---
title: Programa Mata Ciliar entrega viveiros de mudas no Paraná | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/programa-mata-ciliar-entrega-viveiros-de-mudas-no-parana-32826
language: pt-BR
date: 2012-05-10T15:38:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/programa-mata-ciliar-entrega-viveiros-de-mudas-no-parana-32826. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1261
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/programa-mata-ciliar-entrega-viveiros-de-mudas-no-parana-32826. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Programa Mata Ciliar entrega viveiros de mudas no Paraná 

O programa Mata Ciliar, do governo do Paraná, investiu cerca de R$ 15 milhões na implantação de viveiros para a produção das mudas disponibilizadas aos produtores rurais. No total, foram implantados 412 viveiros. Destes, 271 foram repassados a municípios, e os demais para colégios agrícolas e instituições parceiras, como Sanepar, Apaes, centros de menores infratores, penitenciárias, cooperativas agrícolas, universidades e instituições públicas e privadas. “A idéia é descentralizar a produção, fazendo com que os municípios e entidades parceiras produzam – com orientação - suas próprias mudas de espécies nativas” explicou o presidente do IAP, Rasca Rodrigues.

**Mudanças** - Para potencializar as produções municipais de mudas, os 22 viveiros estaduais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foram totalmente reformados e adaptados para aumentar a quantidade e também as variedades de mudas produzidas. Atualmente os viveiros do IAP estão capacitados para produzir 64 espécies nativas de diversas regiões do Estado e coletar 20 toneladas de sementes por ano para a geração das mudas. A previsão é de que os viveiros municipais e estaduais produzam 40 milhões de mudas por ano. Os municípios que já possuíam viveiros receberam mudas e insumos para aperfeiçoar os trabalhos desenvolvidos. Os recursos utilizados para compra e melhoria das estruturas provêm do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema), para onde são destinados os recursos de multas aplicadas por degradação ambiental. (Agência Estadual de Notícias)



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T15:38:00Z",
            "datePublished": "2006-03-30T12:32:42Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Programa Mata Ciliar entrega viveiros de mudas no Paraná",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/programa-mata-ciliar-entrega-viveiros-de-mudas-no-parana-32826"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/programa-mata-ciliar-entrega-viveiros-de-mudas-no-parana-32826"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

