---
title: SANIDADE: Reconhecimento chinês da área livre abre nova perspectiva para o setor | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sanidade-reconhecimento-chines-da-area-livre-abre-nova-perspectiva-para-o-setor-15309
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:37:07Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sanidade-reconhecimento-chines-da-area-livre-abre-nova-perspectiva-para-o-setor-15309. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1285
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/sanidade-reconhecimento-chines-da-area-livre-abre-nova-perspectiva-para-o-setor-15309. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  SANIDADE: Reconhecimento chinês da área livre abre nova perspectiva para o setor 

> O reconhecimento chinês de mais 13 unidades da federação como áreas livres de febre aftosa com vacinação abre mais uma perspectiva para o mercado de carnes bovina e suína do Brasil, segundo o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. "A China, hoje, é o nosso maior comprador de produtos agropecuários e esse reconhecimento é ótimo, mas é o início de um processo", afirmou o ministro, referindo-se à possível habilitação de plantas frigoríficas. De acordo com Stephanes, após a oficialização desse reconhecimento, técnicos chineses ainda devem vir ao País para inspecionar estabelecimentos de abate.
> 
> **Parceiro** - No último mês, o governo brasileiro foi comunicado que aquele país asiático havia reconhecido toda a área livre de aftosa com vacinação do Brasil, incluindo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Bahia, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Centro-Sul do Pará e Distrito Federal. Já tinham essa condição perante a China, Acre, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, único estado livre da doença sem vacinação. Stephanes destacou, ainda, o interesse do maior parceiro comercial brasileiro na área agrícola. "O governo chinês entende que o Brasil é um dos países que pode ajudá-lo na segurança alimentar para o futuro", frisou. Em janeiro, o ministro recebeu missões de duas empresas chinesas, interessadas em investimento no agronegócio. *(Assessoria Mapa)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Encontro Estadual de Inovação será realizado quinta e sexta-feira, com o tema “Conexões que impulsionam” ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/22/inovacao/desataque_encontro_inovacao_22_09_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/encontro-estadual-de-inovacao-sera-realizado-quinta-e-sexta-feira-com-o-tema-conexoes-que-impulsionam)  13/10/2026 10:59

 

 

 [![Gazeta do Povo destaca investimentos feitos pelas cooperativas para atrair mão de obra](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/13/gazeta_do_povo/gazeta_destaque_13_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/gazeta-do-povo-destaca-investimentos-feitos-pelas-cooperativas-para-atrair-mao-de-obra)  13/10/2026 10:53

 

 

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:37:07Z",
            "datePublished": "2010-02-04T12:44:11Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "SANIDADE: Reconhecimento chinês da área livre abre nova perspectiva para o setor",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/sanidade-reconhecimento-chines-da-area-livre-abre-nova-perspectiva-para-o-setor-15309"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/sanidade-reconhecimento-chines-da-area-livre-abre-nova-perspectiva-para-o-setor-15309"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

