---
title: PROCOOPE APOIA COOPERATIVAS ESCOLA | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/procoope-apoia-cooperativas-escola-60741
language: pt-BR
date: 2012-05-11T09:54:13Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/procoope-apoia-cooperativas-escola-60741. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1555
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/procoope-apoia-cooperativas-escola-60741. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  PROCOOPE APOIA COOPERATIVAS ESCOLA 

A Ocepar e o Sescoop Paraná devem assinar, em breve, com a Agência para o Desenvolvimento do Ensino Técnico do Paraná (Paranatec), convênio visando dar apoio permanente às cooperativas escolas que funcionam junto aos colégios agrícolas, que passaram a se chamar de Centros Estaduais de Educação Profissional - CEEP's Agrícolas do Estado do Paraná. A assinatura do convenio foi proposta durante reunião realizada ontem (3), entre Izaías Gonçalves Lopes, coordenador do Programa Integral de Apoio às Pequenas Cooperativas (Procoope) do Sescoop PR e do assessor João Gogola, com o diretores da Paranatec. Na reunião foram tratados diversos temas relacionados com as cooperativas que funcionam junto a estes colégios agrícolas. Os representantes do Sescoop-Pr expuseram aos representantes da área educacional do Estado a necessidade das cooperativas funcionarem de acordo com a legislação ou, caso contrário, encerrarem suas atividades.

Esclarecimentos - A reunião foi muito proveitosa, pois permitiu o esclarecimento, aos representantes da Paranatec, sobre os aspectos legais que regulam o funcionamento das cooperativas e a possibilidade da Ocepar e do Sescoop Paraná darem apoio para que as cooperativas funcionem adequadamente. Foi proposto, inclusive, o ensino do Cooperativismo aos alunos dos colégios agrícolas, o que facilitará a adesão de estudantes às cooperativas escolas. O convênio que deverá ser assinado entre as duas instituições prevê o apoio do Sistema Ocepar.

Apoio do Sistema Ocepar - A Ocepar e o Sescoop darão todo o apoio para que as cooperativas interessadas voltem a funcionar adequadamente, inclusive fornecendo as informações necessárias para a montagem da grade curricular sobre Cooperativismo. Dois programas desenvolvidos entre cooperativas paranaenses deverão ser implementados nas cooperativas escolas. O primeiro é o Ocepar Campo, um software voltado para administração rural, importante instrumento de gerenciamento das atividades agropecuárias. O segundo é o Cooperjovem, implantado nos Estados através do Sescoop, que visa o ensino sistemático do Cooperativismo.

Conhecimento do Cooperativismo - A Ocepar considera muito importante aproveitar a oportunidade oferecida pelos colégios agrícolas para disseminar a doutrina e a prática cooperativista. Como os colégios agrícolas formam aproximadamente 1.500 profissionais da área agropecuária por ano, muitos dos quais atuarão nas cooperativas ou em empresas e instituições que se relacionam com as cooperativas, o conhecimento do correto funcionamento da filosofia poderá ser um diferencial para obtenção do emprego. Além disso, esses profissionais, se tiverem uma formação mais sólida sobre o funcionamento das cooperativas, poderão contribuir para que a sociedade não tenha informações distorcidas sobre o Cooperativismo, um movimento responsável por cerca de 55% do valor da produção agropecuária do Paraná e geração de milhares de empregos e impostos.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Após mobilização do setor produtivo, Alep retira da pauta PL que aumenta custos cartoriais](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/20/g7/g7_I_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/apos-mobilizacao-do-setor-produtivo-alep-retira-da-pauta-pl-que-aumenta-custos-cartoriais)  20/10/2026 10:52

 

 

 [![Sistema Ocepar lamenta o falecimento de Rogério Mateucci, reitor da PUCPR](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/20/perda/perda_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/sistema-ocepar-lamenta-o-falecimento-de-rogerio-mateucci-reitor-da-pucpr)  20/10/2026 10:47

 

 

 [![Produtos de cooperativas do Paraná são divulgados na Sial Paris 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/20/sial/1sial_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/produtos-de-cooperativas-do-parana-sao-divulgados-na-sial-paris-2026)  20/10/2026 10:42

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T09:54:13Z",
            "datePublished": "2002-04-04T14:47:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "PROCOOPE APOIA COOPERATIVAS ESCOLA",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/procoope-apoia-cooperativas-escola-60741"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/procoope-apoia-cooperativas-escola-60741"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

