---
title: REUNIÃO DA DIRETORIA: Vice-presidente do BRDE visita a Ocepar | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/reuniao-da-diretoria-vice-presidente-do-brde-visita-a-ocepar-26082
language: pt-BR
date: 2012-05-10T11:22:44Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/reuniao-da-diretoria-vice-presidente-do-brde-visita-a-ocepar-26082. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1411
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/reuniao-da-diretoria-vice-presidente-do-brde-visita-a-ocepar-26082. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  REUNIÃO DA DIRETORIA: Vice-presidente do BRDE visita a Ocepar 

> Aproveitando a presença dos dirigentes cooperativistas na 17ª Reunião Ordinária da Diretoria da Ocepar, o vice-presidente do BRDE, José Moraes Neto, visitou na manhã desta segunda-feira (11.08), a sede da Ocepar, em Curitiba. Moraes Neto, que assumiu a diretoria do BRDE em junho deste ano, atendeu a um convite do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, e compareceu à reunião mensal da diretoria da Ocepar com o objetivo de se apresentar aos dirigentes cooperativistas do Estado. "Esta é a primeira visita que faço à Ocepar, desde que o governador Requião indicou meu nome para assumir uma diretoria do banco. A finalidade da visita é reencontrar antigos parceiros do banco, que são as cooperativas, e também ver onde podemos avançar nessa parceria que já dura várias décadas", afirmou Moraes Neto, ao lembrar que o BRDE foi criado na década de 60 e, desde então, vem apoiando às cooperativas. "O Paraná se orgulha do seu sistema cooperativista e o BRDE se sente honrado em ter participado da sua história. Atualmente, as cooperativas são clientes importantes para o banco e, principalmente, são os principais motores do desenvolvimento agropecuário do Estado. Sem o envolvimento das cooperativas, o Paraná não teria a pujança que hoje tem o seu agronegócio e a sua agricultura", disse.
> 
> **Anúncio** - O vice-presidente também aproveitou a ocasião para lembrar que o banco tem um orçamento aprovado para o segundo semestre de R$ 900 milhões, sendo que boa parte destes recursos irão financiar as atividades das cooperativas. "Mas a grande novidade que trouxe hoje é que o BRDE está autorizado, desde a semana passada pelo Banco Central, a operar nos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde as cooperativas do Paraná têm interesses e negócios. Acredito que isto será mais um motivo para avançarmos na parceria que o banco mantém com as cooperativas, considerando que agora podemos financiar atividades produtivas nesses dois estados", disse.

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Presidente do Conselho Deliberativo da Ocepar fala de cooperativismo na TV Evangelizar](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/fotos_destaque/evangelizar_destaque_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/presidente-do-conselho-deliberativo-da-ocepar-fala-de-cooperativismo-na-tv-evangelizar)  26/10/2026 12:31

 

 

 [![Orçamento de 2027 foi um dos temas em pauta na reunião do Conselho Administrativo do Sescoop/PR](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/sescoop/1sescoop_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/orcamento-de-2027-foi-um-dos-temas-em-pauta-na-reuniao-do-conselho-administrativo-do-sescoop-pr)  26/10/2026 12:26

 

 

 [![Fórum terá apresentação de indicadores de maturidade de auditoria interna; evento inicia nesta terça-feira](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/25/forum_auditores/forum_auditores_internos_24_09_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/forum-tera-apresentacao-de-indicadores-de-maturidade-de-auditoria-interna-evento-inicia-nesta-terca-feira)  26/10/2026 12:06

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T11:22:44Z",
            "datePublished": "2008-08-11T13:02:47Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "REUNIÃO DA DIRETORIA: Vice-presidente do BRDE visita a Ocepar",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/reuniao-da-diretoria-vice-presidente-do-brde-visita-a-ocepar-26082"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/reuniao-da-diretoria-vice-presidente-do-brde-visita-a-ocepar-26082"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

