---
title: Reserva Legal I: Agricultores dão \"grito\" em defesa do agronegócio brasileiro | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/reserva-legal-i-agricultores-dao-grito-em-defesa-do-agronegocio-brasileiro-29641
language: pt-BR
date: 2012-05-10T15:00:06Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/reserva-legal-i-agricultores-dao-grito-em-defesa-do-agronegocio-brasileiro-29641. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1859
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/reserva-legal-i-agricultores-dao-grito-em-defesa-do-agronegocio-brasileiro-29641. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Reserva Legal I: Agricultores dão \\"grito\\" em defesa do agronegócio brasileiro 

 Cerca de 13 mil produtores rurais reuniram-se no último sábado, 19 de março, em Cascavel para solicitarem urgência na modernização do Código Florestal. O evento foi promovido pelo Núcleo dos Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná, como apoio da Faep, Ocepar, cooperativas e demais entidades do agronegócio paranaense. Prestigiaram o evento, os presidentes, Ágide Meneguette, da Faep, João Paulo Koslovski, da Ocepar, senador Osmar Dias (PDT), os deputados federais, Eduardo Sciarra (PFL), Moacir Micheletto (PMDB), Dilceu Sperafico (PP) e Ricardo Barros (PP), os deputados estaduais Ademir Bier (PMDB), Reni Pereira (PSDB), Élio Rush (PFL) e Duílio Genari (PP), presidentes de cooperativas e sindicatos rurais de toda região oeste. A revogação do art. 2º do Decreto 3.320/04; a revogação da obrigatoriedade da reposição da reserva legal na própria propriedade nos chamados corredores da biodiversidade; a adoção de incentivo à produção florestal com finalidade econômica, e, retomada, pelo Congresso Nacional, das discussões da Medida Provisória 2166-67, que moderniza o Código Florestal, são as exigências enumeradas no final do encontro na Carta do Fórum Agropecuário Paranaense de Reserva Legal Florestal. O deputado Moacir Micheletto é o relator do projeto de lei de conversão que prevê a alteração do Código Florestal Brasileiro de 1965. “São 10 mil produtores rurais tentando questionar um momento incrível que nós atravessamos com a política-florestal do Brasil”, afirmou o deputado Micheletto ao citar as mudanças que irão ocorrer no Código Florestal Brasileiro.

**Zoneamento** - Segundo o parlamentar paranaense, a proposta é de trabalhar regionalmente, por meio de zoneamentos econômico-ecológicos (ZEE), que visem, simultaneamente, a preservação ambiental e as questões econômicas dos agricultores, que dependem da terra para sobreviver. Micheletto solicitou a sensibilidade dos governantes para que o assunto seja resolvido imediatamente. Pois de acordo com o parlamentar, o relatório nada mais é que a “cara do Brasil”, pois quem constrói esse país são as mãos abençoadas do homem do campo. "O que serve para a Amazônia, não serve para nós aqui da região sul”, disse o deputado Micheletto, que apresentou substitutivo à Medida Provisória que estabelece que os 20% da Reserva Legal poderão deixar de ser obrigatórios para as pequenas propriedades rurais. “Não é possível que toda essa gente reunida aqui esteja errada”, disse. De acordo com Micheletto “não podemos ficar sem uma lei que conduza as ações político-ambientais”. O decreto 3.320/04 do estado do Paraná adotou medidas consideradas restritivas e que não contemplam sugestões do setor produtivo. O decreto estadual não permite, por exemplo, obtenção de documentos junto ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná) sem que o produtor averbe a Reserva Legal na matrícula do imóvel. O decreto, dizem os produtores, impede a diversificação de atividades, o que reflete negativamente na renda do produtor e nos demais segmentos da sociedade.

**Mata ciliar** - A atual legislação, conforme como está descrito na MP 2166-67, prevê a destinação de 20% da propriedade à reserva legal, além da mata ciliar. O que os produtores querem é que a mata ciliar, indispensável para a preservação dos mananciais, seja contabilizada nestes 20%. “Não se pode perder até 50% de uma pequena propriedade produtiva com preservação permanente e mais os 20% da área de reserva legal. Ninguém quer destruir o meio ambiente, mas não podemos permitir exageros”, disse o presidente do sistema FAEP, Ágide Menegette, para quem “é preciso haver equilíbrio entre terras produtivas e a defesa do meio ambiente”. (Com informações da assessoria de imprensa do deputado federal Moacir Micheletto e do Jornal O Paraná)



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T15:00:06Z",
            "datePublished": "2005-03-23T14:27:26Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Reserva Legal I: Agricultores dão \\\"grito\\\" em defesa do agronegócio brasileiro",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/reserva-legal-i-agricultores-dao-grito-em-defesa-do-agronegocio-brasileiro-29641"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/reserva-legal-i-agricultores-dao-grito-em-defesa-do-agronegocio-brasileiro-29641"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

