---
title: RAMO SAÚDE: Programa de prevenção da Unimed Pato Branco é aprovado pela ANS | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ramo-saude-programa-de-prevencao-da-unimed-pato-branco-e-aprovado-pela-ans-13228
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:22:12Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ramo-saude-programa-de-prevencao-da-unimed-pato-branco-e-aprovado-pela-ans-13228. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1641
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ramo-saude-programa-de-prevencao-da-unimed-pato-branco-e-aprovado-pela-ans-13228. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  RAMO SAÚDE: Programa de prevenção da Unimed Pato Branco é aprovado pela ANS 

> A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de finalizar a avaliação dos primeiros programas de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças cadastrados por operadoras de planos de saúde junto ao órgão regulador. A primeira lista de programas aprovados já está disponível para consulta e os interessados também podem imprimir uma declaração de aprovação, que atesta a qualidade das iniciativas. O Programa de Prevenção de Neoplasia (PSA) para beneficiários dentro da faixa etária recomendada, da cooperativa médica paranaense Unimed Pato Branco, está entre os aprovados.
> 
> **Cadastro** - Desde o início de 2009, já foram cadastrados 101 programas pela página da ANS na Internet. Até o momento, 25,8% das iniciativas implementadas foram consideradas satisfatórias e estão aptas a receber uma Declaração de Aprovação, espécie de atestado de qualidade. Dos 101 programas, 26 - de 14 operadoras - foram aprovados e 75, reprovados. "Consideramos essa primeira avaliação bastante positiva e sabemos que outros programas serão cadastrados, até porque temos conhecimento da existência de alguns muito bons que ainda estão em fase de cadastramento. Estamos sendo rigorosos na análise porque nosso intuito é de que os programas realmente se traduzam em melhoria da qualidade de vida para os beneficiários. É por isso que agora vamos manter um monitoramento constante junto às operadoras", enfatiza a gerente-geral técnico-assistencial de produtos da ANS, Martha Oliveira.
> 
> **Linha de atenção** - Em sua maioria, os programas aprovados foram desenvolvidos na linha de atenção voltada para o adulto e o idoso, por cooperativas médicas e no estado de São Paulo. Gerenciamento de doenças crônicas, prevenção da osteoporose e controle de hipertensão, tabagismo, diabetes e obesidade são alguns dos temas escolhidos. Martha Oliveira ressalta também que os programas reprovados podem ser reformulados e reenviados para nova análise: "Em muitos casos, pequenos ajustes podem viabilizar o programa".
> 
> **Relação** - A relação de operadoras com programas aprovados está disponível para consulta e será atualizada periodicamente, tendo em vista o monitoramento constante que será feito pela Agência e também em razão do recebimento de novos Formulários de Cadastramento, que podem ser enviados a qualquer tempo para avaliação da ANS. As operadoras podem cadastrar quantos programas quiserem. Além de poder consultar as operadoras com programas aprovados, qualquer pessoa interessada poderá imprimir a Declaração de Aprovação emitida pelo órgão regulador, bastando para isso ter em mãos o CNPJ ou a Razão Social ou o Registro da operadora na ANS. Mais detalhes no site [www.ans.gov.br](http://www.ans.gov.br/) . (*Com informações da ANS*)
> 
> ***[Clique aqui e confira a lista das operadoras aprovadas pela ANS](https://paranacooperativo.coop.br/images/upl/outro/Ramo_Saude_clique_aqui_lista_Operadoras_programas_aprovados.pdf)***

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar entrega pautas estratégicas ao governador eleito Sérgio Moro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/diretoria/6diretoria_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-entrega-pautas-estrategicas-ao-governador-eleito-sergio-moro)  16/10/2026 11:59

 

 

 [![“Conexões que impulsionam” é tema de Encontro Estadual de Inovação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/inovacao/2inovacao_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/conexoes-que-impulsionam-e-tema-de-encontro-estadual-de-inovacao)  16/10/2026 11:52

 

 

 [![Aprovação da redução da jornada de trabalho no Senado é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-no-senado-e-o-destaque-da-semana)  16/10/2026 11:46

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:22:12Z",
            "datePublished": "2009-08-27T13:09:02Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "RAMO SAÚDE: Programa de prevenção da Unimed Pato Branco é aprovado pela ANS",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ramo-saude-programa-de-prevencao-da-unimed-pato-branco-e-aprovado-pela-ans-13228"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ramo-saude-programa-de-prevencao-da-unimed-pato-branco-e-aprovado-pela-ans-13228"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

