pela-covid-19-138857"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/saude-ii-parana-registra-12-072-novos-casos-e-nove-obitos-pela-covid-19-138857"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

