---
title: Porto de Paranaguá pára e fila na BR-277 chega em Curitiba | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/porto-de-paranagua-para-e-fila-na-br-277-chega-em-curitiba-65266
language: pt-BR
date: 2012-05-11T11:03:31Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/porto-de-paranagua-para-e-fila-na-br-277-chega-em-curitiba-65266. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1738
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/porto-de-paranagua-para-e-fila-na-br-277-chega-em-curitiba-65266. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Porto de Paranaguá pára e fila na BR-277 chega em Curitiba 

 Mais de 10 mil trabalhadores do Porto de Paranaguá cruzaram os braços nesta sexta-feira (19), paralisando os embarques, desembarques e as demais atividades portuárias. O protesto é contra a gestão do porto. Há mais de uma semana o porto vem operando de forma precária, reduzindo quase que pela metade o embarque de produtos agrícolas destinados ao exterior. Em dias normais, os operadores chegam a carregar dois navios, embarcando um volume entre 90 mil 100 mil toneladas. Nos últimos dias esse número variou entre 50 mil e 60 mil toneladas. Ontem, no entanto, foi o dia de maior prejuízo e também apreensão, já que até o final da tarde a situação continuava tensa em Paranaguá. A cidade precisou de reforço policial, parte do comércio fechou as portas em apoio ao protesto e os manifestantes chegaram a queimar pneus impedindo o tráfego em algumas ruas próximas ao porto.

**Nota de esclarecimento** - Em nota de esclarecimento divulgada na quinta-feira e publicada nesta sexta-feira nos principais jornais, a Ocepar e a Faep destacam a necessidade de que "as operações portuárias sejam normalizadas, os investimentos sejam realizados e que a Administração dos Portos tenha bom senso, cumpra com seu importante papel e de forma harmoniosa busque, através do diálogo, alternativas para que em conjunto com toda a comunidade portuária possa ser resolvido tal impasse". Na nota as entidades também lembram que as grandes filas de caminhões que se formam "têm como origem a falta de investimentos específicos na melhoria da infra-estrutura portuária e que não foram e não estão sendo realizadas."

**Fila na BR-277** - Enquanto permanece o impasse junto à administração do terminal, embarcadores, empresas operadoras e trabalhadores portuários, cresce a fila de caminhões na BR-277 que aguardam para descarregar. No final da tarde de ontem, a fila já passava de 70 quilômetros e estava no Contorno Leste, próxima de Curitiba. São milhares de caminhões estacionados no acostamento da rodovia, a exemplo do que aconteceu no ano passado, quando a fila passou dos 100 quilômetros e chegou até o Contorno Sul, margeando a capital.

**Orientação Ocepar** - Com o objetivo de não agravar ainda mais esse problema, evitando que os caminhoneiros e carga fiquem por horas e até dias na fila em direção ao Porto de Paranaguá, a Ocepar está orientando as cooperativas para que não mandem nenhuma carga enquanto a situação em Paranaguá não esteja normalizada.

**Prefeito de Paranaguá** - Temendo que a situação ficasse ainda mais tensa e os prejuízos ainda maiores, na manhã de ontem o prefeito de Paranaguá, Mário Roque, veio até Curitiba para entregar ao governador Roberto Requião um manifesto de operadores e trabalhadores portuários e empresários de Paranaguá, pedindo a substituição de toda a administração do porto.

**Greve:  
 Fiscais do Mapa deverão retornar ao trabalho**  
 Segundo informações repassadas pela Delegacia Federal de Agricultura, do Ministério da Agricultura no Paraná nesta sexta-feira (19), seguindo orientações do comando nacional de greve, os fiscais agropecuários anunciaram que irão dar uma trégua ao Governo Federal até o próximo dia 29 de março, desta forma, eles deverão retornar ao trabalho e continuaram negociando a proposta de reajuste.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Resultado do primeiro turno das eleições 2026 é o destaque da semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/relacoes_institucionais/relacoes_institucionais_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/resultado-do-primeiro-turno-das-eleicoes-2026-e-o-destaque-da-semana)  09/10/2026 11:35

 

 

 [![Investir em bem-estar animal é estratégico e traz benefícios para o avicultor, defende especialista](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/sanidade_destaque_II_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/investir-em-bem-estar-animal-e-estrategico-e-traz-beneficios-para-o-avicultor-defende-especialista)  09/10/2026 11:27

 

 

 [![Fórum FIC destaca a importância do autocuidado e da saúde mental no trabalho ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/09/fotos_destaque/fic_destaque_09_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/forum-fic-destaca-a-importancia-do-autocuidado-e-da-saude-mental-no-trabalho)  09/10/2026 11:23

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T11:03:31Z",
            "datePublished": "2004-03-19T12:44:05Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Porto de Paranaguá pára e fila na BR-277 chega em Curitiba",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/porto-de-paranagua-para-e-fila-na-br-277-chega-em-curitiba-65266"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-representacao\/porto-de-paranagua-para-e-fila-na-br-277-chega-em-curitiba-65266"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

