---
title: RIO GRANDE DO SUL: Estado comemora Dia Estadual do Leite | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/rio-grande-do-sul-estado-comemora-dia-estadual-do-leite-34352
language: pt-BR
date: 2012-05-10T15:55:09Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/rio-grande-do-sul-estado-comemora-dia-estadual-do-leite-34352. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1646
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/rio-grande-do-sul-estado-comemora-dia-estadual-do-leite-34352. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  RIO GRANDE DO SUL: Estado comemora Dia Estadual do Leite 

O Rio Grande do Sul comemorou ontem (20/09) pela primeira vez, o Dia Estadual do Leite, com o objetivo de difundir os benefícios da dieta à base do produto à população, em especial aos estudantes. Para isso, há mobilização de escolas e organizações públicas e privadas para conscientizar a população da importância do consumo de leite e dos demais produtos lácteos, informa o coordenador do Programa Estadual para o Desenvolvimento do Setor Lácteo - Prodelact, Darcy Bittencourt. A data foi proposta pelo Sindicato gaúcho das Indústrias de Laticínios - SindiLat/RS, em conjunto com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA), em 2004.

 **Comemoração** - O projeto apresentado pelo deputado Wilson Covatti, na época presidente da Assembléia Legislativa, foi aprovado e sancionado pelo governador em 3 de novembro de 2005 (Lei 12.365), que fixou a terceira quarta-feira do mês de setembro como o dia estadual do leite. A comemoração é baseada em data instituída pela Unesco e muito difundida pelo mundo, o Dia do Leite na Escola, também comemorada na terceira quarta-feira do mês de setembro. O presidente da Cooperativa Sul Rio-Grandense de Laticínios - Cosulati, Arno Kopereck, destaca que o leite é o alimento mais completo ao ser humano e para isso é importante divulgar a importância do produto e conscientizar a população sobre os benefícios do seu consumo.

 **Saúde** - “Está provado que a criança que consome leite até os seis anos, além de um desenvolvimento melhor, fica menos suscetível a doenças”. Kopereck destaca para a necessidade de envolvimento do Poder Público em campanhas de conscientização. De acordo com o SindiLat/RS, em comparação com outras bebidas consumidas no país, o leite (fluído) está em quarto lugar com 40 litros por pessoa ao ano. É necessário reunir nove pessoas para tomar um litro de leite ao dia. Em primeiro lugar está a cerveja, com 68 litros ao ano, seguida pelo café, 61 litros ao ano e o refrigerante, 55 litros ano. A recomendação do Ministério da Saúde para crianças até dez anos é de consumo de 146 litros por ano e 256 litros para adolescentes, entre dez e 19 anos. Para adultos, entre 20 e 60 anos, e idosos acima de 60 anos, a recomendação é de 219 litros por ano.

 **Saiba mais** - O leite é a principal fonte de cálcio na alimentação humana, assegura dentes e ossos fortes. É importante da gestação à terceira idade, maior aliado no combate à osteoporose; No Rio Grande do Sul, 74.118 famílias (300 mil pessoas) têm no produto sua base de renda mensal; O estado é o terceiro maior produtor do Brasil com sete milhões de litros por dia e campeão em produtividade com 2.250 litros por vaca ao ano; A indústria gaúcha possui 232 empresas e gera 686.904 empregos diretos e indiretos. Cada R$ 1 milhão investido gera 197 empregos. Exporta para mais de 25 países; De 2005 a 2007, o setor investe R$ 300 milhões em ampliação e construção de unidades. *(Diário Popular/RS, adaptado pela Equipe Milknet)*



 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T15:55:09Z",
            "datePublished": "2006-09-21T11:51:26Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "RIO GRANDE DO SUL: Estado comemora Dia Estadual do Leite",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/rio-grande-do-sul-estado-comemora-dia-estadual-do-leite-34352"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/rio-grande-do-sul-estado-comemora-dia-estadual-do-leite-34352"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

