---
title: RAMO CRÉDITO II: Sicredi PR é homenageado pelo apoio aos fóruns de Responsabilidade Social | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ramo-credito-ii-sicredi-pr-e-homenageado-pelo-apoio-aos-foruns-de-responsabilidade-social-26317
language: pt-BR
date: 2012-05-10T11:25:26Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ramo-credito-ii-sicredi-pr-e-homenageado-pelo-apoio-aos-foruns-de-responsabilidade-social-26317. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1677
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ramo-credito-ii-sicredi-pr-e-homenageado-pelo-apoio-aos-foruns-de-responsabilidade-social-26317. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  RAMO CRÉDITO II: Sicredi PR é homenageado pelo apoio aos fóruns de Responsabilidade Social 

> De 27 a 29 de agosto, cerca de 1.500 participantes, entre autoridades políticas e líderes empresariais, estiveram reunidos, em Foz do Iguaçu, durante a 18ª Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do estado do Paraná (Faciap) para discutir temas como responsabilidade social e política, reforma tributária, técnicas de gestão empresarial, crédito e financiamento. Nos três dias de evento, os participantes puderam acompanhar a discussão de estratégias para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e a apresentação de dez "cases" de sucesso do empresariado paranaense.
> 
> **Fórum** - Na Convenção, o Sicredi foi homenageado pelo apoio dado durante os dez Fóruns de Responsabilidade Social realizados em diferentes regiões do Estado do Paraná. Os eventos passaram pelas cidades de Paranavaí, Goioerê, Maringá, Toledo, Telêmaco Borba, Irati, Guarapuava, Francisco Beltrão, Umuarama e Curitiba e permitiram que os participantes tivessem uma visão da Responsabilidade Social sob uma ótica mais sustentável e voltada para o mercado. "Os dez fóruns permitiram uma reflexão sobre o tema, não só pelos empresários, mas também pelos cidadãos. De maneira geral, esses eventos possibilitaram que as pessoas aprendessem o real sentido do que é Responsabilidade Social", explica o presidente da Central Sicredi PR/SC, Manfred Alfonso Dasenbrock.
> 
> **Reconhecimento** - Durante a homenagem, o presidente da Central Sicredi PR/SC ressaltou o êxito dos eventos nos municípios onde foram realizados e colocou o Sicredi à disposição para a continuidade do projeto. "Esta homenagem é um reconhecimento pelo posicionamento do Sicredi em favor das comunidades. Nossa prioridade é sempre melhorar a qualidade de vida do associado e, por esta razão, é que a instituição espera poder continuar este movimento pró-sociedade", finaliza. O Sicredi ainda esteve presente com um estande temático divulgando o Programa Social "A União faz a Vida". Segundo a assessora de programas sociais da Central SICREDI PR/SC, Eliane Lourenço Goulart, o programa iniciado no Paraná, em 2006, no município de Capanema, está em plena expansão. "Atualmente, sete municípios têm o programa implantado, com previsão de mais seis adesões para 2009", acrescenta.
> 
> **Cidadãos conscientes** - O projeto tem o objetivo de formar cidadãos conscientes dos valores de cooperação e garantir a construção de uma sociedade mais unida e empreendedora no futuro. De acordo com a instituição, o programa é desenvolvido nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso e conta com mais de 15 mil educadores, 165 mil crianças e adolescentes em mais de 1,3 mil escolas. Paralelamente à convenção, ainda foram realizados outros eventos como: o 2.º Encontro do Jovem Empresário, o 3.º Encontro da Mulher Empresária, que contemplaram palestras e rodadas de negócios e o 5.º Encontro do Programa Empreender cujo objetivo era estimular a criação de centrais de compras, que visam a aquisição de mercadorias com menor custo. (Imprensa Faciap)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Cooperativas do Paraná entre as 100 maiores do Sul](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/amanha/1amanha_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/cooperativas-do-parana-entre-as-100-maiores-do-sul)  14/10/2026 12:24

 

 

 [![Sistema Ocepar orienta cooperativas sobre o acordo entre a ANTT e a Confederação Nacional de Seguradoras](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/transporte/transporte_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sistema-ocepar-orienta-cooperativas-sobre-o-acordo-entre-a-antt-e-a-confederacao-nacional-de-seguradoras)  14/10/2026 12:09

 

 

 [![Evento comemorativo ao Dia das Crianças proporciona momentos de alegria e integração ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/14/crianca/918dia_crianca_14_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/evento-comemorativo-ao-dia-das-criancas-proporciona-momentos-de-alegria-e-integracao)  14/10/2026 12:00

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T11:25:26Z",
            "datePublished": "2008-09-02T12:19:05Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "RAMO CRÉDITO II: Sicredi PR é homenageado pelo apoio aos fóruns de Responsabilidade Social",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ramo-credito-ii-sicredi-pr-e-homenageado-pelo-apoio-aos-foruns-de-responsabilidade-social-26317"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ramo-credito-ii-sicredi-pr-e-homenageado-pelo-apoio-aos-foruns-de-responsabilidade-social-26317"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

