---
title: PORTO: Presidente da ACP manifesta posição da entidade | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/porto-presidente-da-acp-manifesta-posicao-da-entidade-30916
language: pt-BR
date: 2012-05-10T15:17:18Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/porto-presidente-da-acp-manifesta-posicao-da-entidade-30916. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1219
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/porto-presidente-da-acp-manifesta-posicao-da-entidade-30916. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  PORTO: Presidente da ACP manifesta posição da entidade 

 Em correspondência encaminhada ao presidente do Sistema Ocepar, o presidente da Associação Comercial do Paraná, Cláudio Gomes Slaviero manifesta a posição da entidade sobre Decreto Legislativo, aprovado na Câmara dos Deputados, que pede intervenção federal no Porto de Paranaguá, com vistas a realização de auditoria e obtenção de soluções a inúmeras questões anunciadas. Segundo ele, a ACP, apesar de ser contrária a intervenção no Porto, “não concorda com posicionamentos que impedem a exportação pelo Porto de Paranaguá de produtos não proibidos, cuja opção de exportação ou importação é decisão extremamente privada dos agentes econômicos, que não podendo fazê-lo por Paranaguá, o tem feio através de Portos de estados vizinhos”. Slaviero lembra que a ACP tem recebido várias manifestações de empresários demonstrando insatisfação faze situações que afligem diretamente os usuários do Porto e que não foram resolvidas”. A correspondência também reforça de que acredita que uma “administração participativa, com forte representação de setores interessados de nossa economia, com efetiva competência deliberativa, poderia propiciar ao Porto de Paranaguá uma visão democrática e moderna, oferecendo resultados positivos à economia do nosso Estado, com reflexos sociais os mais significativos”, afirma Slaviero em sua correspondência.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Censo Agropecuário poderá ser respondido pela internet a partir de maio de 2027](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/censo/2ibge_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/censo-agropecuario-podera-ser-respondido-pela-internet-a-partir-de-maio-de-2027)  09/10/2026 12:54

 

 

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T15:17:18Z",
            "datePublished": "2005-08-30T11:29:40Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "PORTO: Presidente da ACP manifesta posição da entidade",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/porto-presidente-da-acp-manifesta-posicao-da-entidade-30916"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/porto-presidente-da-acp-manifesta-posicao-da-entidade-30916"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

