---
title: Reunião com Cheida definiu encaminhamento da questão ambiental | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/reuniao-com-cheida-definiu-encaminhamento-da-questao-ambiental-66403
language: pt-BR
date: 2012-05-11T11:21:02Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/reuniao-com-cheida-definiu-encaminhamento-da-questao-ambiental-66403. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 2008
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/reuniao-com-cheida-definiu-encaminhamento-da-questao-ambiental-66403. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Reunião com Cheida definiu encaminhamento da questão ambiental 

 Durante reunião realizada nesta quarta-feira (25/08) entre representantes da Ocepar, Faep, Fiep, Seab, Ibama, o Ministério Público e o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, buscou-se novas alternativas para solucionar as questões relacionadas com as exigências ambientais do Decreto 3.310, de julho deste ano, e atos acessórios. A Ocepar foi representada na reunião pelo superintendente José Roberto Ricken e pelo superintendente adjunto Nelson Costa. Documento assinado pela Federação da Agricultura, pela Fiep e pela própria Ocepar, expondo toda a problemática ambiental que afeta o setor produtivo, foi entregue ao secretário e discutido exaustivamente.

**Reunião positiva** - O superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, afirmou que a reunião foi muito positiva. "Tivemos a oportunidade de apresentar o documento e acredito que avançamos em busca de uma solução de bom senso, sem prejuízo ao meio ambiente. O resultado da reunião nos deu esse entendimento", comentou Ricken, frisando que "há uma disposição das autoridades em analisar as propostas apresentadas". Ainda segundo o superintendente da Ocepar, é importante que a legislação ambiental seja exeqüível. "Não basta termos uma legislação, é preciso analisar se é possível o produtor cumpri-la e ver se ele tem que ser responsável por tudo. A sociedade e o setor urbano, que é o maior poluidor, também têm a sua responsabilidade", afirmou.

**Temas em discussão** - O documento com propostas do setor produtivo propõe alternativas de solução a quatro temas principais, com diversos sub-itens: Decreto 3.320/23004; Licenciamento Ambiental; Fiscalização do Ibama; e Resolução Estadual Sema 041/02. Segundo o documento, o Decreto 3.320 cria novas dificuldades às empresas, gerando demandas não previstas em lei maior. A correspondência que encaminha o documento mostra preocupação com os procedimentos do IAP na renovação e liberação de novas licenças ambientais. "Além da demora na análise dos pedidos, está havendo imposição para que os armazéns e revenda de agrotóxicos sejam realocados para áreas não urbanas, diretriz essa que não encontra amparo legal na legislação vigente". Também reclama das autuações contra empresas e cooperativas pela falta das licenças ambientais, mesmo quando é apresentado o protocolo de solicitação ao IAP. A demora na análise dos pedidos de licenciamento ambiental é outro assunto explicitado na correspondência assinada pelos presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, da Faep, Ágide Meneguette, e da Fiep, Rodrigo Rocha Loures.

**Grupo de trabalho** - Na reunião de ontem ficou definido que será criado um grupo de trabalho integrado por representantes das diversas instituições, que avançará na avaliação das propostas, com objetivo de se chegar a um consenso. E no próximo dia 1o de setembro será realizada uma nova reunião, com o objetivo de discutir as propostas em relação ao licenciamento das unidades de armazenamento de insumos . Um grupo de trabalho coordenado pelo presidente do Ibama tem prazo até dia 13 de setembro para discutir e definir a regulamentação do decreto e outras propostas do documento.

**Seguir a lei federal** - Um documento com nove páginas, contendo uma análise da Ocepar, Faep e Ocepar, da legislação estadual e postura dos órgãos ambientais do Paraná em relação com o licenciamento ambiental. Uma das questões mais sérias está relacionada com o Decreto 3.320, que veda a emissão de documentos pelo Instituto Ambiental do Paraná enquanto não for regularizada a reserva legal e a área de preservação permanente em imóveis rurais. "O IAP está sendo mais rigoroso que a própria legislação federal", afirma o documento, lembrando que a MP 2166-67 estipula um prazo maior. Além disso, argumenta que a legislação estadual e federal não vedam o direito do proprietário ao acesso a documentos dos órgãos ambientais se não estão rigorosamente em dia com a recomposição de áreas de reserva legal e preservação permanente.

**Compensação da reserva legal** - As organizações de classe também não concordam com a forma proposta pelo decreto estadual para compensação da reserva florestal legal, pois "não existem em lei federal e estadual". E como a lei federal que a reserva legal pode ser recomposta na mesma bacia hidrográfica e no mesmo bioma, não há razão para ser diferente, como pretende definir o decreto estadual.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T11:21:02Z",
            "datePublished": "2004-08-26T14:10:45Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Reunião com Cheida definiu encaminhamento da questão ambiental",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/reuniao-com-cheida-definiu-encaminhamento-da-questao-ambiental-66403"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/reuniao-com-cheida-definiu-encaminhamento-da-questao-ambiental-66403"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

