---
title: RAMO CRÉDITO: A própria essência cooperativista impulsiona a Sicredi União PR | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ramo-credito-a-propria-essencia-cooperativista-impulsiona-a-sicredi-uniao-pr-19127
language: pt-BR
date: 2012-05-09T17:05:53Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ramo-credito-a-propria-essencia-cooperativista-impulsiona-a-sicredi-uniao-pr-19127. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1356
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/ramo-credito-a-propria-essencia-cooperativista-impulsiona-a-sicredi-uniao-pr-19127. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  RAMO CRÉDITO: A própria essência cooperativista impulsiona a Sicredi União PR 

> Fundada pela Cocamar em 1985, a então Cooperativa de Crédito Rural de Maringá Ltda, que passou a integrar o Sistema Sicredi em 1998, está hoje entre as maiores organizações em seu segmento no Brasil. Completando 25 anos e com o nome de Sicredi União PR, a cooperativa conta com 41 mil associados, 61 unidades de atendimento, 450 colaboradores e ativos de R$ 600 milhões. A campanha "Sorte em Dobro", que vai entregar duas casas no início de 2011 entre os associados que indicarem novos sócios, faz parte da estratégia de crescimento. O grande atrativo da cooperativa está em sua própria essência, costuma dizer o seu presidente, Wellington Ferreira. São os diferenciais da instituição - resumidos no fato de que ela tem associados (que são donos) e não clientes, podendo atuar como um banco sem deixar de ser cooperativa - que a distinguem no mercado.
> 
> **Grande Potencial** -Em entrevista, o presidente do Banco Cooperativo Sicredi, Ademar Schardong, disse que a Sicredi União PR "é um caso de grande sucesso no sistema cooperativista de crédito brasileiro". Segundo ele, ao absorver duas cooperativas em 2009, a instituição "colocou-se diante do maior potencial de desenvolvimento do sistema". Na visão de Schardong, "a perspectiva é fantástica" e a cooperativa caminha para ser a maior "por muitos anos" do sistema Sicredi no Brasil. Para que isto aconteça, acrescenta, "ela tem que entregar operações, produtos e serviços de qualidade, da forma como vem fazendo". E, em suma, "apresentar-se na comunidade como uma cooperativa de crédito, e não um banco". Para Schardong, que se disse "um admirador dos gestores da cooperativa, por fazerem dela uma referência no País", em pouco tempo a instituição chegará à marca de 100 mil associados e de R$ 1 bilhão em ativos.
> 
> (*Imprensa Cocamar*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Pesquisa eleitoral é o tema do OceparCast da semana, com Roosevelt Arraes](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/06/29/podcast/podcast_29_06_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/pesquisa-eleitoral-e-o-tema-do-oceparcast-da-semana-com-roosevelt-arraes)  15/10/2026 13:06

 

 

 [![Encontro de Agentes de Autogestão inicia em Maringá, com 100 participantes](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/15/agentes/1agentes_15_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/encontro-de-agentes-de-autogestao-inicia-em-maringa-com-100-participantes)  15/10/2026 13:02

 

 

 [![Cativa inicia jornada do Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/15/fotos_destaque/cativa_destaque_15_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/cativa-inicia-jornada-do-programa-de-compliance-do-cooperativismo-paranaense)  15/10/2026 12:58

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T17:05:53Z",
            "datePublished": "2010-11-12T12:15:21Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "RAMO CRÉDITO: A própria essência cooperativista impulsiona a Sicredi União PR",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ramo-credito-a-propria-essencia-cooperativista-impulsiona-a-sicredi-uniao-pr-19127"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/ramo-credito-a-propria-essencia-cooperativista-impulsiona-a-sicredi-uniao-pr-19127"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

