---
title: RAMO SAÚDE: Uniodonto Curitiba promove III Workshop com 350 participantes | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ramo-saude-uniodonto-curitiba-promove-iii-workshop-com-350-participantes-48175
language: pt-BR
date: 2012-03-30T15:16:26Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ramo-saude-uniodonto-curitiba-promove-iii-workshop-com-350-participantes-48175. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1533
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ramo-saude-uniodonto-curitiba-promove-iii-workshop-com-350-participantes-48175. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  RAMO SAÚDE: Uniodonto Curitiba promove III Workshop com 350 participantes 

> A Uniodonto Curitiba está promovendo, nesta sexta-feira (12/08), o III Workshop Uniodonto - Transformando ideias, vencendo desafios, no Hotel Four Points By Sheraton, em Curitiba, com cerca de 350 participantes. O evento foi aberto oficialmente pelo presidente da Uniodonto Curitiba, Luiz Humberto de Souza Daniel, e com a presença do presidente do Conselho Regional de Odontologia, Roberto Cavali; do presidente da Associação Brasileira de Odontologia – Seção Paraná, Osíris Pontoni Klamas; do diretor vice-presidente político e institucional da Uniodonto do Brasil, Adalberto Baccarin; do presidente da Uniodonto Rio Claro (SP), Antônio Tedesco, e do superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. “O Sescoop apoia esse evento, considerando a importância das cooperativas da Uniodonto no contexto da promoção da saúde. Acredito ainda que a grande contribuição dessa iniciativa é oferecer uma oportunidade às cooperativas de praticar entre elas a cooperação, uma lógica do cooperativismo que se contrapõe à competição, já que a cooperação une as pessoas e a competição exclui”, ressaltou Ricken.
> 
> **Oportunidade** - De acordo com os organizadores, o Workshop representa uma oportunidade para troca de informações e conhecimento sobre as novidades na área de Odontologia, além de estimular o cooperativismo. Na edição deste ano, três grandes palestrantes foram convidados a participar. Na parte da manhã, o médico psiquiatra pós-graduado em Administração de Empresas (MBA - Universidade de São Paulo) e doutorado em Administração e Economia (Faculdade de Administração e Economia - USP), Roberto Shinyashiki, abordou o tema "A força da cooperação no seu negócio". O professor Eduardo Dias Andrade tratou da questão "Uso de antibióticos na clínica odontológica". O profissional é mestre e doutor em Farmacologia, professor titular da Área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, ligada à Unicamp, e autor do livro "Terapêutica Medicamentosa em Odontologia".
> 
> **Odontologia** – O Workshop deste ano é marcado ainda pela participação de um dos maiores profissionais da área de Odontologia no país, o Professor doutor Luiz Narciso Baratieri, que ministra palestra sobre Odontologia Restauradora no período da tarde. Baratieri é pós-doutorado na Universidade de Sheffield, na Inglaterra, e professor titular da Universidade de Santa Catarina (UFSC). Responsável por 100 artigos publicados em periódicos especializados, 16 livros e 243 itens de produção técnica. O evento encerra às 18 horas.

**BR SIG:** Folder not found or empty: `images/comunicacao/noticias/2011/Agosto/12/201181215821/`

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Pesquisa eleitoral é o tema do OceparCast da semana, com Roosevelt Arraes](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/06/29/podcast/podcast_29_06_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/pesquisa-eleitoral-e-o-tema-do-oceparcast-da-semana-com-roosevelt-arraes)  15/10/2026 13:06

 

 

 [![Encontro de Agentes de Autogestão inicia em Maringá, com 100 participantes](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/15/agentes/1agentes_15_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/encontro-de-agentes-de-autogestao-inicia-em-maringa-com-100-participantes)  15/10/2026 13:02

 

 

 [![Cativa inicia jornada do Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/15/fotos_destaque/cativa_destaque_15_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/cativa-inicia-jornada-do-programa-de-compliance-do-cooperativismo-paranaense)  15/10/2026 12:58

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-03-30T15:16:26Z",
            "datePublished": "2011-08-12T12:08:21Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "RAMO SAÚDE: Uniodonto Curitiba promove III Workshop com 350 participantes",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ramo-saude-uniodonto-curitiba-promove-iii-workshop-com-350-participantes-48175"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ramo-saude-uniodonto-curitiba-promove-iii-workshop-com-350-participantes-48175"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

