---
title: REUNIÃO INSTITUCIONAL:  Sistema Uniprime e Ocepar debatem indicadores e desafios para o ramo crédito | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/reuniao-institucional-sistema-uniprime-e-ocepar-debatem-indicadores-e-desafios-para-o-ramo-credito-137225
language: pt-BR
date: 2021-10-14T20:33:36Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/reuniao-institucional-sistema-uniprime-e-ocepar-debatem-indicadores-e-desafios-para-o-ramo-credito-137225. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1373
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/reuniao-institucional-sistema-uniprime-e-ocepar-debatem-indicadores-e-desafios-para-o-ramo-credito-137225. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  REUNIÃO INSTITUCIONAL: Sistema Uniprime e Ocepar debatem indicadores e desafios para o ramo crédito 

Na manhã desta quinta-feira (14/10), representantes do Sistema Uniprime e da Ocepar realizaram reunião institucional para avaliar os indicadores econômicos do setor em 2021. Participaram do encontro online, o superintendente da Central Uniprime, Evandro Carlos Gasparetto, e os gerentes Alexsander Pelozo, Adão Guimarães Santos Júnior e Adriana Gazzaeno. O Sistema Uniprime é formado por uma central e cinco cooperativas singulares. Em 2020, teve um faturamento de R$ 401,4 milhões. Atualmente, o Sistema tem 49.311 cooperados e 640 funcionários. A gerente do Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), Maria Emilia Pereira Lima, e o analista técnico Jessé Aquino Rodrigues apresentaram os dados da autogestão e dos programas de capacitação e treinamento.

**O ramo crédito –** Os indicadores do Sistema Ocepar mostram que o ramo crédito teve um crescimento de 15% no número de cooperados em 2020, o que significou a adesão de 293 mil pessoas ao setor. Formado por 56 cooperativas, que congregam no total 2,3 milhões de associados, o ramo teve um faturamento de R$ 7,8 bilhões no ano passado, alta de 1,77%. As cooperativas de crédito possuem cerca de 1.000 pontos de atendimento, cobrindo quase 90% dos municípios paranaenses.

**O Sistema Uniprime** – O Sistema Uniprime está presente nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso representando e organizando 5 cooperativas singulares: Uniprime Centro-Oeste do Brasil, Uniprime Iguaçu, Uniprime Pioneira, Uniprime Sul MS e Uniprime do Brasil.

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Revista Paraná Cooperativo traz um balanço das eleições 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/revista/pr_cooperativo_30_10_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/revista-parana-cooperativo-traz-um-balanco-das-eleicoes-2027)  30/10/2026 12:11

 

 

 [![Fórum Agronômico alerta sobre manejo da lavoura, seguro e cuidados pós-colheita](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/fotos_destaque/foto_destaque_forum_30_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/forum-agronomico-ii)  30/10/2026 12:08

 

 

 [![ Gerente da C.Vale é a convidada da semana do OceparCast](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/oceparcast/podcast_29_06_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/gerente-da-c-vale-e-a-convidada-da-semana-do-oceparcast)  30/10/2026 12:03

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2021-10-14T20:33:36Z",
            "datePublished": "2021-10-14T09:05:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "REUNIÃO INSTITUCIONAL:  Sistema Uniprime e Ocepar debatem indicadores e desafios para o ramo crédito",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2021\/noticias\/10\/14\/reuniao_institucional\/thumbnails\/thumb_1reuniao_institucional_14_10_2021.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "REUNIÃO INSTITUCIONAL:  Sistema Uniprime e Ocepar debatem indicadores e desafios para o ramo crédito",
                    "width": 600,
                    "height": 271
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/reuniao-institucional-sistema-uniprime-e-ocepar-debatem-indicadores-e-desafios-para-o-ramo-credito-137225"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/reuniao-institucional-sistema-uniprime-e-ocepar-debatem-indicadores-e-desafios-para-o-ramo-credito-137225"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

