---
title: RAMO CRÉDITO: Sicredi e Fadep desenvolvem projeto social e educativo | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ramo-credito-sicredi-e-fadep-desenvolvem-projeto-social-e-educativo-27416
language: pt-BR
date: 2012-05-10T11:37:53Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ramo-credito-sicredi-e-fadep-desenvolvem-projeto-social-e-educativo-27416. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1620
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ramo-credito-sicredi-e-fadep-desenvolvem-projeto-social-e-educativo-27416. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  RAMO CRÉDITO: Sicredi e Fadep desenvolvem projeto social e educativo 

Desenvolvendo os princípios 5 (Educação, Formação e Informação) e 7 (Interesse pela Comunidade) do cooperativismo, a Sicredi Cristóvão em parceria com a Fadep vem desenvolvendo o projeto Bom de Bola, Bom na Escola. O projeto tem como prioridade a assiduidade e o rendimento escolar e o comportamento social das crianças atendidas, sendo este um projeto social educativo. Os trabalhos são conduzidos pelo professor Rogério Izidoro de Moura, pós-graduado em Treinamento Esportivo, além de ter atuado como jogador em times como Atlético Mineiro, Santo André, Cruzeiro, Uberaba, São Caetano e Pato Branco. As aulas são desenvolvidas nas dependências da FADEP e, além do professor, têm também a orientação dos acadêmicos de Educação Física, Bruna Spade e Leonardo Barbaroto.

**Atividades** - Segundo ele são desenvolvidas várias atividades não somente esportivas, mas de educação comportamental. "Todos os dias antes dos treinamentos, rezamos e proferimos palestras com algumas orientações de comportamento, de vivência social para depois seguir as atividades esportivas". Ele destaca ainda que o projeto se diferencia de muitos outros na região, pois geralmente são desenvolvidos treinamentos de futebol e futsal, porém o Bom de Bola, Bom na Escola desenvolve várias atividades. Seguindo um planejamento, a cada semana são treinados, natação, ginástica, handebol, voleibol, basquete, futebol e futsal. "Trabalhamos todas as modalidades para que eles próprios percebam em quais modalidades terão maior habilidade", destaca.

**Acompanhamento** - Atualmente são atendidas 99 crianças, entre meninos e meninas, divididas em três turmas, sendo uma pela manhã e duas no período da tarde. As crianças, selecionadas nos bairros Fraron, Bortot e Aeroporto, são acompanhadas em seu desenvolvimento escolar nas respectivas escolas. "A cada dois meses nós entramos em contato com as escolas para saber o desempenho dos alunos e como têm se comportado na convivência social. Sem esses resultados, os alunos são cortados do projeto", comenta Izidoro de Moura. Os trabalhos tiveram início em agosto deste ano, mas já é possível perceber a mudança no comportamento das crianças. "Muitos deles chegaram com baixa estima, trabalhamos para elevar a auto-estima bem como a inclusão social, hoje eles já são amigos e mudaram na forma de se relacionar com amigos, e familiares", finaliza o professor.

**Resultados** - Para o presidente do Sicredi São Cristóvão, Clemente Renosto, o projeto tem apresentado resultados satisfatórios e a parceria com a Fadep tem sido valiosa, tendo em vista que estas crianças terão a oportunidade de um futuro promissor. "É próprio da Sicredi lutar e cooperar para o desenvolvimento social no meio em que está inserida, e o projeto Bom de Bola, Bom na Escola vem de encontro aos princípios cooperativos pregados e desenvolvidos pela cooperativa", afirma o presidente. *(Imprensa Sicredi)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Pesquisa eleitoral é o tema do OceparCast da semana, com Roosevelt Arraes](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/06/29/podcast/podcast_29_06_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/pesquisa-eleitoral-e-o-tema-do-oceparcast-da-semana-com-roosevelt-arraes)  15/10/2026 13:06

 

 

 [![Encontro de Agentes de Autogestão inicia em Maringá, com 100 participantes](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/15/agentes/1agentes_15_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/encontro-de-agentes-de-autogestao-inicia-em-maringa-com-100-participantes)  15/10/2026 13:02

 

 

 [![Cativa inicia jornada do Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/15/fotos_destaque/cativa_destaque_15_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/cativa-inicia-jornada-do-programa-de-compliance-do-cooperativismo-paranaense)  15/10/2026 12:58

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T11:37:53Z",
            "datePublished": "2008-12-08T14:06:14Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "RAMO CRÉDITO: Sicredi e Fadep desenvolvem projeto social e educativo",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ramo-credito-sicredi-e-fadep-desenvolvem-projeto-social-e-educativo-27416"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ramo-credito-sicredi-e-fadep-desenvolvem-projeto-social-e-educativo-27416"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

