---
title: RAMO SAÚDE I: Unimed PR apoia mutirão da justiça na Semana Nacional de Conciliação | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ramo-saude-i-unimed-pr-apoia-mutirao-da-justica-na-semana-nacional-de-conciliacao-14677
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:32:38Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ramo-saude-i-unimed-pr-apoia-mutirao-da-justica-na-semana-nacional-de-conciliacao-14677. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1911
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ramo-saude-i-unimed-pr-apoia-mutirao-da-justica-na-semana-nacional-de-conciliacao-14677. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  RAMO SAÚDE I: Unimed PR apoia mutirão da justiça na Semana Nacional de Conciliação 

> As Justiças Estadual, Federal e do Trabalho se uniram, em Curitiba, para promover um mutirão na Semana Nacional da Conciliação, que acontece de 7 a 11 de dezembro. Idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a realização da Semana em dezembro - 8 de dezembro é Dia da Justiça - busca incentivar os acordos nos processos em andamento e promover a cultura da conciliação. O mutirão conjunto ocorre na Praça Nossa Senhora da Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, sob tendas instaladas pela Secretaria Especial de Relação com a Comunidade (Serc). No local, partes e advogados que agendarem audiências, previamente, para seus processos, podem finalizá-los por meio de acordo. Além do Governo do Paraná, também se uniram ao projeto e apoiam a realização do mutirão: Sistema Fecomercio - Sesc - Senac, Prefeitura Municipal de Curitiba, Unimed, INSS, Copel, Celepar, Sanepar e Instituto Curitiba de Informática.
> 
> **Área da saúde -** A Unimed está atuando com os casos de interdição judicial, elaborando laudos técnicos. Nesta semana, serão atendidos aproximadamente 200 casos que estão na fila da justiça. Para o trabalho, a Unimed disponibilizou uma equipe especialmente para evento. Além de médicos, uma ambulância para serviços emergenciais de remoção.
> 
> **Justiça do Trabalho -** A Justiça do Trabalho do Paraná agendou para o mutirão cerca de 1.500 audiências, a serem realizadas pelo Juízo Auxiliar de Conciliação de 2o Grau, Varas do Trabalho de Pinhais, Colombo, 1ª e 2ª de São José dos Pinhais e 15ª de Curitiba. Como no ano passado, acadêmicos de Direito de faculdades da capital participarão das audiências, auxiliando na conciliação. Além do mutirão, outras 400 audiências acontecerão, também com a colaboração de acadêmicos, nas sedes da 8ª VT de Curitiba, 3ª de São José dos Pinhais e 1ª de Araucária. Em todo o Paraná, nas Varas do Trabalho que aderirem ao movimento, serão realizadas pautas especiais durante a Semana.
> 
> **Justiça Federal - Entre o**s órgãos contatados pela Justiça Federal do Paraná para participar da Semana Nacional da Conciliação em Curitiba estão os Conselhos Profissionais (Crea - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura; CRF - Conselho Regional de Farmácia; CRESS - Conselho Regional de Serviço Social; CRM - Conselho Regional de Medicina; CRMV- Conselho Regional de Medicina Veterinária; COREN - Conselho Regional de Enfermagem; CRQ - Conselho Regional de Química; CRA - Conselho Regional Administração), Fazenda Nacional, Caixa Econômica Federal e a Procuradoria Federal, que atua em processos do INSS, IBAMA e InMetro. A Justiça Federal tem 10 mesas para audiências de conciliação, que estão sendo realizadas no Centro Cívico.
> 
> **Justiça Estadual -** A tenda abriga o projeto "Justiça no Bairro", comandado pela desembargadora Joeci Camargo com participação e apoio do Sesc, que assumiu também a condução e solução dos cerca de 180 processos de interdição que tramitam nas Varas Cíveis de Curitiba com Justiça Gratuita. Os Juizados Especiais Cíveis, com conciliações e atendimentos gerais, também funcionam no mesmo local. Pela Justiça Comum, há audiências de conciliação em processos indicados por vários bancos parceiros, como HSBC, Itaú e Bradesco.
> 
> **Voluntários** - Conciliadores voluntários estão atuando sob a supervisão de conciliadores do segundo grau (magistrados aposentados) e dos magistrados que integram a coordenação do Movimento pela Conciliação no Paraná. A Cohab também ocupa uma das tendas para buscar conciliações pré-processuais em casos envolvendo seus financiamentos.
> 
> 
> 
> **Informações** - Para mais informações ou esclarecimentos, escreva para <conciliar@tjpr.jus.brou> <conciliar.secretaria@tjpr.jus.br>. Se preferir, ligue para (41) 3200 2621, na Secretaria da Conciliação, (41) 3200 4141, no gabinete do desembargador Valter Ressel, e (41) 3200 2232, no gabinete da juíza Denise Krüger. (*Federação Unimed Paraná*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar entrega pautas estratégicas ao governador eleito Sérgio Moro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/diretoria/6diretoria_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-entrega-pautas-estrategicas-ao-governador-eleito-sergio-moro)  16/10/2026 11:59

 

 

 [![“Conexões que impulsionam” é tema de Encontro Estadual de Inovação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/inovacao/2inovacao_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/conexoes-que-impulsionam-e-tema-de-encontro-estadual-de-inovacao)  16/10/2026 11:52

 

 

 [![Aprovação da redução da jornada de trabalho no Senado é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/aprovacao-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-no-senado-e-o-destaque-da-semana)  16/10/2026 11:46

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:32:38Z",
            "datePublished": "2009-12-09T13:57:22Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "RAMO SAÚDE I: Unimed PR apoia mutirão da justiça na Semana Nacional de Conciliação",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ramo-saude-i-unimed-pr-apoia-mutirao-da-justica-na-semana-nacional-de-conciliacao-14677"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ramo-saude-i-unimed-pr-apoia-mutirao-da-justica-na-semana-nacional-de-conciliacao-14677"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

