---
title: RECEITUÁRIO AGRONÔMICO: Crea Paraná trabalha pela desburocratização na emissão de receitas | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/receituario-agronomico-crea-parana-trabalha-pela-desburocratizacao-na-emissao-de-receitas-21540
language: pt-BR
date: 2012-05-10T10:35:17Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/receituario-agronomico-crea-parana-trabalha-pela-desburocratizacao-na-emissao-de-receitas-21540. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1741
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/receituario-agronomico-crea-parana-trabalha-pela-desburocratizacao-na-emissao-de-receitas-21540. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  RECEITUÁRIO AGRONÔMICO: Crea Paraná trabalha pela desburocratização na emissão de receitas 

Em visita ao Sistema Ocepar na manhã desta terça-feira (6/06), o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (Crea-PR), Álvaro J. Cabrini Jr, defendeu a simplificação em todos os processos que envolvem a emissão do receituário agronômico, do registro dos defensivos à fiscalização. Recebido pelo presidente da organização, João Paulo Koslovski, Cabrini fez um relato do resultado do seminário realizado no último dia 11 de maio em Campo Mourão com o objetivo de discutir o aperfeiçoamento do processo relacionado com o receituário agronômico. A fiscalização, o setor produtivo, a federação dos agrônomos, as revendas, cooperativas, o Crea-PR e representantes do Ministério Público participaram do seminário, cada um expondo o ponto de vista, contribuindo para o aperfeiçoamento do receituário agronômico.

**Racionalidade** – Em entrevista ao informativo Paraná Cooperativo, Cabrini relatou que está havendo um esforço conjunto de todas as instituições objetivando simplificar a emissão das receitas para os produtores aplicarem defensivos agrícolas em suas lavouras. “Precisamos discutir o assunto com racionalidade e sem paixão ideológica”, afirmou o presidente do Crea-PR. Cabrini afirmou que a Secretaria da Agricultura do Paraná está muito sensível aos problemas relacionados com a burocracia existente no setor e que mostra disposição para fazer as alterações necessárias à simplificação.

**Importância** – Cabrini reconheceu a importância da existência do receituário agronômico com o objetivo de obter resultados positivos na sua aplicação e para evitar a intoxicação dos aplicadores. “Sem o receituário a situação seria muito pior”, frisou. Citou, entre as exigências consideradas descabidas na emissão das receitas, a obrigatoriedade de transcrição da bula dos defensivos que estão sendo receitados. Essas informações não têm utilidade porque uma minoria de aplicadores não lêem. “É como uma receita médica, onde é receitado ao paciente o nome do medicamento e a forma de utilização”, explicou. O excesso de informações e de vias da receita se tornam inúteis e o papel acumulado não tem utilidade nenhuma.

**Grupo de trabalho** – Um grupo de trabalho está constituído no âmbito do Crea-Paraná com o objetivo de estudar o assunto e propor alterações para tornar o receituário agronômico menos burocrático e de menor custo. Cabrini reconheceu que o assunto envolve também possibilidade de importação de produtos similares aos existentes no mercado brasileiro e a fiscalização rigorosa de revendas cujos profissionais fazem a emissão de receituários sem o adequado acompanhamento técnico. O presidente do Crea-PR disse ainda que o receituário agrônomo tem por objetivo, também, a proteção do consumidor final de alimentos agrícolas e que a simplificação do processo vai levar em conta isso.

**Contrabando** – Por fim, Álvaro Cabrini se mostrou muito preocupado com a entrada de produtos contrabandeados, o que traz grandes prejuízos à agricultura. A alta tributação e a impossibilidade de importar produtos similares – fator de concorrência com os produtos brasileiros - são apontadas como causas dessa entrada de produtos contrabandeados.

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Encontro Estadual de Inovação será realizado quinta e sexta-feira, com o tema “Conexões que impulsionam” ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/22/inovacao/desataque_encontro_inovacao_22_09_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/encontro-estadual-de-inovacao-sera-realizado-quinta-e-sexta-feira-com-o-tema-conexoes-que-impulsionam)  13/10/2026 10:59

 

 

 [![Gazeta do Povo destaca investimentos feitos pelas cooperativas para atrair mão de obra](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/13/gazeta_do_povo/gazeta_destaque_13_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/gazeta-do-povo-destaca-investimentos-feitos-pelas-cooperativas-para-atrair-mao-de-obra)  13/10/2026 10:53

 

 

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T10:35:17Z",
            "datePublished": "2007-06-06T12:14:32Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "RECEITUÁRIO AGRONÔMICO: Crea Paraná trabalha pela desburocratização na emissão de receitas",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/receituario-agronomico-crea-parana-trabalha-pela-desburocratizacao-na-emissao-de-receitas-21540"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/receituario-agronomico-crea-parana-trabalha-pela-desburocratizacao-na-emissao-de-receitas-21540"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

