---
title: Projeto de Lei trata sobre cédula do produtor rural | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/projeto-de-lei-trata-sobre-cedula-do-produtor-rural-31172
language: pt-BR
date: 2012-05-10T15:19:57Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/projeto-de-lei-trata-sobre-cedula-do-produtor-rural-31172. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1318
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/projeto-de-lei-trata-sobre-cedula-do-produtor-rural-31172. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Projeto de Lei trata sobre cédula do produtor rural 

 A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou um substitutivo do Projeto de Lei 6243 de 2002, de autoria do deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR) que inclui a Cédula do Produtor Rural como garantia de hipoteca dentro do sistema financeiro. A proposta original é do deputado federal Max Rosenmann, que também é paranaense. Segundo Micheletto, o projeto que altera diversas leis do direito tributário, irá beneficiar todo o agronegócio, pois, colocará como garantia de pagamento de hipotecas Cédulas Rurais e Cédulas de Produtos Rurais. Micheletto considera que a aprovação do presente projeto significará a adoção de medidas que irão assegurar com eficácia o pagamento do débito, ou seja, atenderá grande parcela ligada ao setor produtivo rural, assim como, dá garantias aos estabelecimentos financeiros que emprestam devidas quantias de dinheiro mediante assinatura de uma hipoteca.

**Hipoteca** - Micheletto ressalta que a idéia foi tão boa que as garantias para pagamento da hipoteca foi estendida para créditos comerciais, que desta forma, irão beneficiar também as agroindústrias. “É um projeto bastante abrangente e muito importante para os setores produtivos do país”, disse o parlamentar. “Assim sendo esperamos que as demais comissões da Câmara dos Deputados e do Senado Federal também aprovem esta matéria”, concluiu Micheletto. O projeto segue agora para as Comissões de Indústria e Constituição e Justiça da Câmara. Se aprovado como na Agricultura, o PL seguirá para o Senado. Se houver pareceres diferentes entre as comissões, o projeto terá que ser aprovado pelo plenário da Câmara, antes de seguir tramitação no Senado. (Com informações da assessoria de imprensa do deputado federal Moacir Micheletto).



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T15:19:57Z",
            "datePublished": "2005-09-23T08:54:54Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Projeto de Lei trata sobre cédula do produtor rural",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/projeto-de-lei-trata-sobre-cedula-do-produtor-rural-31172"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/projeto-de-lei-trata-sobre-cedula-do-produtor-rural-31172"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

